Elaborar um plano de desenvolvimento de carreira, hoje, é essencial para quem deseja crescer profissionalmente e ter sucesso no ambiente de trabalho.

O processo não é simples e requer bastante paciência, foco e determinação. Mas os resultados gerados por toda essa dedicação são extremamente relevantes para os profissionais que querem impulsionar o autoconhecimento e realizar os próprios sonhos.

Entenda por que o plano de desenvolvimento de carreira é tão importante e saiba como o coaching ajuda em toda a trajetória até o alcance dos seus objetivos profissionais.

Por que o plano de desenvolvimento de carreira é tão importante?

Segundo Matta e Victoria (2015), a evolução profissional acontece de forma mais rápida para profissionais que são orientados para resultados, antecipam soluções, fazem mais do que é solicitado, possuem visão estratégica e sabem se conectar com outras pessoas.

Mas, devido à falta de confiança e à desmotivação, nem sempre essas características conseguem se destacar. Isso acontece porque muitas pessoas possuem um nível baixo de autoeficácia.

Esse conceito, definido por Albert Bandura, pesquisador da Universidade de Stanford, está relacionado à “crença do indivíduo em sua capacidade de organizar e executar as ações requeridas para lidar com as situações futuras”.

Dessa forma, esse é um fator importante que influencia na determinação dos profissionais em começar, perseverar e concluir com sucesso as atividades que se comprometem a fazer.

Pessoas que possuem um nível baixo de autoeficácia costumam construir barreiras que as impedem de alcançar seus objetivos profissionais, fazendo com que elas desistam com facilidade diante de obstáculos.

No entanto, quando elaboram um plano de desenvolvimento de carreira para trabalhar a autoeficácia, conseguem aumentar a própria confiança e enxergar maior capacidade para desempenhar determinadas atividades.

Com o auxílio do coaching, muitos profissionais passam a explorar o próprio potencial e criar novos caminhos para alcançar os resultados desejados de uma forma muito mais rápida.

Como o plano de desenvolvimento de carreira é trabalhado junto ao coachee?

Como explicam Matta e Victoria (2015), o plano de desenvolvimento de carreira pode ser compreendido e trabalhado junto aos coachees a partir da Teoria Sociocognitiva de Carreira (SCCT, na sigla em inglês).

Esse estudo, desenvolvido pelos pesquisadores Lent, Hackett e Brown, foi realizado com base na Teoria Sociocognitiva de Albert Bandura e leva em consideração uma estrutura com três etapas: a autoeficácia, as expectativas de resultados e os objetivos.

Veja só o que diz cada uma delas e como elas podem ser trabalhadas junto ao coachee:

Etapa 1: autoeficácia

Como foi explicado anteriormente, a autoeficácia está diretamente ligada à confiança que as pessoas têm em sua própria capacidade de realizar tarefas no dia a dia ou alcançar objetivos.

O estímulo ao aumento do nível de autoeficácia acontece quando o coachee consegue lembrar das realizações positivas que teve ao longo de sua vida.

Os primeiros passos começam, portanto, quando o coach consegue fazê-lo refletir sobre as competências e habilidades que os levaram a essas conquistas e as sensações que essas lembranças geram quando são reativadas.

Etapa 2: expectativas de resultados

A segunda etapa do plano de desenvolvimento de carreira leva em consideração as expectativas que criamos em relação às ações que desejamos realizar.

Afinal, as expectativas serão o fator que moverá a sua motivação, fazendo com que ela se torne maior ou menor de acordo com os resultados que você espera atingir.

Quanto maior for a autoeficácia, trabalhada anteriormente, e a crença de que você tem a capacidade de fazer mais, mais altas serão as expectativas e, consequentemente, a motivação pessoal.

Dessa forma, cabe ao coach ligar as realizações passadas do coachee ao que ele espera do futuro, questionando o que o impede de ir mais longe, considerando que ele já demonstrou ter competências que o proporcionaram conquistas anteriores.

Etapa 3: objetivos

Matta e Victoria expõem que a SCCT determina que os objetivos estão diretamente ligados à sua intenção de agir para alcançar as expectativas geradas na etapa anterior.

Por isso, o foco desta fase do plano de desenvolvimento de carreira é descobrir onde o coachee se encontra e ajudá-lo a entender onde deseja chegar e como fará isso.

Primeiro é traçado um panorama sobre a vida profissional da pessoa no presente para depois identificar quais são seus objetivos, ações necessárias para atingi-los e obstáculos que precisam ser superados.

A partir dessas etapas de conhecimento e planejamento, o coachee consegue se sentir determinado a alcançar novas metas e inicia um processo de evolução na sua carreira.

Os 6 estágios da evolução de carreira

Matta e Victoria (2015) destacam o estudo dos professores James Piercy e Benjamin Forbes, da John Carroll University, como uma referência para entender a evolução de uma carreira.

A pesquisa, que foi realizada com 230 executivos da lista de top CEOs da revista Forbes, identificou seis estágios pelos quais esses profissionais passaram antes de chegar ao topo.

Confira cada um deles abaixo:

  1. Exploração: período inicial da carreira, que começa por volta dos 24 anos, no qual o profissional avalia suas possibilidades e começa a construir sua própria identidade.
  2. Desenvolvimento: neste momento, as experiências começam a se ampliar, assim como suas responsabilidades. A elaboração de um plano de desenvolvimento de carreira e a preparação para a liderança começam aqui.
  3. Comprometimento: alinhamento entre as metas profissionais do executivo e os objetivos da empresa. Novas oportunidades começam a ser identificadas e o profissional precisa estar preparado para superar obstáculos que podem influenciar em seu crescimento dentro da organização.
  4. Verificação: neste estágio, as competências de liderança e gestão são comprovadas por meio de grandes oportunidades, como promoções que levam o profissional a cargos importantes.
  5. Contribuição: após passar pelos testes da fase de verificação, o profissional se torna apto a contribuir para o sucesso e o futuro da organização.
  6. Retribuição: por fim, há a etapa de consolidação e reconhecimento por toda a dedicação aos outros estágios. Ele recebe a retribuição por seu sucesso e precisa de empenhar para superar os desafios que estão relacionados ao seu cargo.

Traçar uma trajetória por todos esses estágios não é uma tarefa fácil para quem está em busca de seu primeiro emprego ou iniciando uma carreira agora.

Mas, com o acompanhamento ideal, o coach consegue trabalhar junto ao coachee todos os aspectos que são fundamentais para o alcance dos objetivos profissionais.

O plano de desenvolvimento de carreira faz com que o profissional cresça aos poucos, potencializando suas características relacionadas à liderança e auxiliando no aproveitamento de novas oportunidades.

Afinal, a dedicação ao crescimento profissional aumenta a sua autoeficácia e faz com que você esteja sempre motivado a alcançar novas metas e ir mais longe em tudo que se compromete a fazer.

Gostou deste post sobre plano de desenvolvimento de carreira? Então não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e familiares nas redes sociais!

 

Referência:

MATTA, Villela da. VICTORIA, Flora. Livro de Metodologia: Career Coaching. São Paulo: SBCOACHING Publishing, 2015.