Você é feliz no seu casamento?

Nesse artigo vamos refletir sobre questões relacionadas ao casamento e descobrir como construir um relacionamento saudável, feliz e duradouro. Para nos ajudar nessa reflexão acerca do que é necessário para alcançar o sucesso conjugal, iremos usar como base o texto “Casamento: uma decisão poderosa”, escrito pela pedagoga e coach Verônica Tavares Cavalcanti, e que também faz parte do livro “Liberte seu poder 360°”.

A educadora começa o texto fazendo um relato pessoal sobre seus 30 anos em uma relação a dois, e nos convida a refletirmos juntos sobre a decisão de se casar, e tudo o que é preciso para que o relacionamento prospere.

Assim como acontece com muitas pessoas, Verônica relata que sua vida conjugal começou cedo, e que foi preciso superar desafios e conflitos para manter a família unida.

Em sua formação de Coaching a autora teve acesso aos estudos desenvolvidos pelo psicólogo Jonh Gottman e a psicóloga Julie Gottman no laboratório de Pesquisa da Família da Universidade de Washington.

No capítulo que ela escreveu para o livro “Liberte seu poder 360°”, a autora traça um paralelo entre a própria experiência vivenciada em 30 anos de matrimônio e as teorias provenientes das pesquisas realizadas pelos Gottmans no Laboratório do Amor.

Utilizando a base teórico-científica encontrada nos resultados das pesquisas e a experiência adquirida no próprio relacionamento ela se propõe a fazer uma reflexão mais aprofundada sobre a decisão poderosa de se casar.

A autora ressalta que é cientificamente comprovado que os relacionamentos vividos ao longo da vida são um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento humano, tendo influência também na nossa saúde e bem-estar.

Verônica nos lembra de que começamos a nos relacionar com outras pessoas desde o nosso nascimento, questiona se já refletimos sobre a maneira como nos relacionamos e aponta a influência dos nossos primeiros relacionamentos, os quais teriam nos ensinado mecanismo que nos fazem seguir e repetir padrões de comportamento sem que percebêssemos.

A estrutura de organização do relacionamento é evidenciada como sendo a chave para o sucesso dos casamentos.

Cavalcanti também aproveita para destacar que o sucesso à qual ela se refere não está apenas relacionado à duração do relacionamento, mas sobretudo sobre a influência do casamento no bem-estar, satisfação, saúde e felicidade dos envolvidos.

Ela conta que Gottman e sua equipe acompanharam, por mais de 20 anos, no Laboratório do Amor, milhares de recém-casados.

E explica que pesquisas realizadas pelo dr.Gottman  apontam que “os relacionamentos são compostos por três sistemas: o da amizade, o de conflito e o de significado.” Sendo eles organizados de uma maneira que se assemelha a construção de uma casa: com base, paredes e telhado.

Amizade: Segundo Verônica Cavalcanti, nesse sistema podemos encontrar os sentimentos positivos. Sendo responsável pelas “ligações afetivas, a confiança, a cumplicidade e o companheirismo entre casal”, esse sistema pode ser considerado a base de um relacionamento.

Conflito: Esse sistema  é definido pela maneira como o casal lida com as dificuldades que surgem ao longo do relacionamento. Ele se equipara as paredes de uma edificação, sendo necessário para dar suporte ao telhado.

Significado: Já este, assim como o teto de uma casa, confere um propósito. Sendo a razão do relacionamento existir.   

Cavalcanti chama atenção para o sistema que serve como base. De acordo com a autora, a “decisão de casar, de dividir uma vida a dois é iniciada no sistema de amizade”. Ela completa dizendo que “o bom funcionamento desse sistema depende da atitude e decisão do casal em nutrir mais sentimentos positivos do que negativos”.

Por fim ela compartilha mais uma descoberta das pesquisas realizadas no Laboratório do Amor, “quatro atitudes capazes de destruir quaisquer relacionamentos: a defensividade, a obstrução, a criticidade e o desprezo”.

Defensividade: É uma reação ao sentimento de ameaça. Verônica explica que essa atitude surge quando uma das partes se sente criticada ou ameaçada, e devido a isso começa a tentar se justificar em tudo, como uma maneira de se isentar da responsabilidade por suas ações.

Obstrução: Uma das partes tenta bloquear as ações e falas da outra pessoa, se impondo e fazendo parecer ser mais importante que o companheiro.

Criticidade: Essa é uma atitude de reprovação e julgamento que demonstra que desvaloriza a outra pessoa.

Desprezo: Segundo a autora essa é a mais nociva das atitudes, sendo capaz de destruir a autoestima de quem sofre sua agressão.

Por fim, diante de tudo que foi apresentado, Cavalcanti conclui, que com base numa teoria vivenciada no cotidiano de sua própria experiência a dois, ela pode afirmar que “o casamento é uma decisão poderosa para a vida de quem faz essa escolha.”

Reflitam e repensem suas atitudes em seus relacionamentos e decidam fazer com que o amor prevaleça!

 

Referência: CAVALCANTI, Verônica Tavares. Casamento: uma decisão poderosa. In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360 graus: transforme todas as áreas da sua vida. São Paulo: Editora Leader, 2018.