Como você se sente quando precisa falar em público?
Você é do time de pessoas que costumam ficar nervosas e até mesmo apavoradas, ou é mais desinibido e costuma lidar melhor com esse tipo de situação?
É importante ressaltar que não só perder o medo de encarar a plateia é importante, como também saber como comunicar e atingir seus objetivos através da mensagem que deseja passar.
Se você observar o mundo atual, irá perceber que uma boa oratória é essencial para ajudar a se posicionar sobre assuntos profissionais e pessoais.
Novas tecnologias estão sendo cada vez mais exploradas, facilitando a comunicação nesse período pandêmico.
Com o aumento do uso de redes sociais ficamos cada vez mais expostos, e a maneira como nos comunicamos se destaca.
Aprenda a desenvolver a habilidade de falar em público.
A advogada e palestrante, Juliana Chinem, assim como eu, é coautora do livro “Liberte seu poder 360º”. Em sua contribuição para esta obra, ela apresenta algumas ferramentas de Coaching para ajudar a desenvolver a oratória.
Segundo Chinem, se essas ferramentas forem utilizadas no momento certo tornam “possível planejar e fazer uma apresentação inesquecível para o seu público, que certamente ficará gravada na memória de todos, ajudando a estabelecer o seu posicionamento e reforçando o legado deixado, seja qual for o tema.”
A seguir iremos analisar os principais passos e práticas indicadas por Chinem para se comunicar bem e conseguir ter uma apresentação bem- sucedida:
Introdução: Ao fazer uma breve apresentação do que será exposto, a primeira dica é se atentar a importância de começar de maneira impactante, assim você ganhará a confiança do seu público. Faça um planejamento para conseguir prender a atenção dos expectadores em poucos segundos.
Para fazer isso, a técnica de Coaching sugerida por Chinem é usar o “ensaio mental”, a fim de “projetar todos os movimentos que estarão envolvidos , trabalhando a fala de abertura, a sua própria apresentação, a reação da plateia, o sentimento de energia, entusiasmo e autoridade para falar sobre o tema.” conferindo assim uma maior segurança a você.
Contexto: Aqui você mostra o porque do assunto ser relevante. Você deve dominar o assunto, e o conteúdo precisa ser atual. Seja criativo, mas tente não improvisar.
Conceitos principais: As informações devem ser alinhadas e coletadas para embasar o assunto que será abordado. Pesquise, levante dados e se prepare bem em relação ao tema escolhido.
Para te ajudar a desenvolver um bom conteúdo, Juliana sugere a utilização da ferramenta “SWOT”, que segundo ela serve para “determinar os pontos que serão abordados com base na sua experiência e expertise sobre o assunto. ” Essa ferramenta é uma técnica de planejamento que te ajuda a identificar seus pontos fortes e fracos e se posicionar de maneira estratégica.
Implicações práticas: É importante fazer a plateia refletir sobre o tema abordado. Procure novos ângulos para explorar, envolva e desperte o interesse da plateia fazendo links com temas que estão em alta no momento.
Uma dica de Chinem para dar um suporte à apresentação, é pensar nos recursos audiovisuais disponíveis e utilizá-los. Só não se exceda, use como apoio quando for realmente necessário. Eles precisam conter informações relevantes e que consigam ser lembradas.
Utilize também estudos estatísticos. Dados técnicos, de fontes confiáveis, conferem uma maior credibilidade e ajudam a persuadir o público. Só não se esqueça de traduzir para uma linguagem mais fácil de ser compreendida e verificar se realmente é pertinente e se acrescenta ao que está sendo abordado.
Por fim, se dedique a manter uma conexão com a plateia. Juliana afirma: “Ao fazer um bom rapport, que é uma técnica constantemente trabalhada no Coaching, será possível criar e manter uma aproximação com a audiência, seja qual for o tempo disponível para a sua apresentação. ”
Algumas dicas são: chegar mais cedo e tentar estabelecer contato com as pessoas presentes, olhar no olho das pessoas da plateia e encontrar a aprovação em relação ao tema, fazer muitas perguntas, utilizar histórias para ajudar o público a se identificar com o que está sendo dito, demonstrar um interesse verdadeiro, tentando entender e ajudando a encontrar uma resposta.
Conclusão: Faça com que reflitam, convide a plateia a realizar uma ação , fazer algo diferente e mudar o mindset.
Para finalizar, Chinem, aponta que o “respeito, gentileza e seriedade são alguns ingredientes que ajudam o orador diante do seu público.” Não deixe de passar emoção, se atente a sua linguagem corporal e seu tom de voz. Se doe a seus ouvintes. Não divague, mantenha o foco no que interessa e seja objetivo. Aproveite o precioso tempo que sua plateia está te dando, use o de maneira sábia e o utilize da melhor maneira possível. Motive, emocione, faça a plateia se empolgar e desperte em cada um a vontade de ser melhor.
Pense nisso e coloque em prática!
Um grande abraço!
Referência: CHINEM, Juliana. Coaching + Oratória . In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360 graus: transforme todas as áreas da sua vida. São Paulo: Editora Leader, 2018.