Quem me acompanha sabe que fui convidado para ser coautor do livro “Liberte seu poder 360°”. Essa obra reuni 23 profissionais que dividem seus conhecimentos sobre como transformar diversas áreas da vida: profissional, intelectual, financeiro, familiar, relacionamentos, lazer, saúde e espiritualidade.
Selecionei alguns dos assuntos abordados nesse livro para debatermos aqui no blog, apresentando um pouco do trabalho desenvolvido pelos meus colegas.
No artigo de hoje vamos abordar diferentes tipos de relacionamentos e como lidar com eles.
Já falamos aqui no blog sobre como conviver com pessoas difíceis
Sempre é importante refletirmos sobre a maneira como nos relacionamos, tanto com a gente mesmo quanto com os outros, pois isso transforma a vida de diversas maneiras.
Tomando como base o capítulo escrito pela Coach Daniela Santana, iremos destacar o relacionamento interpessoal.
A autora destaca que “o ato de se relacionar não e é somente com o mundo externo, e sim com o seu mundo interior, é a maneira de aceitar a vida, de olhar para dentro”.
Santana explica que o relacionamento interpessoal “envolve o autoconhecimento, a consciência, as emoções, o sentimento, a clareza, o amor próprio, entre outros”.
Ela acrescenta que além de ter amor próprio e consciência sobre quem de fato é você, é importante ter autoestima para promover uma boa convivência com você mesmo.
Entre os tópicos abordados no capítulo, a autora fala sobre relacionamento abusivo.
O relacionamento abusivo é bem mais comum do que se imagina, infelizmente muitas pessoas que vivem esse tipo de relacionamento nocivo demoram a reconhecê-lo.
Geralmente costumamos associar o relacionamento abusivo a relacionamento conjugais, mas ele não se limita só aos casais, estando presente também nas amizades.
Santana destaca três sinais que ajudam a reconhecer uma pessoa abusiva:
1- Ciúme e possessão: Te vê com uma propriedade e tem ciúme excessivo de tudo e de todos a sua volta.
2- Falsas promessas: Age de maneira diferente do que fala e muda de humor constantemente, se desculpando e se mostrando amável após o abuso.
3- Superioridade: Pessoas abusivas geralmente são inseguras e te tratar mal, como gritar com você, xingar e falar para os outros que você está errado(a) faz ela ou ele se sentir melhor consigo mesmo.
No capítulo “Relacionamento interpessoal: o eu, o outro e o entre”, do livro Liberte ser poder 360°, além de discorrer sobre relacionamento abusivo, a autora Daniela Santana fala também sobre relacionamento amoroso e relacionamento familiar.
Relacionamento amoroso
Consiste em uma relação íntima entre pessoas que se amam e possuem sua própria individualidade. As experiências, vivencias e características especificas de cada indivíduo geram conflitos. Para ter harmonia é necessário buscar entender o parceiro e a si mesmo.
Para ajudar a promover o bom convívio Santana dá algumas dicas: prezar pela intimidade, ser sincero, respeitar as diferenças, ser comprometido com o relacionamento e compartilhar sentimentos.
Relacionamento familiar
Nesse tópico a autora afirma que “muito do que somos vem desencadeado de experiências vividas na nossa infância”. Assim como muitos conflitos e experiências vividas na adolescência contribuem para formação do indivíduo.
Santana destaca que essas vivencias da infância e da adolescência que nos influência, tendo impacto no nosso presente, podem ser ressignificadas com algumas ações: Primeiro considere que a pessoa que de alguma maneira fez algo que te fez mal no passado não tinha intenção ou clareza de agir dessa forma, o que acontece geralmente no relacionamento com os pais. Entenda que o que te fez mal já aconteceu e não é sua culpa, não tente esquecê-lo, mas sim o superar, tenha clareza de que você não irá permitir que ocorra novamente. Outra atitude que você deve ter é acreditar na força do amor, esse sentimento tem poder para transformar e fazer evoluir. E por fim deseje de verdade a felicidade de quem te atingiu.
Pilares emocionais
Para encerrar o capítulo a autora apresenta “sete pilares emocionais para ter relacionamentos saudáveis, são eles:
1- Amor próprio: Está relacionado a autoestima, autoconfiança e autoaceitação.
2- Respeito: Aceite as diferenças e além de respeitar o outro aceite, valorize e respeite a você mesmo.
3- Não mentir: A mentira não deve se torna rotina. Tenha cuidado pois por menor que seja ao ser descoberta ela destrói a confiança e abala a credibilidade
4- Não ter medo: Supere as dúvidas para enfrentar o medo. Não permita que o medo crie barreiras e não deixe que ele te impeça de se relacionar.
5 – Comunicação: Se você deseja que seus relacionamentos durem mais, comece a se abrir mais, a outra pessoa não tem o poder de adivinhar o que o que você está pensando.
6- Competição: Ser arrogante e egoísta comparando ou competindo em relacionamentos afasta pessoas que realmente valem a pena e faz com que você se torne uma pessoa solitária.
7 -Indiferença : Demonstrar descaso, ter falta de atenção e falta de interesse passam uma mensagem de que a outra pessoa não é importante, e que você não faz questão da presença dela. Para evitar isso se atente maneira como você age e não trate o outro como não gostaria que te tratassem.
Por fim Daniela Santana conclui que é importante “mudar seus hábitos, seus pensamentos, seus comportamentos e ir à luta, persistir e insistir até que você consiga”. Ela considera que esse conjunto de atitudes é o principal segredo para se relacionar melhor.
Além, é claro, de um artigo sobre o assunto que escrevi para o livro “Liberte seu poder 360°”, planejamento da aposentadoria , outro artigo muito interessante que publiquei anteriormente aqui no blog, sobre o poder dos pensamentos , também foi baseado em um dos capítulos desse livro colaborativo.
Espero que tenha gostado desse texto, continue acompanhando que em breve trarei alguns outros assuntos abordados no livro “liberte seu poder 360″ , para refletir e saber como transformar diferentes áreas da vida. Eu indico a leitura desse livro, caso queira adquiri-lo tenho certeza que não vai se arrepender, é uma obra diversificada e muito completa que com certeza irá ajudar no seu desenvolvimento.
Referência:
SANTANA, Daniela. Relacionamento interpessoal: o eu, o outro e o entre. In: ROMA, Andréia. MORAIS, Patrícia. Liberte seu poder 360 graus: transforme todas as áreas da sua vida. São Paulo: Editora Leader, 2018.