Na hora de fechar uma venda e conquistar um novo cliente, alguns profissionais acabam se destacando mais por meio de competências específicas que os tornam singulares, como é o caso do vendedor sniper.

Esse estilo de venda, que vai muito além de técnicas e metodologias, trabalha com habilidades que, se bem desenvolvidas, são capazes de gerar melhorias contínuas no desempenho e alavancar os resultados de forma significativa.

Neste artigo, você vai entender quem é o vendedor sniper e quais são os atributos e forças que ele utiliza para alcançar o sucesso na profissão. Confira!

Vendedor sniper: a precisão na hora de acertar o alvo e fechar a venda

Você deve estar se perguntando por que a palavra sniper entrou nesse texto como um adjetivo para designar uma categoria de vendedores de sucesso.

Afinal, em inglês, a palavra sniper significa franco-atirador: o profissional treinado para acertar um alvo com alta precisão a partir de um único tiro.

Mas no mundo dos negócios ela forma uma sigla com um conceito um pouco diferente: Soluções de Negócios Integradas para Performance, Engajamento e Resultados.

Quando associada à área de vendas, as soluções dizem respeito ao desenvolvimento de vendedores de elite que sempre acertam os alvos.

Ou seja, trata-se de profissionais que mantêm o foco em objetivos claros, comprometem-se com suas estratégias e sabem o momento certo de entrar em ação para fechar uma venda.

Segundo Matta e Victoria (2016), são essas características que fazem com que 20% dos vendedores sejam realmente bem-sucedidos enquanto os outros 80% obtêm apenas resultados razoáveis.

Afinal, é fácil ter acesso aos processos e habilidades básicas para atuar na área de vendas, mas não é tão simples assim encontrar o verdadeiro diferencial da profissão: a atitude.

Os esforços do vendedor sniper estão sempre voltados para a atitude, porque é ela que fará com que ele acerte o alvo a cada nova oportunidade de conquistar um cliente.

Os autores destacam, ainda, que apenas 1% dos vendedores possuem esse comportamento e dominam a arte de agir no momento certo sem hesitar.

Mas isso não precisa ser um problema para os demais, uma vez que a atitude pode fazer parte da vida de qualquer pessoa, desde que haja disposição para aprender e se desenvolver.

O perfil do vendedor sniper

O profissional conhecido como vendedor sniper pensa e age a partir de um perfil muito específico que se caracteriza, principalmente, pela precisão e o planejamento antes de tomar qualquer decisão.

De acordo com Matta e Victoria, esse perfil pode ser desenvolvido por atributos que permitem o aumento dos níveis de desempenho e performance. São eles:

  • ter uma missão motivadora e objetivos claros que direcionem suas ações para suas prioridades, fazendo com que ele alcance uma alta performance por meio da visualização do futuro desejado;
  • desenvolver a flexibilidade psicológica para se adaptar a situações desafiadoras ou adversas, “reprogramando” o cérebro para caminhos mais saudáveis, eficazes e estratégicos;
  • manter o foco em metas e objetivos que o ajudem a alcançar os resultados esperados, evitando que distrações ou tarefas menos importantes se tornem barreiras para a alta performance;
  • empreender ações eficazes para atingir os objetivos determinados e garantir a eficácia de seus resultados, mantendo a disciplina, persistência e alinhamento com seus interesses maiores.

Esses atributos são complementares e permitem que o vendedor sniper planeje bem seus planos de ação para que atinja seus objetivos, lide bem com diferentes situações e evite que distrações se tornem obstáculos ao longo do processo.

“O profissional conhecido como vendedor sniper pensa e age a partir de um perfil muito específico que se caracteriza, principalmente, pela precisão e o planejamento antes de tomar qualquer decisão”.

Forças que movem as ações do vendedor sniper

Não são apenas os atributos citados acima que contribuem para o desenvolvimento de um vendedor sniper.

Matta e Victoria destacam que uma das características principais desse perfil de vendedor é a sua facilidade em reconhecer suas próprias virtudes e forças para utilizá-las em seu planejamento e ações.

Esse uso das forças, segundo os autores, também se relaciona diretamente a níveis mais altos de autoeficácia, autoestima, energia e vitalidade.

Com isso, fica claro que os vendedores que sabem aproveitar esses pontos positivos estão mais próximos do alcance do sucesso, da realização e da satisfação em relação aos resultados atingidos.

Neal Mayerson, fundador do VIA Institute on Character, e Martin Seligman, especialista em psicologia positiva, realizaram um estudo com mais de um milhão de pessoas para entender como funcionam as características positivas dos seres humanos e de que forma elas podem ser usadas na busca por uma melhoria de vida.

