Se você têm 60 anos ou mais e está procurando um novo propósito para a sua vida, saiba que nunca é tarde para começar algo novo e realizar seus sonhos.

Nesse artigo vou te mostrar que é possível transformar vidas, realizar grandes feitos e desenvolver  uma carreira de sucesso na maturidade.

MUDANÇA DE POSTURA

Você acha que é tarde para voltar a estudar, aprender um novo idioma ou começar em uma nova profissão?

Se a sua resposta for sim, você está enganado. Sabe por quê?

Porque você é ativo e ainda pode conquistar muitas coisas. Acredite, você é capaz de grandes realizações, nada te impede de mudar de vida, buscar a felicidade e fazer coisas incríveis.

Além do mais, transformar sua vida só depende de você, da sua força de vontade, suas escolhas e atitudes.

Se no passado você não teve oportunidade de estudar ou acabou optando por seguir uma carreira diferente da que sempre sonhou. Pense bem, esse pode ser o momento certo.

O tempo te deu sabedoria, você amadureceu e hoje consegue identificar o que realmente importa. Você têm mais certeza do que de fato almeja.

E a idade não é um fator limitante. Mulheres e homens com mais de 60 anos, e condições de vida diferentes, já foram capazes de grandes feitos, na terceira idade.

EXEMPLOS PARA SE INSPIRAR

No livro Liberte seu poder 360° a coautora, Diva Gonçalves, cita alguns exemplos que inspiram a descobrir novos caminhos depois dos 60 anos.

A Jornalista começa destacando como exemplo de coragem, força de vontade, determinação e transformação: Nelson Mandela.

O líder sul africano e vencedor do prêmio Nobel, assumiu a presidência da África do Sul, aos 76 anos, após muitos anos combatendo o regime de segregação racial. Mesmo tendo sofrido ao longo de 27 anos preso, ele nunca desistiu de lutar. Seus esforços e trabalho foram reconhecidos e ele foi premiado com o Nobel da Paz.

Outro exemplo citado por Gonçalves, é o especialista em Coaching e palestrante motivacional, Brian Tracy, que com mais de 70 anos, tem muita vitalidade, se mantém ativo e contribui de maneira significativa para a formação de liderança empresarial, mundialmente.

Há inúmeros exemplos inspiradores, como: Charles Flint, que criou o grupo IBM aos 61 anos e Harland Sanders, criador da rede de lanchonetes KFC, vendeu a primeira franquia aos 62 anos .

Reflita! como foi para você chegar aos 60 anos?

Eu, por exemplo, decidi não ficar parado, ser útil, me desafiando, renovando, transformando a vida das pessoas. Dediquei grande parte da minha vida estudando e trabalhando com finanças e gestão. Trabalhei por mais de três décadas no Banco do Brasil, cerca de 20 anos como educador corporativo na instituição. Depois voltei a estudar e me aperfeiçoar, adquiri novos conhecimentos e hoje sou Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Além, de assim como eu, ter sido convidada para ser coautora do livro “Liberte seu poder 360°”, a Jornalista Diva Gonçalves, também decidiu adquirir novos conhecimentos e hoje atua como Coach.

Ela afirma que ao chegar aos 60 anos, compreendeu que começaria a ser tratada como idosa pela sociedade. E a partir disso, começou a refletir sobre o que realmente significava chegar a essa idade.

Gonçalves compartilha que, apesar das incertezas, ela decidiu tomar um decisão: se tornar protagonista do seu próprio futuro.

E é exatamente isso que todos devemos fazer.

LONGEVIDADE PROFISSIONAL 

Depois de décadas trabalhando na área de comunicação, a Jornalista chegou em um momento de repensar suas escolhas e se preparar para o que ela denomina como: “longevidade profissional”.

Ela conta que, inicialmente, chegou a avaliar atividades dentro da profissão que ela já seguia. Mas, após ponderar, acabou descartando essa possibilidade. Por fim decidiu que devia “rever conceitos, posicionamentos e tomar decisões”.

Para descobrir com certeza o que queria para a “longevidade profissional”, Gonçalves pensou no que fazia mais sentindo para ela, no seu propósito de vida. E assim ela acabou optando por trabalhar com Coaching.

E assim como a autora, mesmo que você tenha focado sua vida trabalhando por décadas em um único setor, até desempenhando várias funções dentro de uma única profissão ou área de conhecimento, você pode desbravar novas paixões, mudando o rumo da sua vida profissional e quem sabe ser mais feliz.

O importante é se arriscar, saia do comodismo e se aventure, descubra novas habilidades e possibilidades.

A vida sempre nós dá novas oportunidades. Há uma infinidade de caminhos que você pode seguir, por isso antes de se lançar ao novo, é importante fazer uma autoavaliação e entender suas reais necessidades.

Agora na maturidade, tente resgatar sonhos antigos e encontre novos significados para sua vida, se permita perseguir novos objetivos.

Não duvide da sua capacidade de se reinventar, você tem força e energia de sobra para mudar.

O tempo é seu aliado não seu algoz, hoje você tem a capacidade de ter um outro olhar sobre a vida, além de um vasto conhecimento, que pode compartilhar com novas gerações, elas precisam da sua sabedoria e também podem te ensinar. Esteja aberto. Não deixe o medo sabotar a sua felicidade.

Valorize a troca de conhecimento entre gerações.

Se você se sente receoso em relação a mudanças, assista esse vídeo no qual eu falo sobre os tipos mais comuns de medo e como lidar com eles:

E se você gostou desse artigo, vai se interessar também pelas minhas dicas sobre planejamento da aposentadoria .Confira!

Nunca se esqueça que é possível encontrar novas paixões, se reinventar e recomeçar sempre!

 

Referência:

GONÇALVES, Diva. Longevidade profissional: a descoberta de novos caminhos depois dos 60 anos. In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360 graus: transforme todas as áreas da sua vida. São Paulo: Editora Leader, 2018.