Aprenda a libertar o poder em vendas, seguindo três passos que farão seu negócio mais eficaz.

Apesar do mundo estar enfrentando uma crise de saúde que impacta de maneira negativa a economia,  muitas pessoas estão tentado ver o mau momento como uma oportunidade de empreender.

O Portal do Empreendedor, do Governo Federal, registrou, entre 7 de março e 4 de julho deste ano, mais de dezesseis mil novos microempreendedores no país em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em tempos de isolamento social devido a Covid-19, quem deseja empreender e sobreviver nesse momento difícil deve se preocupar com o relacionamento com o cliente e se reinventar  para impulsionar os negócios.

Para te ajudar a crescer em meio à crise que estamos vivendo, compartilho com vocês dicas do Executive coach, Miguel Gomes, que faz parte do grupo de profissionais, que assim como eu, foram convidados para serem coautores do livro Liberte seu poder 360.

Em sua contribuição para esta obra focada em transformação, Miguel dá dicas valiosas para ajudar a libertar o poder de venda que você tem.

São três passos fáceis de aplicar e que certamente trará resultados significativos para sua vida profissional. São eles: “estabelecer por escrito o seu objetivo em vendas, começar o dia com uma forte mentalização positiva e entender que você não está vendendo nada para seu cliente, apenas o está ajudando a comprar.”

Gomes considera essas três atitudes como “rituais” que devem ser realizados diariamente para se obter sucesso.

Ao longo desse artigo iremos conhecer melhor cada um desses “rituais diários”, que foram testados e aprovados pelo Executive coach, Miguel Gomes, tendo como base a própria experiência do autor, como Coaching para vendedores.

Vendendo mais 

Entenda que quanto maior o número de vendas realizadas maior será o seu faturamento, a sua participação de mercado e, consequentemente, os lucros do seu negócio.

O que posso fazer para mudar um cenário tenebroso?

Se você está se fazendo essa pergunta, pode ficar tranquilo. Neste artigo, vou te ensinar tudo o que você precisa saber para superar este problema. Vamos começar analisando os erros que Gomes elenca como sendo os mais comuns que podem levar ao fracasso:

  • Acreditar que vende serviço ou produto: É importante que você entenda que as pessoas compram algo por ter significado para elas. Por isso você deve compreender o que seu produto ou serviço realmente representa na vida de cada cliente, para que assim consiga inserir o devido valor ao que você oferta.

 

  • Não conhecer  e não ter um relacionamento de verdade o cliente:  Para se ter sucesso em vendas um bom relacionamento com o cliente é fundamental. Reflita! Você de fato conhece seus clientes? O relacionamento com cada um deles é verdadeiro? Você conhece as dores e necessidades do seu cliente? Para solidificar esse relacionamento se esforce para conhecer e despertar os sentimentos que seus clientes anseiam.

 

  • Não dominar tecnicamente o produto que vende e não ter um planejamento de vendas: Gomes (2018) aconselha que se faça “um estudo  aprofundado da carteira de clientes”, pois segundo ele, essa prática “é  fundamental para estabelecer um planejamento altamente competitivo.  Busque reunir o maior número de informações possíveis sobre o comportamento e necessidades de seus clientes, isso ajudará a construir um relacionamento de confiança. Entenda, ter posse de informações relevantes é a base para fazer grandes planejamentos de vendas de sucesso. Usando técnicas de vendas customizadas para cada cliente, você conseguirá saber, por exemplo, sobre quais produtos e preços que poderá oferecer para cada pessoa. Entender como seu cliente se relaciona com o mundo e qual é a automotivação dele te ajudará a aumentar seus resultados de vendas.

Depois de identificar os erros mais prejudiciais agora você está pronto para se aprofundar nos três rituais diários para o sucesso, que mencionamos no início desse artigo. Saiba como incluir cada um deles na sua vida:

“ESTABELEÇA POR ESCRITO O SEU OBJETIVO EM VENDAS”

Ter um objetivo claro e bem definido é fundamental para começar a fazer qualquer coisa a qual se proponha.

