As transições fazem parte de nossas vidas: saída da infância para adolescência, alterações na voz, ingresso na faculdade e primeiro emprego.

Não há como fugir desses momentos que, segundo o psicólogo Jean Piaget, são períodos de mudanças na passagem de uma fase da vida para outra.

Cada etapa vem acompanhada de desafios com os quais devemos aprender e nos desenvolver. Mas como obter sucesso no início de uma carreira sem que esses obstáculos nos desanimem?

Neste post serão abordados alguns conceitos importantes para quem está em busca de seu primeiro emprego e como o coaching pode ajudar no planejamento de uma carreira. Confira!

Atributos de sucesso para quem está em busca do primeiro emprego

Alguns atributos são essenciais para que jovens profissionais consigam se destacar no primeiro emprego e ao longo de suas carreiras.

O principal deles, o autoconceito, nada mais é que a concepção que criamos de nós mesmos a partir de nossas personalidades, metas, objetivos, ideologias e funções que desempenhamos ao longo da vida.

Esse autoconhecimento e a imagem que transmitimos para as pessoas à nossa volta são essenciais para ajudar nas decisões que tomamos e também nas relações interpessoais.

Mas, para se destacar no mercado de trabalho, também é preciso ir além e desenvolver um senso de competência profissional.

Quais aptidões são necessárias para prosperar nessa profissão e quais você ainda precisa aprimorar para ganhar reconhecimento dentro do ambiente de trabalho?   

Por fim, é essencial que o jovem profissional tenha uma percepção pessoal das oportunidades que lhe cercam, avaliando a empresa para qual pretende se candidatar.

Ao longo dessa análise, deve levar em consideração a divisão interna dessa empresa, sua cultura organizacional e o funcionamento de seu processo seletivo.

4 passos para o planejamento de início de carreira

Iniciar uma carreira vai muito além da busca pelo primeiro emprego ideal. Para obter sucesso, é preciso definir objetivos claros e estar aberto a melhorias contínuas.

Por isso, o coaching propõe um planejamento que se mostra essencial para quem deseja crescer profissionalmente desde cedo, orientando cada etapa de análise e execução.

Esse planejamento segue quatro passos básicos, que levam a um estudo aprofundado de campos que interferem diretamente no seu desenvolvimento profissional. São eles:

1. Mapeamento pessoal: identificação de valores que expressam suas necessidades mais profundas, atividades motivadoras, talentos e gostos e preferências pessoais.  

2 . Mapeamento de competências: definição de conhecimentos, habilidades e atitudes que, juntos, são essenciais para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

3 . Mapeamento do mercado de trabalho: especificação da área na qual deseja atuar, reconhecimento da realidade do mercado e avaliação dos cargos e funções.

4 . Plano de ação: determinação de metas e objetivos que precisam ser alcançados a partir dos mapeamentos feitos nas etapas anteriores. Com um propósito em mãos, fica mais fácil definir uma estratégia de sucesso.

“O coaching propõe um planejamento que se mostra essencial para quem deseja crescer profissionalmente desde cedo, orientando cada etapa de análise e execução”.

Pontos essenciais para o processo seletivo

Com o planejamento feito e os planos de ação determinados, o coachee precisa se preparar para o processo seletivo que deseja participar.

É essencial que o candidato a uma vaga em uma empresa tenha em mente que a autoconfiança é um ponto muito importante para quem deseja obter bons resultados.

Os responsáveis pelo processo desejam conhecer você e, por meio da sua imagem, eles conseguirão avaliar se você está apto a concorrer à vaga ou não.

Lembra do autoconceito? Essa pequena palavra é o que vai ser o diferencial nesse momento decisivo da sua vida.

Além disso, algumas atitudes ao longo da seleção são muito importantes, como a proatividade, a abertura para o aprendizado, espírito de equipe e eficácia na execução das atividades propostas.

Com o suporte proporcionado por um coach, a preparação para o processo seletivo e o planejamento do início de carreira tornam-se mais simples e favoráveis.

Mas tudo isso só é possível, é claro, se houver motivação por parte de quem está em busca do primeiro emprego e do sucesso profissional.

Gostou deste post? Então siga minha página no Facebook e se inscreva em meu canal do YouTube para obter mais dicas sobre primeiro emprego e planejamento de carreira.

Referência:

MATTA, Villela da. VICTORIA, Flora. Livro de Metodologia: Career Coaching. São Paulo: SBCOACHING Publishing, 2015.