Como você lida com a tristeza?

Acredite! A tristeza pode transformar a sua vida. Não só de maneira negativa. Mas, positivamente.

Ela pode ser uma maldição ou uma bênção. Só depende de como a sua mente escolhe lidar com esse poderoso sentimento.

A tristeza faz parte da nossa vida, ela é um sentimento saudável. O importante é buscar o equilíbrio emocional.

Se você deseja controlar suas emoções e transformar frustrações em combustível para mudar e reescrever sua história. Continue acompanhando esse artigo, vou te mostrar como isso é possível.

Bem-estar emocional 

Este artigo fecha nossa série de publicações esse mês, aqui no blog, com a pretensão de contribuir para a conscientização em relação a importância da informação e cuidados com a saúde mental.

Como vimos no último artigo que publicamos: Saúde mental: importância da conscientização . Conhecer e discutir assuntos relacionados ao bem-estar mental, é tão importante, que o ano tem mais de um mês e cor de campanha, dedicados a conscientização em prol da promoção da saúde mental. Se você ainda não leu este artigo, não deixe de conferir! Nele o terapeuta ocupacional, Luis Fernando Bevilacqua, dá dicas úteis de coisas para fazer quando estiver muito triste.

Estamos justamente encerrando o mês em que a prevenção do suicídio é evidenciada, através da campanha Setembro Amarelo. E mesmo com a realização de campanhas, infelizmente esse ainda é um assunto tratado por muitos como um tabu.

Precisamos aprender a falar sobre nossos sentimentos e enfermidades. Compartilhar e buscar ajuda, unir forças para impedir que nossas emoções nos dominem. Cuidar de nós e de pessoas próximas que estejam enfrentando momentos difíceis.

Seja luz na vida das pessoas! Confira o vídeo que postei no meu canal do Youtube, wilson cyrillo :

O impacto da tristeza em nossas vidas

A tristeza é a emoção que nos faz mais humildes.

Napoleon Hill (2027) destaca que a tristeza é “um dos instrumentos mais eficientes da natureza para condicionar os seres humanos a se tornarem humildes e cooperativos nos relacionamentos.”

Hill acrescenta: “existem certos aprimoramentos do corpo e da mente que a natureza parece proporcionar apenas pelo instrumento da tristeza, tais como a eliminação de egoísmo, arrogância, vaidade e soberba.”

Ela nos torna mais introspectivos e nos leva reavaliar nossas vidas. A tristeza nos convida ao autoconhecimento. E oferece benefícios como o silencio e a meditação.

Segundo Hill: “a tristeza força o homem a fazer um inventário introspectivo de si mesmo, e com isso pode descobrir a cura para todos os seus males e decepções.”

Alguns dos benefícios surpreendentes da tristeza, incluem o aumento da motivação e a melhora de julgamento.

Ainda segundo Hill: “a tristeza quebra velhos hábitos e os substitui por novos e melhores hábitos”

Napoleon Hill afirma ainda que a tristeza “é um remédio para a alma, sem o qual esta nunca seria reconhecida por muitos”.

Quando a tristeza leva a depressão  

Se não conseguirmos lidar com a tristeza e buscar ajuda, ela pode deixar de ser saudável e se transformar em algo grave, como uma doença.

É importante enfatizar que tristeza não é doença. Depressão é, com sintomas identificados e tratamento. E infelizmente ela está se tornando cada vez mais comum.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2030, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, à frente de qualquer outro problema de saúde, incluindo problemas cardíacos e câncer.

Como lidar com a tristeza de forma saudável 

Pare. E pense! Como você se sente hoje?

Em consequência da pandemia, estamos passando por um período de incertezas e ainda sem garantia de volta à normalidade.

Entenda! Tudo bem, se sentir triste, é compreensível e normal, até mesmo necessário.

Só fique atento para que ela não evolua pra algo negativo.

Alguns hábitos cotidianos podem ajudar a minimizar as tristezas. Tente estabelecer uma rotina saudável, com horários estabelecido para se cuidar, fazer atividades físicas, se alimentar corretamente e dormir bem.

Tente identificar a origem da tristeza. Permita senti-la. E deixe que ela te leve a introspecção, o que trará autopercepções.

Hill destaca que: “A tristeza pode tornar-se um poder tremendo para o bem quando transformada em algum tipo de ação construtiva ou reforma pessoal.”

A atitude que você tem em relação a tristeza determina se ela irá transformar sua vida como uma bênção ou uma maldição!

Napoleon Hill faz questão de lembrar que: “cada tristeza traz consigo a semente de uma alegria equivalente! Procure a semente, germine-a e colha o benefício da alegria.”

Para conseguir lidar com a tristeza, aceite essa emoção como um meio de disciplina.

Compartilhe seus sentimentos com pessoas próximas. E caso sinta necessidade busque ajuda profissional.

Se você gostou desse artigo, indico também a leitura destes ouros três:

Superando fracassos

derrotas temporárias

não acerto uma sou um fracassado

Aprender a lidar com a tristeza, assim como o fracasso, mudará sua vida para melhor.

Pense nisso!

Um grande abraço!

Referência: Hill, Napoleon. Você pode realizar seus próprios milagres. Porto Alegre: CDG,2017.