Imagine poder avaliar o nível de satisfação atual em relação a cada área de sua vida!  Acompanhe esse artigo, que te mostrarei como isso é possível, utilizando uma ferramenta simples chamada “Roda da Vida” .

Em um artigo publicado no livro “Liberte Seu Poder 360º” (2018),  do qual também sou coautor, o também coach, Marcos Antônio Menezes de França,  analisou o grau de satisfação nos diferentes campos da vida: Pessoal, profissional, relacionamentos, qualidade de vida.

Tomando como base a análise de França (2018), vamos começar avaliando nossas vidas no campo pessoal.

Saúde e disposição: 

Atualmente presenciamos cada vez mais a procura por um estilo de vida saudável . Mesmo assim muitos acabam adoecendo, por isso se faz necessário conseguir identificar as possíveis causas.

Como anda a sua disposição para o trabalho e para  qualquer outra tarefa que você se propõe a executar?   Tente descobrir o que mais te incomoda  no ambiente profissional, e também fora dele.

É importante se atentar a fatores  que levam a sua indisposição. Saber se está relacionada a uma questão física  ou se tem a ver com descontentamentos ao seu redor.

Se a rotina de trabalho começa a se tornar um fardo, significa que algo anda te afetando. Pode ser relacionado a convivência  com o seu chefe, e demais colegas.  Você talvez esteja se sentido desvalorizado, incompreendido, inseguro.

Para melhorar essa situação, você deve identificar o que anda te incomodando e refletir sobre as mudanças que precisam ser feitas, para transformar o ambiente e melhorar sua existência.

Não deixe de cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental.  Sensações e emoções corriqueiras nos dão pistas e  ajudam a compreender como anda o nosso estado mental.

Desenvolvimento Intelectual: 

Se questione em relação a seus conhecimentos. O que você sabe  por exemplo, em relação a vida?  Pense sobre o quanto você usa do seu intelecto e como o utiliza.  Como você contribui com  a sociedade? O que aprendeu na escola, e na vida? Como você aplica o que sabe, como toma decisões ? Enfim, é importante refletir sobre como você utiliza sua capacidade intelectual, tudo o que aprendeu,  para resolver problemas e assim ser mais feliz.

Equilíbrio emocional: 

Controlar as emoções é se dúvida um grande desafio, e requer o uso da inteligência emocional, aliada a um diálogo interno. Tente perceber suas reações em determinadas situações.

Quando você se encontra em uma situação de conflito, tente perceber sinais físicos que alertam que não estamos bem, como: mãos suadas, garganta seca estômago embrulhado, entre outros.  Fique atento também a determinadas situações que demonstram que você está perdendo o controle, como por exemplo, elevar o tom de voz.  Esses sinais e ações  nos ajudam a identificar o que estamos sentindo no momento.

Se conseguirmos controlar nossas emoções, isso  irá se refletir em decisões mais acertadas e no entendimento do outro.

Depois de analisarmos o campo pessoal, te pergunto como anda sua vida profissional?

Realização e Propósito: 

Costumamos sonhar e estipular metas para nossas vidas. Quais sonhos de infância você conseguiu realizar? Seus objetivos da época da faculdade ainda são os mesmo? O que você conquistou, é o que sempre pensou que estaria no seu destino, ou seus planos mudaram ao longo do caminho? Até aonde chegou, e  aonde você gostaria de chegar?

Quando crescemos nossos sonhos se tornam propósitos racionais, plausíveis de se realizarem. Pense no que você deseja, e o que falta ou quanto falta para alcançar.

Ao entender em que ponto de realizar seus sonhos você está, você saberá quais estratégias deverá empregar, em que desafios focar,  e o quanto deverá se comprometer, colocando mais determinação para chegar aonde deseja.

Recursos financeiros:  

Muito difícil encontrar quem esteja satisfeito com o salário que recebe. Isso acontece, porque sempre queremos mais, nunca estamos satisfeitos.

Essa insatisfação, é parte do que move as pessoas na busca de conquistas materiais.

Pense, o quanto seria suficiente para você? A resposta não costuma ser fácil. Pois realmente é difícil mensurar  o quanto seria suficiente para resolver problemas, arcar com despesas e manter o padrão que tanto deseja nesse momento da sua vida.

