Você acredita que é capaz de conquistar seus objetivos? Antes de responder a essa pergunta, te convido a refletir sobre suas crenças, elas dizem muito sobre seu comportamento e consequentemente sobre o seu sucesso.

Na nossa mente, o poder de decisão fica localizado tanto no subconsciente quanto no nosso consciente. Por tanto, há momentos em que temos pleno domínio das decisões que tomamos e em outras situações não conseguimos controlar algumas emoções, que surgem repentinamente.

Algumas janelas da nossa mente são acessadas, quando certas lembranças e emoções tomam conta de nós, e dominam nossos pensamentos. Essas janelas podem ser “light”, onde ficam armazenadas memórias,  e colaboram através de certos padrões, na identificação de diversos aspectos do cotidiano.

Ao acessar janelas mentais conseguimos recordar, lembrar de dados e situações específicas. Existem janelas, conhecidas como “Killers”, elas são nocivas, e em grande quantidade podem dominar sua mente e fazer de você uma pessoa triste, desmotivada e depressiva.

Quando você se sente incapaz de fazer algo e interioriza isso,  essa crença acaba te impedindo de focar e vencer desafios. Isso acontece, porquê suas janelas foram condicionadas  a te mostrar que você é incompetente, e você começa a acreditar que realmente não é capaz.

As crenças dificilmente conseguem ser modificadas, diferente do que ocorre com a opinião, que é mutável. Existem métodos que ajudam a enfraquecer crenças. Como: questionar, criticar e determinar. E é sobre esses métodos que vamos discutir a partir de agora.

ENFRAQUECENDO CRENÇAS: 

1 – Questione – Quando pensar que não é capaz, acrescente como condicionante o tempo.  O que te fará pensar que: você não é capaz, ainda. Abrindo assim, uma perspectiva de realizar seu objetivo em um determinado prazo.

2 – Critique  – Tenha autocrítica, se você conseguiu fazer tantas outras coisas  ao longo da sua vida, por que não consegue fazer algo novo?

3 – Determine – Estipule, por exemplo, um prazo para a realização de uma tarefa e tente cumprir.

Agindo assim você conseguirá desestruturar crenças negativas, reformulando crenças limitantes.

Para ficar mais claro, vou citar um exemplo do uso dessa metodologia na prática:  Se você tem como crença, não conseguir falar inglês. Questione. Você não consegue falar esse idioma, ainda. Coloque em mente que você pode falar, talvez não nesse momento, mas daqui um tempo, se dedicando com certeza irá conseguir.

Duvide. Você ainda não consegue falar, mas repare o tanto que já aprendeu, você já foi capaz de aprender matemática, português, e muitas outras coisas. Por que não aprenderia inglês?

Se você realmente quer alcançar esse objetivo esteja disposto a se dedicar e determine um prazo, assim você conseguirá direcionar seu foco e alcançar seu objetivo.

O PODER DA AÇÃO

Em seu livro, O poder da Ação (2015), o autor Paulo Vieira destaca três crenças: identidade, capacidade e merecimento.

Vieira (2015) descreve a crença de identidade, como sendo a maneira como o indivíduo se vê. Essa crença faz com que você consiga identificar seus pontos fortes e pontos fracos. O que é muito útil para nortear o que é preciso ser trabalhado em você, para que consiga explorar todo o seu potencial. Essa crença se potencializa quando está alinhada ao autoconhecimento. Você sabe quem você é, e o que pode ser.

Já a crença de capacidade, é definida por Vieira, como o comportamento e atitude de fazer.  Essa crença, está ligada ao que você pode fazer. Se você acredita que não consegue, utilize a metodologia que abordamos para enfraquecer crenças limitantes, critique, duvide, questione e determine.

Por último temos a crença de merecimento, ela ocupa o topo dessa pirâmide de crenças.  Se você possui crenças de identidade e de capacidade fortes, consequentemente você terá uma crença de merecimento forte, o que trará resultados fantásticos para a sua vida.

Se a sua crença de merecimento está baixa, reveja suas crenças de identidade e capacidade, elas provavelmente também estarão fracas. Com isso você estará se auto sabotando, abrindo janelas que te farão pensar que não vai conseguir realizar seus planos, fazendo com que não termine suas atividades, deixando projetos incompletos.

No ano passado estive em uma palestra do prestigiado Coach , Tony Robbins, em São  Paulo, e em breve estarei novamente na presença dele, no Rio de Janeiro. Ele disse algo, que me marcou, e decidi compartilhar com vocês: “Quando você tem crenças fortes, você determina objetivos claros em bem definidos.  A partir disso você parte para a ação e usa suas forças”.

Você pode saber mais, ou recordar quais são essas forças, nesse outro artigo aqui do blog: analise-comportamental-qual-e-o-seu-perfil-profissional, confira!

Com suas forças alinhadas você age, se esforça e se entrega de determinada maneira, que traz como resultado  a conquista de tudo o que deseja.

Objetivos claros e ações geram bons resultados quando alinhados a crenças de identidade, capacidade e merecimento fortes.

Repense e reprograme suas crenças, defina objetivos claros e aja em sintonia com suas forças, com isso você certamente terá sucesso e alcançará os objetivos que tanto almeja.

Referência:

VIEIRA, Paulo. O Poder Da Ação: Faça Sua Vida Sair Do Papel. São paulo: Editora Gente, 2015