A avaliação de desempenho em empresas tem ganhado extrema importância para líderes que desejam desenvolver suas equipes e direcionar a organização para um objetivo em comum.
Afinal, com ela, os gestores sabem exatamente quais pontos precisam ser melhorados em seus processos de produção e o quanto a empresa precisa evoluir para alcançar o tão desejado sucesso.
Neste artigo, irei abordar a importância da avaliação de desempenho em empresas e os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de aplicá-la em sua organização. Confira!
Por que é tão essencial realizar a avaliação de desempenho em empresas?
Lucena (1992) destaca, em seu livro “Avaliação de desempenho”, a importância da gestão do desempenho para o alcance dos objetivos de uma empresa.
Segundo a autora, o sucesso ao administrar um negócio está diretamente ligado aos resultados obtidos pelo desempenho, uma vez que todos estão envolvidos na missão empresarial e trilham seus caminhos para uma mesma direção.
Por isso, mesmo que a organização se divida em diversas áreas diferentes (finanças, marketing, vendas, entre outras), todas devem convergir para os mesmos objetivos.
Da mesma forma, todos os colaboradores envolvidos nesse processo devem utilizar os recursos de seus setores e suas competências em prol de uma mesma visão.
Não é à toa que Lucena destaca que os objetivos são um “conjunto de contribuições dos empregados”, que reflete em uma infraestrutura positiva a partir da junção das habilidades humanas com os recursos disponibilizados pela empresa.
Portanto, a partir do acompanhamento e avaliação do desempenho, é possível assegurar que as equipes produzam os resultados esperados e os profissionais sejam continuamente capacitados para suas atividades.
A autora afirma, ainda, que o bom desempenho pode ser alcançado a partir de duas variáveis: os resultados (ou o que é esperado de um colaborador) e os requisitos necessários para uma performance positiva.
Mais para a frente, falarei sobre esses requisitos, que são: a qualificação profissional, a cultura organizacional, o estilo gerencial e o ambiente externo.
Os 4 pontos para realizar a avaliação de desempenho em empresas
Não existe um modelo formal de avaliar desempenhos em empresas, mas há quatro pontos básicos que Lucena destaca sobre como a avaliação pode ser feita.
São eles: a negociação do desempenho (resultados esperados), o acompanhamento (feedbacks aos colaboradores), as ações sobre o desempenho (que estão ligadas aos requisitos citados acima) e a análise dos resultados esperados.
Ter esse processo bem definido não é uma obrigatoriedade, mas ajuda a orientar no alcance dos objetivos, mostrando, principalmente, como cada etapa deve ser realizada.
O que é avaliado com a gestão de desempenho?
Para que uma avaliação de desempenho em empresas seja efetiva, é preciso definir todos os resultados esperados (negociação do desempenho) a partir das responsabilidades de cada colaborador e os padrões de desempenho determinados antecipadamente.
Esses padrões podem estar relacionados à qualidade do trabalho, aos prazos para apresentação de resultados, aos custos dos projetos e às contribuições para a evolução da empresa.
Quando não nos preocupamos em estabelecer esses indicadores para avaliar o desempenho, tornamos o processo mais subjetivo e, portanto, mais duvidoso.
Ao contrário, com padrões pré-estabelecidos e um acompanhamento periódico do desempenho de cada colaborador, as metas, tarefas e atribuições passam a estar mais alinhadas à missão empresarial.
O acompanhamento do desempenho das equipes
A avaliação de desempenho em empresas exige que os gestores estejam sempre acompanhando de perto os resultados produzidos pelos seus colaboradores.
Isso faz com que todos os padrões mostrados acima sejam analisados com o objetivo de mostrar se um determinado profissional está realmente capacitado para suas atribuições e identificar quais são suas necessidades de desenvolvimento.
Além disso, esse acompanhamento também permite que o ambiente organizacional seja avaliado, apresentando de que forma ele pode ser positivo ou negativo para os resultados esperados.
Com essas informações, os gestores têm a responsabilidade de dar feedbacks às suas equipes e podem prever quais são as ações ideais para evitar problemas no percurso.
Apenas com o acompanhamento periódico é possível realizar os ajustes necessários para um bom desempenho e tornar a liderança efetiva de fato.
Requisitos necessários para um bom desempenho
Para o alcance dos resultados esperados, a avaliação de desempenho em empresas deve estar voltada, também, para os quatro requisitos que levam a um desempenho positivo.
A partir do acompanhamento, esses requisitos levam os gestores a identificar pontos de melhoria e ações possíveis para cada parte envolvida no funcionamento de uma organização.