A partir dessa pesquisa, foram identificadas seis virtudes e 24 forças de caráter que se associam a elas e são comuns a todas as pessoas, mesmo que se manifestem de formas diferentes em cada uma delas.

Dessas forças, utilizamos cinco com mais frequência, que variam de acordo com a personalidade de cada um e são conhecidas como forças de assinatura ou superiores.

Conheça cada uma das seis virtudes descobertas por Mayerson e Seligman e as forças que estão atreladas a elas.

1. Forças da sabedoria e do conhecimento

A primeira virtude apontada na pesquisa inclui elementos relacionados à aquisição e uso de informações para obter uma vida melhor, desenvolvendo o capital intelectual e psicológico do vendedor sniper.

A sabedoria e o conhecimento fazem com que esses profissionais sejam mais sensíveis culturalmente e aprendam facilmente com colegas, clientes e colaboradores de outros contextos culturais.

Segundo Matta e Victoria, snipers que usam as forças da sabedoria e do conhecimento conseguem liderar, interagir e negociar com mais facilidade e eficácia que os demais.

As forças que acompanham essa virtude são:

  • criatividade: quando o sniper pensa “fora da caixinha” e tem ideias originais, ele consegue gerar soluções inovadoras e aprimorar sua performance enquanto vendedor;
  • curiosidade: com essa força, o vendedor sniper se abre a novas experiências, busca outras formas de aprendizado e, com isso, amplia seu intelecto, melhorando seu desempenho;
  • mente aberta: faz com que o profissional deixe de ser limitado pelas próprias crenças, avalie as situações com mais precisão e tenha mais equilíbrio na hora de tomar uma decisão;
  • amor ao aprendizado: o vendedor sniper se mostra mais disposto a aprender e se desenvolver e, por isso, consegue aprimorar sua performance e naturalmente fortalecer suas competências;
  • perspectiva: trata-se de um vendedor que possui visão sistêmica, planejando com eficácia, identificando com clareza cada passo que deve ser dado e direcionando com mais facilidade suas ações para os resultados finais.

2. Forças de coragem

A coragem é a virtude que nos estimula a atingir objetivos, mesmo que os desafios se façam presentes em todo o caminho.

Suas forças estão atreladas ao ato de enfrentar seus obstáculos, mesmo que pareça mais fácil e confortável se manter por meio de decisões seguras.

Para um vendedor sniper, essa virtude significa a superação de barreiras na hora de fechar uma venda, por exemplo.

As forças que estão atreladas à coragem são:

  • bravura: o vendedor sniper possui o controle sobre o seu medo e consegue agir mesmo diante de situações de risco, dificuldades ou ameaças, sejam elas físicas ou emocionais;
  • persistência: trata-se de driblar os obstáculos e não deixar que as dificuldades se tornem fatores de desânimo, reformulando estratégias (sempre que preciso) em busca do objetivo final;
  • integridade: o sniper que possui essa força preza por seus próprios valores, pela honestidade e transparência, tornando-se uma pessoa confiável aos olhos de seus clientes;
  • vitalidade: também conhecida como zest, é uma força que desperta o carisma e o entusiasmo, fazendo com que os vendedores sejam cativantes e, consequentemente, influenciadores.

3. Forças da humanidade

A virtude da humanidade é uma das mais importantes quando falamos sobre relações interpessoais e criação de conexões com o próximo.

Por isso, as forças relacionadas a essa terceira virtude estão sempre voltadas para a empatia e a facilidade que o vendedor sniper tem de manter vínculos com seus clientes ou parceiros de trabalho.

Conheça cada uma dessas forças que compõem a humanidade:

  • amor: ajuda a criar conexões emocionais com as pessoas com as quais deve trabalhar, contribuindo para a formação de relações mais sólidas e benéficas;
  • bondade: essa força faz com que o vendedor sniper se preocupe verdadeiramente com o bem-estar e as necessidades de seu cliente, procurando formas de gerar valor para ele por meio da venda;
  • inteligência social: trata-se da capacidade de gerenciar os próprios sentimentos e interpretar o comportamento dos outros de uma maneira mais aprofundada, comunicando-se de uma forma cuidadosa e eficaz.

4. Forças da justiça

A justiça mobiliza forças que fazem com que o vendedor sniper seja conhecido por sua honestidade ao buscar negociações que sejam boas para todas as partes envolvidas.

