Pode não parecer à primeira vista, mas a relação entre silêncio e aprendizado é muito mais próxima do que podemos pensar.

No dia a dia, é comum que não direcionemos tanto o nosso foco para ações simples como observar, ouvir e dar total atenção à fala do outro, porque estamos sempre prontos para dizer alguma coisa e nos expressar.

Mas o que ainda não entendemos é que a arte de escutar é uma grande fonte de sabedoria e pode ser também um ponto de desenvolvimento em nossas vidas.

Neste artigo, eu trouxe algumas reflexões para ajudá-lo a compreender de que forma se dá a conexão entre silêncio e aprendizado e como o exercício de ouvir outras pessoas pode ser essencial para nosso crescimento pessoal e profissional. Confira!

A incrível relação entre silêncio e aprendizado

Helzberg Jr. (2009) nos apresenta uma ótima reflexão sobre a relação entre silêncio e aprendizado em seu livro “O que atraiu Warren Buffett”.

Quando iniciamos uma conversa com outra pessoa, sempre temos a tendência de falar muito, interromper constantemente e escutar menos do que deveríamos o que ela tem a dizer.

Isso acontece porque, segundo o autor, a ação de ouvir alguém exige mais disciplina do que imaginamos.

Não se trata de uma tarefa simples e nem sempre aprendemos algo novo quando ouvimos o que nossos familiares, amigos ou colegas de trabalho falam, mas há uma grande chance de isso acontecer.

Helzberg Jr. afirma, inclusive, que começou a dominar essa arte de não interromper as pessoas com a tecla mute do telefone.

Com a ajuda deste pequeno mecanismo, ele descobriu como conseguia se controlar para ouvir com mais atenção, dando abertura para que o outro lado falasse livremente.

Pessoalmente essa técnica não se mostrou tão fácil, porque não viemos ao mundo com uma tecla mute.

Mas, a partir de sua própria vigilância, ele conseguiu encontrar métodos que o ajudassem também, como o envio de mensagens para si mesmo nos momentos certos de falar e de escutar.

Mesmo quando ocorre aquele silêncio momentâneo (uma simples pausa para a respiração da outra pessoa ou para o alinhamento de ideias), o autor nos aconselha a controlar nosso impulso de falar.

O aprendizado que ganhamos com esse controle pode, então, nos auxiliar de diversas formas: no desenvolvimento em um primeiro emprego, nas construção de um estilo de liderança melhor e nas nossas relações interpessoais em geral.

Porém, ele só se fará presente de uma maneira efetiva se soubermos abraçar o silêncio nas horas certas e nos mostrarmos dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer.

“Quando nos damos a chance de escutar com atenção sobre as percepções de terceiros, abrimos as portas para recebermos informações que podem ser valiosas para o nosso próprio crescimento.”

As outras pessoas também podem ter algo valioso a compartilhar

É claro que nem tudo o que uma pessoa fala precisa ser considerado correto ou estar alinhado às nossas ideias e opiniões.

Nós podemos discordar, discutir e até refutar o que o outro está dizendo quando não concordamos plenamente.

Entretanto, quando nos damos a chance de escutar com atenção sobre as percepções de terceiros, abrimos as portas para recebermos informações que podem ser valiosas para o nosso próprio crescimento.

Helzberg Jr. destaca que “em termos de habilidade de comunicação, o silêncio é ouro”, porque ele nos permite observar e aprender com o outro.

Com isso, ele nos convida para um desafio muito maior, que é ouvir com imparcialidade sobre o ponto de vista das pessoas com quem conversamos, construindo, assim, a conexão entre silêncio e aprendizado.

Mesmo que as opiniões sejam totalmente distintas da sua, tente escutá-las com atenção, porque, independentemente do posicionamento, aquela pessoa pode estar certa ou pode ajudá-lo a enxergar o mundo de uma maneira diferente e (por que não?) muito melhor.

Se você gostou das reflexões de Helzberg Jr. sobre a relação entre silêncio e aprendizado, compartilhe-as também com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Referência:

HELZBERG JR., Barnett C. O Que Atraiu Warren Buffett. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2009.