Pensar no planejamento da aposentadoria não é um hábito comum para os brasileiros, que estão sempre ligados aos momentos que vivem no presente.

Mas a preocupação com o amanhã se mostra cada vez mais importante para os que veem a estabilidade financeira como um objetivo de vida.

Como será a rotina após tantos anos de trabalho e dedicação? De que forma esse momento de descanso poderá ser melhor aproveitado?

Esses e muitos outros questionamentos relacionados ao futuro são essenciais para começarmos a repensar nossas ações agora.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos refletir sobre como o planejamento da aposentadoria é uma etapa fundamental para quem deseja chegar à terceira idade com qualidade de vida. Confira!

Aposentadoria: um processo ou uma decisão?

Segundo o Informe da Previdência Social (2015), a população brasileira está em um constante processo de envelhecimento causado pelo aumento da expectativa de vida no país.

Fonte: Informe de Previdência Social. V. 27, n. 2, fev. 2015.

Na tabela acima, os Censos Demográficos e de projeção da população, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentam o crescimento na proporção da população idosa.

Em 2020, por exemplo, é esperado que 11,1% da população masculina e 14% da feminina sejam compostas por pessoas com mais de 60 anos.

Quando pensamos nessa questão, vêm à mente perguntas relacionadas à aposentadoria e à forma como os brasileiros enxergam a “recompensa” que recebem por muitos anos de trabalho e contribuição.

Quanto você precisará para se manter em um futuro no qual a população idosa aumenta a cada ano? Como terá independência financeira e preservará o seu nível de vida atual?

A reforma da Previdência Social seria suficiente para sanar todos os problemas relacionados à crise de aposentadoria no Brasil?

Diante de um cenário que está em transição, abre-se uma porta para que o trabalhador não pense só no presente, mas também na qualidade de vida que deseja para seu futuro.

Para quem quer viver uma velhice tranquila e sem depender apenas do retorno da contribuição, é preciso focar na independência financeira e no planejamento da aposentadoria.

Afinal, essa é uma fase da vida em que mudamos completamente nossas rotinas e precisamos nos adaptar a uma nova realidade.

Segundo Matta e Victoria (2015), Robert Atchley, um dos mais renomados especialistas em gerontologia do mundo, dividiu a aposentadoria em seis fases.

Esse novo caminho se inicia na pré-aposentadoria, momento em que se começamos a fazer planos para uma nova etapa de vida.

Em seguida, há o momento da aposentadoria, no qual o recém-aposentado deixa a vida profissional, podendo experimentar uma sensação de vazio e isolamento.

Posteriormente, o aposentado começa a executar projetos ou atividades para os quais não possuía tempo antes, caracterizando esse período como uma “lua de mel”.

Logo em seguida, na quarta fase, acontece o desencantamento ou a sensação de não saber o que fazer com o próprio tempo.

Com a superação dessa etapa, há a reorientação e a adaptação à nova realidade da aposentadoria para tornar esse período mais satisfatório.

Por fim, chega-se à última fase: a rotina. Aqui, todas as pendências foram resolvidas e novos hábitos são estabelecidos para o dia a dia do aposentado.

Dessa forma, pode-se perceber que a aposentadoria não é uma decisão simples que tomamos de um dia para o outro. Trata-se de um processo que envolve muita preparação e, é claro, vontade de agir.

O que o planejamento da aposentadoria pode oferecer para o meu futuro?

Podemos perceber que o processo de planejamento da aposentadoria é muito mais complexo do que imaginamos e não um simples desejo de parar de trabalhar.

“Como ficará a minha vida?” ou “há como trabalhar essa situação?” são questionamentos comuns que surgem para quem deseja envelhecer de forma despreocupada e saudável.

Nesses casos, o Coaching de Career pode ajudar bastante a fazer um planejamento para os próximos 20, 30 ou 40 anos, mesmo que você ainda esteja apenas começando a buscar seu primeiro emprego.

A questão fundamental dessa reflexão é criar o hábito de agir, focando nos vários objetivos que deseja atingir, na independência financeira e na busca por qualidade de vida.

Quando você começa a pensar a longo prazo, há a possibilidade de refletir sobre as consequências que as suas decisões podem gerar para o futuro.

Dessa forma, o planejamento da aposentadoria permite que você projete a sua carreira de modo a alcançar cada meta profissional e pessoal.

Mais que isso, também faz com que você consiga se organizar financeiramente para garantir todo o conforto de uma aposentadoria saudável.

O planejamento da aposentadoria permite que você consiga se organizar financeiramente para garantir sua independência financeira e qualidade de vida.

O processo, como foi mostrado aqui, não é fácil. Contudo, as recompensas adquiridas por meio dele serão capazes de transformar a sua vida e garantir tranquilidade ao longo de muitos anos.

Porém, é importante lembrar: o pensamento está voltado para o futuro, mas a ação precisa começar no presente.

Para quem busca pelo planejamento da aposentadoria, vale a pena conferir o meu capítulo no livro “Liberte seu poder 360º”: “Aposentadoria e coaching”!

 

Referências:

CYRILLO, Wilson. Aposentadoria e Coaching. In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360º. São Paulo: Editora Leader, 2018.

INFORME de Previdência Social. V. 27, n. 2, fev. 2015.

MATTA, Villela da. VICTORIA, Flora. Livro de Metodologia: Career Coaching. São Paulo: SBCOACHING Publishing, 2015.