Quando você traça um objetivo em vendas e acredita que é capaz de alcançar a meta estipulada, você acaba encontrando uma maneira para conquistar o que deseja.

Ter metas, não é ruim, é importante e motivador.

Defina uma meta pessoal e se concentre nela. Gomes ressalta que a meta deve te desafiar e estar sempre visível para você. Por exemplo, se você sonha em comprar um carro, uma casa ou fazer uma viagem, coloque a meta “como fundo de tela do seu computador, na tela do celular, no espelho do banheiro, um post-it na tela do seu computador, ou seja, mantenha a meta sempre no seu raio de visão”. Ao fazer isso você vai absorvendo a meta de venda necessária e irá ajudar a sua mente a encontrar as estratégias para atingi-la.

“COMECE O DIA COM UMA FORTE MENTALIZAÇÃO POSITIVA”

Gomes destaca um fato: “você constrói o seu resultado baseado nas coisas que você acredita.”  e completa dizendo que: ” se você acredita que seu mercado está em crise e que, por mais que você trabalhe não vai conseguir bons resultados em vendas, você realmente vai vender pouco”. Ou seja, a força do seu pensamento impacta suas ações.

Criar uma mentalização positiva não é difícil, mas requer uma prática diária: antes de começar as suas atividades tente se imaginar em determinadas circunstâncias: atendendo clientes que você almeja, fechando grandes negócios entre outras situações desafiadoras.

Gomes destaca que ao praticar esse exercício de mentalização, você deve prestar atenção aos sentimentos que essa imaginação proporciona a você e quanto mais você praticar ficará mais fácil identificar o sentimento que irá servir de combustível emocional para te  motivar a vender ao longo do dia.

Vale fazer essa prática também quando receber alguma notícia ruim. Isso irá te ajudar a mudar seu estado de espírito, aumentar sua autoestima e te fazer ter uma postura autoconfiante.

Gomes aconselha fazer essa visualização diariamente, antes de visitar cada cliente.

Se você quiser saber mais sobre a necessidade de mudar as suas crenças e agir em momentos de crise, assista esse meu vídeo:

ENTENDA QUE VOCÊ NÃO ESTÁ VENDENDO NADA PARA SEU CLIENTE, APENAS O ESTÁ AJUDANDO A COMPRAR”

Por fim, esse último ritual vai de encontro com o que já discutimos aqui anteriormente, quando falamos sobre os erros mais comuns que levam ao fracasso.  Como já vimos, o cliente compra o que ele acredita que necessita e por isso entender a lógica do seu cliente é fundamental para te ajudar a obter sucesso nas vendas e atingir metas e objetivos.

O cliente deve acreditar que seu produto seja a solução para sanar sua dor ou solucionar o problema que ele quer evitar de ter.

Nem sempre o cliente sabe claramente o que realmente é necessário para resolver seu problema, ele pode procurar de maneira equivocada por determinado produto ou serviço que não irá atender suas expectativas e vai ter uma experiência negativa com a sua marca.

Por isso é importante que você o ajude a identificar a sua real necessidade no momento. Para isso mantenha um bom diálogo, questione e apresente outras opções que irão atender melhor o problema em questão do que aquele que a princípio ele veio procurar.  Conseguindo ajudar o seu cliente, ele não se importará em pagar um pouco a mais, sabendo que suas expectativas serão de fato atendidas.

Se você deseja aprimorar cada vez mais suas habilidades em vendas, não deixe de conferir esses outros dois artigos aqui do blog:

psicologia das vendas

vendedor sniper

 

Referência:

GOMES, Miguel. Liberte seu poder em vendas- venda gelo para esquimó. In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360 graus: transforme todas as áreas da sua vida. São Paulo: Editora Leader, 2018.