Um ditado secular diz que: – conselho, se fosse bom, seria vendido. Ledo engano…

É preciso diferenciar as várias vertentes de um conselho. Ele pode ser bom, pode ser um ensinamento, ele pode ser um aviso… mas a todo momento, o que se pretende ao aconselhar, é dividir um pouco de sabedoria.

Quando se dá um conselho, também se transmite opinião?

E essa opinião é com diretriz pessoal, ou seja, dotada de achismo?

Para ambas as questões a resposta é SIM! Isso porque são manifestações expressas de saber, é verbalizar o que se pensa.

Com relação ao conselho, é importante tecer algumas considerações. Em primeiro, sempre estará vinculado a uma história de vida; depois, a vivência com resultados por vezes positivos ou negativos, concretizando experiências; em terceiro, a resiliência, a qual cobra adequações comportamentais; em quarto, temos a transição entre a maturidade e a sabedoria.

Numa roda de conversa, houve a seguinte pergunta a uma turma de cinquentões que comemoravam coletivamente o seu aniversário: você quer voltar aos vinte anos? Quase que por unanimidade todos queriam voltar aos vinte, mas com a cabeça dos cinquenta…

Opiniões existem sobre vários conteúdos:  filmes, alimentação, vestuário…

Porém, conselho já é algo mais amplo. É uma situação, por exemplo, de uma entrevista de emprego para a qual, a um amigo, se busca conselhos sobre a empresa. A partir dos conselhos, você traça estratégias que poderão ajudar na conquista da vaga.

No livro Manual de Persuasão do FBI, há uma passagem sobre opinião e conselho. Vamos resumir o conteúdo da história para promovermos reflexões sobre a dicotomia opinião e conselho. É assim: Internet é um território vasto no qual pode-se conhecer pessoas. E nesse território, um professor universitário americano conheceu uma modelo tcheca de 24 anos. Ambos se apaixonaram. Foi marcado um encontro na Bolívia. O professor foi para lá e no local marcado, encontrou uma mala e uma passagem para Bruxelas pois a linda modelo tcheca estaria esperando-o por lá. Ele deveria levar a mala e a passagem já estava paga. Cego de paixão, seguiu o destino instruído pela modelo, levando a mala. Ao passar pelas autoridades portuárias, em solo argentino, constatou-se que na mala havia 2 Kg de cocaína. O professor caiu numa armadilha, foi usado como mula, ficou preso uma boa temporada.

Nessa história, o professor (inocente?) havia recebido previamente, antes de todo transtorno, opinião e conselho de amigos. Uns o incentivaram a encontrar e buscar o amor; outros recomendaram prudência e cautela pois as coisas nem sempre são como parecem.

Em qual desses momentos foi conselho? Qual foi opinião?

Certamente a experiência e sabedoria é a verdadeira essência. Cerque-se de pessoas que possam aconselhá-lo em vários momentos da vida. A felicidade será uma conquista equilibrada e segura.

Pense nisso! Abraços.