Você já parou para pensar sobre qual a importância dos ciclos de vida da sua organização?

No  livro “O 8º hábito  – Da Eficácia à Grandeza”, o autor, Stephen R. Covey, considera a existência de quatro situações que levam uma organização ao fracasso.

Segundo o autor, a primeiro acontece “no plano da representação mental, quando uma boa ideia é simplesmente esmagada por energias negativas, inseguranças e receios”.

A segunda seria relacionada a produção: “quando a boa ideia não é executada  de forma adequada”.  É nesse ponto que a maioria acaba falhando. De acordo com Covey, mais de 90% das organizações falham nesse quesito nos primeiros dois anos de existência.  Ele acrescenta que há um hiato entre “a grande ideia e sua implementação”.

Em terceiro lugar Covey aponta falha na parte gerencial. Em que segundo ele, a produção é institucionalizada de tal maneira que torna possível ” replicar ou duplicar a empresa”, porém o “empreendedor procura fazer tudo sozinho ou então se clonar”. Covey aponta também para a falta de sistemas formais, principalmente relacionados ao fluxo de caixa, que acabam fugindo do controle.

A quarta surge no plano da mudança. Quando há a necessidade de se reinventar para acompanhar e se adaptar as oportunidades e novidades do mercado, mas “fica atolado em sua vida burocrática, suas regras e normas, de modo que não consegue atender e prever as necessidades dos clientes-alvo. ”

A dica do autor para que as organizações sobrevivam e sejam bem- sucedidas é: ” contar com pessoas que tenham qualidades que atendam às necessidades de todos os quatro planos”. Ele acrescenta que ainda mais importante é  a equipe ter respeito mútuo, “de modo que as forças de cada um sejam reconhecidas e utilizadas e suas fraquezas se tornem irrelevantes pelas forças dos demais”.

Podemos notar então, que um bom trabalho em equipe em todas as etapas, é vital para qualquer negócio prosperar.

Pense nisso!

 

Um grande abraço!

 

Referência: Covey, Stephen R. O 8º Hábito Da Eficácia à Grandeza. 5ª edição. Editora Alta Books, 2019