Todos já passamos por momentos  em  que não conseguimos ter o controle de uma determinada situação.

O que você faria se de repente: fosse demitido sem esperar?  Perdesse uma bolsa de estudos? Se alguém próximo a você descobrisse uma doença grave? Alguém que você ama morresse?

Provavelmente em um primeiro momento se sentiria impotente.

Quantas vezes você tentaria alcançar um objetivo antes de desanimar? Ou nem chegaria a tentar, por medo de fracassar?

Você talvez possa chegar a  acreditar que nada dará certo. Mas o fracasso faz parte da construção do sucesso.

O sucesso é algo que não vêm fácil, é preciso estar disposto a tentar quantas vezes forem necessárias, persistir e ser resiliente.

Se  você realmente deseja alcançar seus objetivos,  deve ter em mente que  você é capaz de mudar qualquer situação pela qual esteja passando.  Comece se livrando de convicções negativas,  acredite que você  é sim competente,  mude  suas percepções e ações.

Não deixe que experiências passadas que foram malsucedidas interfiram no seu futuro. Não é porque não deu certo antes que não dará certo hoje.

No Livro Mensagens de um amigo (2018), Tony Robbins diz que ” muitas pessoas tentam alcançar o futuro usando o espelho retrovisor para se guiar!” O autor faz questão de ressaltar que “seu passado não é igual a seu futuro”.

Robbins (2018) destaca também o poder da persistência, ele argumenta que para se ter sucesso é preciso insistir no que acredita ser importante, mesmo quando todo o seu esforço pareça não estar dando certo. E utiliza como exemplo a história do Coronel Sanders, um homem que acreditou ter algo valioso a oferecer e foi bem-sucedido porque não desistiu, apesar de ter sua ideia rejeitada 1.009 vezes ates de ouvir o primeiro sim.

O Coronel Sanders acreditou no potencial da sua ideia de negócio, partiu para a ação, persistiu e tentou aprender com cada uma das tentativas que não deram certo ao longo de dois anos . Pense, quantos “nãos” você seria capaz de receber?

Não deixar que a rejeição te faça desistir é a chave para o sucesso.

Walt Disney é outro exemplo de resiliência e persistência, ele foi rejeitado 302 vezes antes de conseguir converter seu sonho em realidade.

Essas e outras histórias  são exemplos de que nenhum problema é permanente,  você pode mudar a sua realidade se persistir e  agir de maneira positiva e construtiva.  Tente olhar ao seu redor e ser grato pelo que têm. Acredite, o momento difícil que está enfrentando vai passar.  Tente aprender com as frustrações e os fracassos, que eles ao invés de te desanimar, te estimule a fazer melhor na próxima vez.

Por fim, gostaria de compartilhar com vocês uma mensagem de Tony Robbins (2018) : ” Uma ação maciça e coerente, com persistência e um senso de flexibilidade na busca de seus objetivos, vai proporcionar- lhe ao final o que você quer, mas primeiro deve abandonar qualquer senso de que não há solução”.

Foque no que você pode fazer hoje, não deixe que o medo de fracassar o impeça de tentar.

 

Referência:

ROBBINS, Tony. Mensagens de um amigo: um guia rápido e simples para você assumir o comando da sua vida. 5ª ed – Best Seller, 2018.