Abaixo, conheceremos as especificações de cada um deles e algumas ideias expostas por Lucena (1992).
1. Qualificação profissional
Um dos requisitos mais importantes para o sucesso da avaliação de desempenho em empresas, a qualificação profissional está diretamente ligada aos colaboradores e às competências necessárias para a ocupação de seus cargos.
Ela nos mostra quais perfis profissionais são procurados em cada setor da organização, direcionando para as habilidades exigidas, responsabilidades e tarefas a serem realizadas.
Caso os resultados não estejam de acordo com o esperado, a análise de qualificação profissional pode direcionar para possíveis problemas de produtividade, como a baixa capacitação dos colaboradores ou a carência de pessoal naquele departamento.
Dessa forma, os líderes devem identificar quais barreiras estão dificultando o trabalho de sua equipe e buscar ações compatíveis a esses obstáculos.
Se o problema estiver relacionado a um colaborador especificamente, por exemplo, é válido buscar entender o que gera a sua desmotivação e propor um exercício de autoanálise a partir de avaliações e feedbacks.
2. Cultura organizacional
A cultura organizacional é um dos requisitos mais essenciais que levam uma empresa ao sucesso atualmente.
Por meio dela é possível identificar características que unem todos os colaboradores ali presentes e guiam o trabalho em direção a um objetivo em comum.
Por isso, Lucena nos apresenta três indicadores capazes de identificar uma cultura organizacional forte e bem definida. São eles:
- a criação de um conjunto de valores, comportamentos e crenças que são vivenciados e compartilhados diariamente por todos os membros da empresa;
- a manifestação de que existe uma missão e uma visão, que são guiadas por valores, comportamentos e políticas internas;
- e o reconhecimento de que essa cultura organizacional se diferencia das demais empresas, garantindo uma identidade única para si mesma.
No caso da avaliação de desempenho em empresas, a cultura organizacional se faz importante para que todos compreendam por que ela é realizada e como ela pode ajudar no alcance da missão.
Além disso, a cultura é um importante fator de definição dos critérios de avaliação, coordenando o que está associado às políticas internas e quais são as posturas esperadas dos gestores.
3. Estilo gerencial
Reflexo da cultura organizacional, como destaca Lucena, o estilo gerencial ganha importância na avaliação de desempenho porque esta é desenvolvida pelos líderes de uma empresa.
Ou seja, trata-se da forma como os gestores conduzem suas equipes, relacionam-se com seus colaboradores, desenvolvem suas competências e avaliam o desempenho de cada setor para gerar melhorias individuais e coletivas.
Por isso, a autora afirma que, para garantir o sucesso da avaliação, os líderes devem assumir uma postura que esteja alinhada à visão empresarial e às atitudes esperadas de um gestor preocupado com o desenvolvimento de todos os colaboradores.
Isso significa, portanto, que uma autoavaliação e um acompanhamento do próprio desempenho também é essencial para gerar bons resultados.
4. Ambiente externo
Por fim, há a variável do ambiente externo, que tem uma influência bem mais ampla e pode afetar a organização como um todo.
Quando a avaliação de desempenho em empresas se volta para as mudanças no ambiente, ela dá suporte para que os líderes e as equipes se adaptem a novas realidades e se capacitem para lidar com as transformações.
Os acontecimentos externos sempre influenciarão de alguma forma as empresas, mesmo que elas não estejam totalmente preparadas para eles.
Portanto, cabe a elas usar essas mudanças como um ponto positivo de fortalecimento e crescimento interno, direcionando ainda mais as suas ações para o objetivo em comum.
A análise de resultados da avaliação de desempenho em empresas
Quando traçamos um caminho, direcionamos nossas ações e acompanhamos o desempenho, precisamos ter em mente que todos os resultados precisam ser continuamente analisados e revisados.
São eles que irão nos dizer onde estamos e para onde devemos ir, mapeando mudanças e melhorias que são essenciais para o sucesso.
A análise de resultados, portanto, não é uma etapa final, mas sim um fator que deve estar inserido no cotidiano de uma organização.
Afinal, cada fase da avaliação de desempenho em empresas precisa ser vista e tratada como complementar às outras, preparando os líderes e as equipes para transformações positivas e revolucionárias.
Se você gostou deste artigo sobre avaliação de desempenho em empresas, vale a pena conhecer também os 8 passos de John Kotter para uma gestão de mudanças de sucesso. Confira!
Referência:
LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de Desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.