Dando continuidade à série de artigos, sobre temas relacionados a saúde mental. Escolhi compartilhar com vocês, pela primeira vez aqui no blog, um texto que não é da minha autoria. Mas, que realmente vale a pena ser divulgado na íntegra.

O texto a seguir, foi escrito pelo terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, Luis Fernando Bevilacqua:

 

“Setembro, mês de consciência e ação

 

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente” — William Shakespeare

 

É impossível entender a dor de alguém sem antes compreender que dores são muito particulares para cada pessoa. Educar-se a respeito é o primeiro passo para essa compreensão, que gera sentimentos compassivos em relação ao próximo e mais união.

De modo amplo, mente, corpo e sua interface são caixas de surpresas. Há histórias, sensações, reflexões — subjetividade , em suma, abrangendo a compreensão humana desses conceitos.

Não se sabe tudo, mas o pouco que a ciência desvelou possibilita gratificantes caminhos de saúde. O mês de setembro é especial, pois convida a sociedade a prezar por fatores relacionados ao bem maior da vida, jamais tão em pauta quanto em tempos desafiadores como os atuais.

A campanha Setembro Vermelho chama a atenção das pessoas para a prevenção das doenças cardiovasculares, enquanto a ação Setembro Verde conscientiza sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, promovendo a inclusão social. Setembro também é Azul, sendo o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, bem como outras cores — para campanhas e para pessoas. O presente artigo aborda especificamente duas campanhas de setembro.

 

Setembro violeta: Conscientização e Prevenção Doença de Alzheimer

O Setembro Violeta mostra como é possível prevenir a Doença de Alzheimer, bem como auxiliar as pessoas que sofrem desse transtorno neurodegenerativo e promover sua inclusão social. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, um termo geral para declínios de capacidades mentais graves o suficiente para comprometer as atividades de vida diária da pessoa. A demência afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo — a cada 3 segundos, uma pessoa desenvolve o problema em escala global.

Na doença de Alzheimer, as conexões das células cerebrais e as próprias células sofrem degeneração, o que se manifesta por variáveis sinais e sintomas — principalmente a perda de memória recente. Quando mais grave, há irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar. Há maior prevalência em pessoas com idade mais avançada, especialmente mulheres.

Diferente do que se pensa comumente, a demência não é parte natural do envelhecimento. Assim, estimular funções mentais é essencial durante a vida, bem como cuidar da saúde de modo geral, para evitar o problema que é mais comum na velhice.

10 dicas para melhorar sua memória

Todos têm momentos de esquecimento de tempos em tempos. Embora comuns, ter uma memória ruim pode ser frustrante.

A dieta e o estilo de vida são determinantes na manutenção de uma boa memória, podendo prevenir problemas relacionados a essa função. A seguir, 10 dicas baseadas em evidências científicas para melhorar sua memória!

  1. Consuma menos açúcar

Consumir muito açúcar está relacionado a diversos problemas de saúde, incluindo o declínio cognitivo. Dietas ricas em açúcares podem ocasionar memória fraca e reduzir o volume cerebral, principalmente na área do encéfalo que armazena a memória a curto prazo.

  1. Experimente suplementos de óleo de peixes

O óleo de peixe é rico em gorduras importantes para a saúde geral, os ácidos graxos conhecidos como ômega-3. Eles diminuem o risco de doença cardíaca, muito associadas ao risco de desenvolver a doença de Alzheimer, reduzem inflamações, aliviam o estresse e diminuem a velocidade do declínio cognitivo. Consumir peixe também melhora a memória, especialmente em pessoas idosas – bem como reduz a inflamação no corpo, que tem sido associada ao declínio cognitivo.

  1. Comece a meditar

A prática da meditação é relaxante, diminui dores, reduz a pressão sanguínea e também melhora a memória. Técnicas de meditação e relaxamento melhoram a memória de curto prazo em pessoas de todas as idades.

  1. Mantenha um peso saudável

Manter um peso corporal saudável é essencial para o bem-estar e é uma das melhores maneiras de manter sua mente em ótimas condições. Vários estudos estabeleceram a obesidade como um fator de risco para o declínio cognitivo. A obesidade também está associada a maiores riscos de desenvolver a doença de Alzheimer.

  1. Durma o suficiente

A falta de sono adequado está associada com memória mais fraca. O sono desempenha papel importante na consolidação da memória, um processo no qual as memórias de curto prazo são fortalecidas e transformadas em memórias duradouras. É recomendável que adultos tenham entre 7 e 9 horas de sono toda noite.

  1. o abuse do álcool

Consumir muita bebida alcoólica é prejudicial à sua saúde e impacta negativamente na memória. O álcool apresenta efeitos neurotóxicos no cérebro. Episódios repetidos de consumo excessivo podem danificar a memória. Enquanto tomar uma ou duas doses de bebidas de vez em quando é perfeitamente saudável, evitar a ingestão excessiva de álcool é um modo inteligente de se proteger.

  1. Estimule seu cérebro

Exercitar suas habilidades cognitivas com jogos é uma maneira divertida e eficaz de melhorar sua memória. Palavras cruzadas, jogos de montar palavras, puzzles e aplicativos móveis para treino de memória são excelentes formas de fortalecer a memória. Jogos de treinamento cerebral ajudam a reduzir o risco de demência em adultos mais velhos.

  1. Pratique mais exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é benéfico também para o cérebro – ajuda a melhorar a memória de pessoas em todas as idades. O exercício físico regular na velhice diminui o risco de desenvolver demências.

