A competência, o caráter e a confiabilidade, segundo Stephen R. Covey, são consequências diretas dos sete hábitos das pessoas altamente eficazes, estudados e caracterizados por ele ao longo de sua carreira.

Para o autor, esses hábitos nos ajudam a modelar quem somos e a alcançar as qualidades essenciais que um líder deve ter para atingir o sucesso dentro de uma empresa.

Mas quais seriam esses valores e como se dá o processo para torná-los parte do nosso dia a dia?

Continue a leitura para conhecer o trabalho de Covey e entender de que forma os sete hábitos das pessoas altamente eficazes podem ajudá-lo no seu desenvolvimento pessoal e profissional!

As qualidades essenciais de um líder

Stephen R. Covey (1932 – 2012) é um escritor americano que nos mostrou, pela primeira vez em 1989, uma nova forma de refletir sobre nosso desenvolvimento pessoal e interpessoal, nos apresentando aos sete hábitos das pessoas altamente eficazes.

Em seu livro “O 8º hábito”, ele volta a debater as qualidades que tornam os líderes eficazes, mostrando que o sucesso está mais próximo de nossos valores que de nosso talento.

Isso acontece porque os sete hábitos são baseados em princípios duradouros e agem ativamente para que sejamos sempre pessoas fortes, equilibradas e altruístas em relação às nossas equipes.

Ou seja, eles interferem diretamente em nosso caráter, moldando a maneira como pensamos, nos portamos e servimos como exemplo para o próximo.

Covey (2005) comprovou a força da integridade na liderança ao realizar uma pesquisa com mais de 54 mil pessoas, que apontaram essa qualidade como a principal em um líder eficaz.

A comunicação e a concentração nas pessoas ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, deixando para trás características como especialização, visão e facilidade na tomada de decisões.

Com isso, o autor afirma que estamos passando por um processo em que os valores começam a ganhar mais destaque na construção de uma empresa de sucesso que as habilidades e o conhecimento técnico.

“No longo prazo, é mais importante o quem somos do que o que aparentamos ser”, declara Covey.

Portanto, quando desenvolvemos caráter e competência fortes, criamos um ambiente baseado na confiança e propício à confiabilidade.

A seguir, veremos quais são os sete hábitos das pessoas altamente eficazes e entenderemos de que forma a sua vivência pode ajudar a modelar o caráter pessoal.  

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e seus paradigmas

Quando estudou e escreveu sobre os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, Covey estruturou os princípios que ajudam a formar o caráter pessoal.

Mais que isso, ele levou em consideração todas as qualidades que nos auxiliam a encontrar o equilíbrio, a formar a integridade e a liderar prezando pelo respeito junto aos colaboradores.

Abaixo, você conhecerá cada um dos sete hábitos e os paradigmas que os acompanham. Confira!

1. Proatividade

O primeiro hábito nos convida a sermos proativos e reconhecer que essa qualidade vai muito além da iniciativa para agir ou tomar decisões.

Quando fala sobre proatividade, Covey destaca que devemos entender a responsabilidade que temos sobre nossa liberdade de escolher e basear nossas decisões em nossos valores, fugindo de situações momentâneas que estão condicionadas ao nosso humor ou circunstâncias desfavoráveis.

A proatividade está ligada ao paradigma da autodeterminação, nos mostrando o poder que as nossas escolhas têm.

2. Identificação de um objetivo principal

Segundo o autor, assim como as equipes e as organizações, nós precisamos ter em mente um objetivo principal que guie nossas ações no dia a dia.

Esse comprometimento com nosso principal propósito é o que rege as nossas escolhas e nos proporciona o foco necessário para seguir na direção certa.

3. Definição de prioridades

Quando definimos o que é o mais importante para nós, somos guiados pelos princípios que mais valorizamos e aprendemos a lidar com as situações adversas de uma forma mais amena, sem deixar que elas interfiram em nossas escolhas.

Portanto, isso nos faz manter o foco e continuar seguindo em direção ao nosso objetivo principal.

4. Pensamentos altruístas

O quarto hábito nos revela a importância de pensar de forma altruísta, cultivando o respeito e buscando o benefício mútuo em todas as nossas relações.

O “Pense Ganha-Ganha”, como é descrito por Covey, nos apresenta a relevância de pensar no “nós”, levando em consideração que nossas escolhas podem ser vantajosas para todos e não só para um lado em particular.

5. Busca pela compreensão

O estabelecimento de uma relação com o próximo começa no momento em que decidimos ouvi-lo e compreendê-lo, criando uma comunicação verdadeira com ele.

O hábito de ficar em silêncio para ouvir efetivamente o outro abre portas para novos aprendizados e informações que podem ser preciosas para nosso próprio crescimento.

Por isso, primeiro devemos compreender para depois sermos compreendidos. Segundo Covey, a eficácia está no equilíbrio entre essas duas ações.

6. Criação de sinergia

O autor destaca que a criação de sinergia com as pessoas que convivemos é a “chave de qualquer equipe ou relacionamento eficaz”.

Isso acontece porque este hábito está diretamente vinculado à união de forças e estruturação de um grupo que se complementa, diluindo as fraquezas individuais.

Junto ao altruísmo e à constante busca pela compreensão, a sinergia forma o paradigma da abundância, enfatizando o respeito, o entendimento e o apreço em relação às diferenças do próximo.

7. Renovação

Por fim, temos a renovação, que nos impulsiona a viver plenamente todos os outros seis hábitos descritos acima.

Covey nos convida a nos renovar constantemente em quatro áreas básicas de nossas vidas: física, social-emocional, mental e espiritual.

Quando visitamos essas quatro áreas regularmente, estamos nos dedicando na busca por novos aprendizados e pelo aprimoramento contínuo.

O sétimo hábito não é, portanto, o fim da linha, mas sim o ponto de partida para um novo ciclo que nos instiga a pensar em nossas escolhas, objetivos, prioridades e relações interpessoais.

Por meio dele, estamos sempre alinhando nossos valores e moldando nosso caráter em busca da eficácia.

Os sete hábitos são, portanto, um processo constante de crescimento e aperfeiçoamento, que deve ser parte do nosso dia a dia, seja em nossa vida pessoal ou no âmbito profissional.

Gostou de conhecer os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes? Então confira também meu outro artigo com os 8 passos para implementar a gestão de mudanças em uma organização!

Referência:

COVEY, Stephen R. O 8º Hábito: Da Eficácia à Grandeza. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2005.