É muito comum ouvirmos falar que devemos viver com a cabeça voltada para o presente. Mas o que muitos não dizem é que refletir sobre o futuro pode ser o diferencial para a qualidade das decisões que tomamos agora.

Mais que isso, quando direcionamos nossos pensamentos para as consequências de nossas ações antes mesmo de realizá-las, conseguimos definir prioridades e melhorar a nossa produtividade no dia a dia.

Quer saber como e por que isso acontece?

Então continue a leitura e entenda quais são os benefícios de refletir sobre o futuro para o alcance dos seus objetivos e do seu sucesso!

A importância de refletir sobre o futuro

Tracy (2017) destaca a importante participação das consequências na reflexão sobre as decisões que tomamos em nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Antes de começar uma nova atividade, precisamos saber analisar de que forma ela impactará em nossos resultados e nos objetivos que estabelecemos.

Afinal, qualquer ação que realizamos resulta em uma consequência que pode ser positiva ou negativa para o nosso futuro.

Então, por que não planejar o nosso presente de acordo com o que desejamos alcançar ou contornar a longo prazo?

Planeje o seu presente de acordo com os seus objetivos para o futuro!

Quando avalia os resultados de uma tarefa antes mesmo de executá-la, você fica pronto para descobrir qual é seu próximo desafio e se preparar para ele.

Segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Edward Banfield, cientista político de Harvard, o sucesso pessoal e profissional está mais conectado à “capacidade de perspectiva de longo prazo” que a outros fatores, como educação e nível de inteligência.

O mesmo vale para a gestão de tempo. Quando estruturamos nossas carreiras e outros aspectos da vida com base em acontecimentos futuros, conseguimos definir com mais facilidade quais atividades priorizar e quais decisões tomar.

Por isso, Tracy destaca que refletir sobre o futuro é uma regra de ouro para as pessoas bem-sucedidas que tomam decisões de curto prazo, pois elas têm como base os objetivos que desejam atingir daqui a 10, 15 ou 20 anos.  

Por que a definição de prioridades é tão relevante?

No trabalho ou na sua vida pessoal, a definição de prioridades é um grande diferencial para a qualidade das decisões tomadas no presente.

Quando baseamos nossas tarefas no que é realmente relevante a longo prazo, nos dispomos a gerir nosso próprio tempo com mais eficácia e cumprir com nossas obrigações o quanto antes.

Refletir sobre o futuro para determinar prioridades e executar atividades significa ter motivação para alcançar aquilo que se deseja.

A sua produtividade depende diretamente do quanto você consegue direcionar seu foco para as tarefas que são essenciais para o seu desenvolvimento e ganhos futuros.

Portanto, o segredo é pensar em como as suas ações de curto prazo podem se conectar aos seus objetivos de longo prazo para que você consiga tomar decisões de uma maneira mais precisa.

Sempre há tempo para fazer o mais importante

Tracy cita a Lei da Eficiência Forçada para explicar como podemos nos tornar mais produtivos e tomar melhores decisões no presente:

“Nunca há tempo para fazer tudo, mas sempre há tempo para fazer o mais importante”.

Ou seja, mesmo que tenhamos um prazo muito curto para realizar determinada tarefa, sempre encontraremos tempo para entregá-la se ela for realmente relevante.

Você não consegue multiplicar suas horas para efetuar todas as atividades a tempo, mas pode subtrair aquelas que não são importantes para se dedicar àquilo que realmente faz diferença para a sua vida pessoal ou profissional.

Será que a definição de prazos realmente ajuda?

Pode parecer que não faz tanto sentido à princípio, mas Tracy chama nossa atenção para o que os prazos realmente significam em nossas vidas.

O autor nos diz que, ao contrário do que pensamos, os prazos não são fatores de estímulo e sim, na maioria das vezes, motivos de estresse, erros e retrabalho.

A correria gerada pelos prazos causa ansiedade e, por isso, em muitos casos resulta na necessidade de refazer uma tarefa que poderia ter sido perfeitamente finalizada na primeira vez se não fosse a procrastinação ou o acúmulo de obrigações.  

Para contornar essa situação, é aconselhado que você sempre calcule 20% a mais de tempo em cada atividade para conseguir driblar possíveis erros ou tente terminá-las muito antes do previsto.

Isso aumentará a qualidade do seu trabalho e fará com que você se sinta menos tenso com os prazos.

O foco em atividades mais importantes também pode ser direcionado por três perguntas que estimulam a produtividade:

  1. “Quais das minhas atividades trarão os melhores resultados?”;
  2. “O que só eu posso realizar com qualidade para fazer uma grande diferença?”;
  3. “Neste momento, de que forma posso utilizar meu tempo de maneira mais útil?”.

Quanto mais você conseguir responder a essas três questões de forma precisa, mais se aproximará das suas prioridades e de um gerenciamento de tempo eficaz.

Consequentemente, evitará a procrastinação e impulsionará a sua produtividade no dia a dia.

Com isso, suas entregas profissionais serão mais relevantes para o crescimento da empresa, assim como suas atividades irão refletir diretamente no seu desenvolvimento e no futuro.

Viu como é interessante e importante refletir sobre o futuro? Agora que você já sabe quais são os benefícios dessa prática, vale a pena conferir também algumas dicas para melhorar ainda mais a sua produtividade!

 

Referência:

TRACY, Brian. Comece pelo mais difícil: 21 ótimas maneiras de superar a preguiça e se tornar altamente eficiente e produtivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.