  1. Opte por alimentos anti-inflamatórios

Você pode consumir antioxidantes em alimentos como frutas, legumes e chás. Pessoas que comem mais frutas e vegetais têm menos risco de declínio cognitivo e demências em comparação com aqueles que consomem menos alimentos nutritivos. Frutas também previnem a perda de memória porque são ricas em antioxidantes. Comer mais mirtilos e morangos diminui taxas de declínio cognitivo.

  1. Adicione um pouco de cacau à sua dieta

O cacau não é apenas delicioso, mas também nutritivo, fornecendo uma poderosa dose de antioxidantes. Eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo em partes do cérebro envolvidas com a memória. Para obter o máximo benefício do chocolate, escolha chocolate amargo com um teor de cacau de 70% ou superior. Isso garantirá quantidades maiores de antioxidantes.

E agora, José?!

Existem maneiras simples e até deliciosas de melhorar sua memória, conforme você aprendeu. Tente praticar algumas dessas dicas apoiadas pela ciência em sua rotina para melhorar sua saúde e manter a memória em ótimas condições, preparando-se para uma velhice mais saudável!

 

Setembro Amarelo: Conscientização e Prevenção do Suicídio

Setembro também é o mês da campanha nacional e do dia mundial de promoção da saúde mental focada na prevenção do suicídio. Seguem dicas importantes relacionadas a esse tema!

5 coisas para fazer quando você estiver muito triste

Por que nos sentimos tristes? A tristeza é uma das emoções básicas que desempenham um papel em nossa vida cotidiana. Isso tem um efeito muito maior sobre nós do que simplesmente nos levar às lágrimas.

Humanos dependem uns dos outros para sobreviver. A tristeza é a emoção que nos faz lembrar desse fato. As crianças pequenas se sentem tristes quando são separadas dos pais e é essa tristeza que as leva a chorar e/ou a encontrar os pais, potencialmente salvando suas vidas. À medida que as pessoas envelhecem, a tristeza que acompanha a separação é o que nos leva a investir continuamente em relacionamentos.

A tristeza é o que nos leva a evitar a perda. A ciência encontrou outros benefícios surpreendentes da tristeza, como a melhora de julgamento o aumento da motivação.

Às vezes, porém, parece não haver razão para se sentir assim. Você até identifica motivos, mas é simplesmente difícil de lidar. Com isso em mente, é importante criar e seguir estratégias que mudem esse panorama, evitando o sofrimento indesejado.

  1. Escreva

Mesmo que você não possa compartilhar seus sentimentos por meio de conversas ou de lágrimas durante o dia, você pode expressá-los com tinta em um papel. Não é necessário dividir com alguém ou mesmo manter para si, mas escrever ajuda a botar para fora.

Se você escreve ou gosta de outros processos criativos, use disso para te ajudar a relaxar e a processar sua emoção.

  1. Ajude

Sempre há pessoas precisando de algo por perto. Olhe ao seu redor. Pense nos outros quando estiver se sentindo para baixo. Colocá-los para cima também levantará seu espírito.

  1. Limpe

Comece a varrer a casa ou a lavar pratos. Lavar roupa também pode ser reconfortante — cuidar de algo.

  1. Tome atitude

Entenda que não se controla o resultado de nada, mas fazer um plano e tomar medidas pode impedir desastres. Quanto mais cedo você mudar de vítima para vencedor, melhor.

  1. Mova-se

Exercitar-se e fazer caminhadas sempre ajuda. As pessoas que se exercitam regularmente se beneficiam com um impulso positivo no humor e reduzem os níveis de estresse.

Dica geral: Invista em atividades que te movem! Praticar ou resgatar uma paixão no fazer diário é sempre transformador.

Setembro traz mensagens de afeto a todos, demonstrando que pequenas ações inspiram grandes transformações. Cuidemos de nós e dos outros! E não esqueça, se você ou alguém próximo enfrenta momentos difíceis e nenhuma dessas dicas parece praticável, procure ajuda profissional.”

 

Fique atento! Na próxima semana irei publicar um artigo abordando, de maneira mais aprofundada, questões relacionadas a tristeza.

Se você quiser se informar ainda mais sobre saúde mental, assista a entrevista para a TVE, na qual tive o prazer de debater esse assunto com o terapeuta Luis Bevilacqua:

Não deixe de conferir  também a série de vídeos, “fortunas da vida”, que estou publicando especialmente esse mês. Assista e se inscreva no meu canal do Youtube: wilson cyrillo

E se você ainda não viu. Leia o artigo que eu escrevi e publiquei aqui no blog, na semana passada:  Leis da natureza e atitude mental saiba como realizar milagres na sua vida.

Conscientização o ano todo

Cuidar da saúde mental e compreender a necessidade de colocar esse assunto cada vez mais em pauta, é tão necessário, que o ano tem mais de uma cor e mês dedicados à campanhas de conscientização.

As campanhas contribuem para a divulgação de temas essenciais. Mas, é importante lembrar que a conscientização deve ser feita sempre.

Estamos passando por um momento em que a necessidade de falar sobre saúde mental se torna cada vez mais urgente. Busque se informar cada vez mais, cuide do seu corpo e mente!

Julgue menos o próximo, você não consegue mensurar a dor do outro, por isso tente compreender, respeitar e ajudar. isso pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e na sua também.

Pense nisso!

Um grande abraço!

 

Referências:

1. HealthLine. Disponível em: <https://www.healthline.com>.
2. World Health Organization. <Disponível em: https://www.who.int>.

Luis Fernando Bevilacqua é terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado em Saúde Mental e em Gerontologia pela PUC Minas, tem certificação internacional em Lifestyle Redesign pela University of Southern California e outras formações diversas. É pesquisador do desenvolvimento e envelhecimento humano, atuando como clínico e educador na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.