Por isso mude seu foco para estratégias que você pode traçar e metas para alcançar o que deseja, trabalhando com o que realmente gosta,  e te faz feliz.

Contribuição Social: 

O que você acredita ser a sua missão nessa vida? E o que você tem feito em relação a isso?

O que você tem feito, sem interesse, pelo outro? Reflita, e perceberá que pode fazer muito mais em favor dos outros.

Ajudar os outros, é fácil, e barato. E a recompensa, de ajudar o mundo a ser um lugar melhor, é enorme.

Iremos falar agora de relacionamentos:  

Família:  

Cada membro de uma família possue uma visão muito própria sobre a vida.  Devido a isso devemos tentar compreender e perdoar, para assim ter uma boa convivência.  Apesar de se imaginarem como iguais, por possuírem laços de sangue, as  divergências existem, e a maneira como você lida com as diferenças contribui para a sua relação familiar ser boa ou ruim.

Relacionamento amoroso: 

Assim como acontece na convivência com parentes, parceiros amorosos também possuem qualidades e defeitos distintos.

Quando duas pessoas se unem para viver um relacionamento amoroso, as chances de dar errado são até maiores do que de dar certo. Isso porquê o que conta é a capacidade de se adaptar, de ceder e de respeitar a opinião do outro.

Brigas e discussões fazem parte, mas o importante é conseguir se reconciliar, desculpar sem guardar mágoas.   Por isso tente manter a calma e analise de onde surgiu o problema. Qual a relevância desse problema?

Tente perceber se as alegrais são maiores que as tristezas, ou se você anda ficando mais aborrecido do que alegre ao lado dessa pessoa. E por fim, se pergunte esse relacionamento está realmente valendo a pena? E siga em frente.

Vida social: 

Como seria a sua vida se você vivesse isolado? Difícil de imaginar, não é mesmo?

Pense, quantas amizades você conquistou ao longo da vida? No trabalho, escola, faculdade…

E reflita sobre quantos parceiros, sócios, clientes e amigos fazem parte da sua vida. Isso te dará uma dimensão do quanto a vida social é importante, e reflete de maneira positiva em diferentes áreas da sua vida, como por exemplo, na sua carreira.

Você tem dedicado quanto tempo para a sua vida social?

Tente organizar seu tempo para conseguir socializar, você só terá a ganhar e assim conseguirá alcançar seus objetivos.

Te pergunto agora, como anda sua vida no campo da Qualidade de Vida?

Hobby e diversão: 

Na vida é preciso equilibrar o trabalho com o lazer. Se faz necessário, separar um tempo na correria do dia a dia, para fazer coisas que lhe dão prazer, e assim conseguir relaxar um pouco, fazendo com que a vida seja mai leve. Esse equilíbrio com certeza fará de você uma pessoa mais feliz.

Plenitude e felicidade:

Você sabe o quanto você é feliz?

Pense em tudo o que você possui. Você tem uma família e pessoas que te amam? Tem aonde morar e o que comer?  Você está trabalhando, ou procurando um emprego? Quais são as suas perspectivas? Do que você se orgulha?

Agora pensa nas respostas dessas perguntas e baseadas nelas tente medir seu grau de felicidade. Siga em frente, comprometido consigo mesmo em alcançar a felicidade.

Espiritualidade: 

Você costuma agradecer as bênçãos que recebe? Pare, pense e analise a sua vida. Você verá que tem motivos de sobra para agradecer ao seu Deus.

Espiritualidade não necessariamente tem a ver com religiosidade.  Trata- se da sua relação com um ser ou força superior e transcendental. E principalmente, espiritualidade está relacionada ao quanto você é grato.

Vantagem da Roda da Vida:

Por fim, se pergunte quantas vezes na sua vida você já parou para mensurar em porcentagem cada um desses itens discutidos nesse artigo?

Cada item analisado aqui, são fundamentais para a sua vida. Qual deles se for resolvido alavancará sua vida?

Reflita e avalie o grau de  relevância  de cada tema abordado, e ao detectar o que precisa ser trabalhado com mais atenção, tente mudar o que não está bom, para que sua vida seja melhor.