Você já deve ter ouvido falar o seguinte: – você pode ser o que quiser, desde que queira muito! Pois é, vale a pena falarmos um pouco sobre isso, porque não é uma verdade absoluta, que pode nos levar a grandes decepções.

Como assim? É algo complexo e simples de se explicar. A maioria das pessoas acredita nessas restrições, mas prefere ficar onde está, pois não se corre o risco de sair da zona de conforto. Trabalha-se em uma empresa que não gosta e fica lá porque conhece os processos, pessoas, cultura, valores e consegue navegar bem por ali, o que não aconteceria se mudasse para uma outra com objetivos mais elevados.

Casamentos e relacionamentos são mantidos na esperança das coisas melhorarem e não melhoraram. Mudar dá muito trabalho, exigindo foco, resiliência, persistência, aprendizado com os erros e tentar, tentar e tentar sem a certeza de que tudo dará certo. Por isso, muitas pessoas desistem no meio do caminho, pois se cansam e perdem a chama da motivação e de um propósito.

Porém, não é à toa que um levantamento feito pela Contabilizei, com base em registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) da Receita Federal, aponta que o Brasil perdeu 427.934 empresas entre micro, pequena, média e grande porte no primeiro semestre de 2023. Estes dados são alarmantes e revelam um cenário crítico no ambiente empresarial. O empreendedorismo, muitas vezes tido como o motor da economia, está enfrentando desafios significativos.

A inspiração e os sonhos são fundamentais, mas e o plano de negócio? Uma análise da concorrência? As situações locais? Tudo precisa ser muito bem planejado, pois as consequências do fracasso podem ser devastadoras.

Por isso, afirmo: mudar dá trabalho.

Quando se pergunta a algumas crianças o que gostariam de ser quando crescerem, muitos dizem ser astronautas. Muito bom! Vamos analisar as situações: onde vivem há boas escolas e faculdades? A família tem recursos para bancar esse projeto? O mesmo raciocínio é adaptável a muitas profissões.

Há um termo muito interessante que dá aquele empurrão aos sonhadores e realizadores: “VAI QUE DÁ!” Significando que  o universo conspira a seu favor, errando, fracassando, levantando, caindo, reconstruindo, refazendo e prosseguindo.

O “vai que dá” é aquela energia interna que diz a você: prossiga, pode ser que dê certo.

Porém, não adianta sonhar grande se esse sonho não couber nas situações de sua vida.

Por isso, afirmamos: se você fizer tudo direitinho, terá uma grande chance de chegar lá. Mas, não se esqueça que nada é garantido.

Vá em frente e acredite!

Você poderá chegar lá sim, mas dá muito trabalho. Lembre-se: o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração.”

Um forte abraço, Wilson Cyrillo