No cotidiano de uma organização, sempre nos deparamos com colegas dispostos a nos mostrar como destruir ideias, utilizando frases frustrantes que têm a facilidade de atrapalhar nossos planos.

As barreiras construídas pela negatividade dentro de uma empresa são mais comuns do que imaginamos e, por isso, precisamos estar sempre atentos a elas.

Sendo assim, neste artigo, listarei as sete frases mais comuns que ouvimos quando propomos uma nova ideia e as principais dicas para contorná-las. Confira!

Como destruir ideias com 7 frases frustrantes

Helzberg Jr. (2009) nos aponta uma questão interessante a respeito da construção de novas ideias e da negatividade que as acompanha quando tentamos apresentá-las para nossos colegas de trabalho e superiores.

Por mais que seja uma ideia inovadora, fantástica e que certamente funcionaria naquele momento, sempre aparecerá alguém para frustrar os planos e destruir o que nem sequer saiu do papel.

Os negativistas, como o autor os chama, sempre estarão presentes nas reuniões para expor os defeitos e pontos de atenção, que podem ser sensatos ou apenas destrutivos.

Quando nos deixamos levar pelo negativismo e por algumas crenças limitantes (que podem vir até de nós mesmos), as ideias brilhantes morrem e dizemos adeus a uma novidade que poderia ser extraordinária.

Por isso, antes de apresentar qualquer ideia nova à sua equipe, vale a pena se preparar para sete frases listadas por Helzberg Jr. que podem frustrar seus planos e torná-los “inviáveis” para a empresa. Vamos conferi-las?

1. “Mas nós sempre fizemos assim”

Este primeiro item (junto ao próximo) é uma frase clássica dos negativistas que desejam bloquear uma nova ideia.

Para fugir dela, o autor nos orienta a avaliar a forma como as atividades são feitas atualmente e entender se elas estão realmente sendo eficazes para a empresa.

Se não for o caso e os resultados mostrarem uma desatualização, por que não investir em uma inovação que será boa para o desenvolvimento da organização?

2. “Já tentamos uma vez e não deu certo”

Nem sempre uma ideia dará certo de primeira. Tudo depende do momento em que ela é implementada, como ela é executada e dos obstáculos que se encontram no caminho.

Tentar uma segunda vez (ou até mais vezes) não significa repetir os mesmos erros, mas aprender com eles para buscar o resultado esperado.

3. “Claro, é uma economia, mas e quanto à qualidade?”

Segundo o autor, essa é uma reação natural e bastante comum quando apresentamos uma novidade à equipe.

Portanto, o ideal é que você esteja sempre preparado para expor as melhorias que a sua nova ideia proporcionará em relação à qualidade e não só à economia de recursos.

4. “De que adianta economizar meia pessoa?”

Diante desta abordagem destrutiva, Helzberg Jr. enfatiza que esse tipo de economia pode ser mais aplicável do que imaginamos, uma vez que as metades costumam se juntar rapidamente e render mais que uma pessoa improdutiva.

5. “Não está no orçamento”

Essa também é uma justificativa bastante comum que surge quando falamos sobre como destruir ideias.

A empresa realmente precisa seguir seu orçamento, mas isso não significa que ele deve ser inflexível às novidades que podem surgir ao longo do caminho.

Se o objetivo é contribuir com o crescimento da organização, então o orçamento pode ser facilmente alterado.

6. “Claro, mas quando vou ter tempo?”

Não ter tempo para fazer algo novo é uma desculpa que até nós usamos com nossas ideias, não é mesmo?

Por isso, o segredo para fugir desse obstáculo é saber definir prioridades e avaliar se uma nova atividade realmente vale o seu tempo.

Se for uma ideia valiosa, você encontrará formas de executá-la mesmo que tenha mil tarefas em sua agenda e não o faça de maneira perfeita à princípio.

7. “Eles nunca permitiriam isso”

Os diretores, investidores e líderes da empresa realmente podem ser um obstáculo para a inovação que você está propondo.

Mas, de acordo com o autor, isso não pode impedi-lo de tentar apresentá-la novamente, de melhorar a sua comunicação e de aprimorar a sua sugestão para que eles entendam qual é o real valor da sua ideia.

As justificativas que destroem ideias são muitas. Por isso, você precisa estar preparado para cada uma delas e evitar que a negatividade tenha mais força que a sua vontade de gerar mudanças.

Portanto, não desista na primeira barreira que aparecer pelo caminho. Ela pode lhe render aprendizados preciosos que tornarão as suas ideias e a sua trajetória ainda mais brilhantes!

Gostou do meu artigo sobre como destruir ideias? Então não deixe de ler também meu outro post sobre os 7 aspectos que transformam boas empresas em ótimas!

Referência:

HELZBERG JR., Barnett C. O Que Atraiu Warren Buffett. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2009.