A credibilidade e o respeito movem o seu trabalho, fazendo com que ele se torne um profissional confiável aos olhos de seus clientes. Confira quais são as forças que o estimulam:

  • cidadania: faz do vendedor sniper um profissional leal, que sabe trabalhar em equipe e possui um senso de dever aguçado;
  • equidade: em seu ambiente de trabalho, esse vendedor não faz distinção entre pessoas, tratando a todos de uma maneira similar e sem preconceitos;
  • liderança: caracteriza um profissional que sabe como guiar os seus colaboradores por meio do exemplo, gerando transformações em sua volta e tornando o dia a dia mais desafiador e estimulante.

5. Forças de temperança

Trata-se de uma virtude que gera o equilíbrio na vida das pessoas, evitando que elas se excedam em dois extremos muito perigosos: a autoindulgência e a insensibilidade.

Um vendedor de elite não pode “tapar o sol com a peneira” a todo momento quando se trata de seus próprios erros e nem isolar suas emoções com frequência.

Por isso, a moderação se faz necessária para que ele tenha um bom desempenho e se torne um profissional confiável aos olhos de seus clientes.

As forças da temperança são:

  • humildade e modéstia: duas forças essenciais para que o vendedor sniper não busque apenas a fama e saiba como dividir suas conquistas, entendendo a importância do envolvimento de outras pessoas em seu sucesso;
  • prudência: trata-se de uma importante companheira de quem faz escolhas inteligentes, sempre avaliando os riscos e medindo as consequências de suas ações;
  • autorregulação: quando possui essa força em sua assinatura, o sniper consegue assumir o controle de sua própria vida, gerenciando seus sentimentos e comportamentos;
  • perdão e misericórdia: o exercício do perdão ajuda o vendedor sniper a lidar melhor com situações adversas em sua rotina, uma vez que ajuda a reduzir alguns fatores negativos para seu desempenho, como o nervosismo e a desesperança.

6. Forças da transcendência

Por fim, chegamos à virtude que nos ajuda a buscar um sentido para nossas vidas, entendendo qual é a nossa conexão com o universo e o propósito que procuramos.

Para o vendedor sniper, essa virtude traz forças que o ajudam a desempenhar a missão que estabeleceu para sua carreira. São elas:

  • apreciação da beleza e da excelência: foca na facilidade de reconhecer e admirar os talentos e habilidades de outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes;
  • gratidão: força essencial para o desenvolvimento de sentimentos positivos que ajudam a fortalecer laços e relacionamentos, gerando confiança entre as partes;
  • esperança: torna o vendedor sniper mais entusiasmado com seu trabalho e resultados, fazendo com que ele se torne mais confiante e saiba aproveitar melhor as oportunidades que surgem em seu caminho;
  • humor: trata-se de um grande facilitador da criação de vínculos com os clientes e redutor de estresse, tornando o cotidiano mais leve e animado;
  • espiritualidade: a última das forças permite que o vendedor sniper encontre um sentido para o que está buscando e entenda que a fé pode ser uma fonte inesgotável de energia para que ele consiga superar desafios e a alcançar o sucesso.

A importância do autoconhecimento e do autocontrole

Matta e Victoria destacam que todas as 24 forças estudadas por Mayerson e Seligman são consideradas universais, fazendo parte de todas as comunidades do mundo.

A diferença está em um pequeno detalhe: cada pessoa manifesta e compreende suas forças de formas distintas e únicas.

Quando refletimos sobre nossas virtudes e começamos a trabalhar nossas forças, abrimos portas para que o nosso trabalho seja desenvolvido com muito mais eficácia.

Afinal, a busca por desenvolvimento faz com que procuremos um plano de ação que esteja alinhado ao nosso propósito e ao caminho que desejamos percorrer em direção ao sucesso.

Para o vendedor sniper, a criação de uma estratégia exige não só o autoconhecimento, como também o controle de outras áreas que afetam diretamente em seu desempenho.

Ele precisa saber como gerenciar o próprio tempo, balancear a profissão com momentos de descanso e desenvolver a autoeficácia para alcançar a missão que desenvolveu para si mesmo.

Com o total controle desses fatores e de suas forças, um bom vendedor consegue se tornar facilmente um profissional de elite, trabalhando com estratégia para atingir todos os alvos com eficácia e atitude.

E então, você consegue identificar quais forças mais se destacam em sua personalidade e quais ainda precisa desenvolver para se tornar um vendedor sniper? Deixe seu comentário abaixo!

Referência:

MATTA, Villela da. VICTORIA, Flora. Sniper – O Vendedor que Sempre Acerta o Alvo. In: TRACY, Brian. Estratégias Avançadas de Vendas. São Paulo: SBCOACHING Editora, 2016.