Qual a sua vocação, seu propósito?

No artigo anterior falamos sobre todos sermos dotados de grande potencial, e apesar disso nem sempre conseguirmos realizar o que gostaríamos.

Também abordamos as dificuldades e desafios presentes no local de trabalho e a importância das escolhas.

Para te ajudar a ter forças para superar as adversidades, fazendo escolhas acertadas, é fundamental ter conhecimento e clareza acerca da sua “voz interior”.

Dimensões da voz

O escritor americano, Stephen R.Covey, define a voz como sendo um “sentido único e pessoal”, que se encontra na interseção de quatro dimensões: “talento (dons e forças naturais), paixão (aquilo que naturalmente nos energiza, empolga, motiva e inspira), necessidade (incluindo o que o mundo precisa a ponto de se dispor a pagar por isso) e consciência (essa pequena voz nos mostra o que é certo e nos impele a fazê-lo)”.

Ele acrescenta ainda que, “quando nos engajamos num trabalho (profissional, comunitário, familiar) que usa nossos talentos e alimenta nossa paixão – que decorre de uma grande necessidade do mundo que a consciência nos leva a atender -, é ali que está nossa voz, nossa vocação, o código de nossa alma”.

O poder da voz interior

Para se tonar um bom líder é essencial ter plena consciência sobre a sua verdadeira voz.

Ao encontrar sua voz interior, você se torna capaz de inspirar outras pessoas a encontrarem as delas.

Covey destaca que tanto a voz quanto as qualidades da liderança se assemelham. Ambas possuem consciência e paixão como atributos.

E na liderança se acrescenta ainda: a visão e a disciplina. Esses elementos fazem um paralelo com a necessidade e o talento, respectivamente.

Para ajudá-lo a encontrar sua voz interior, Stephen propõe que você faça os seguintes questionamentos:

“Que necessidade sinto (em minha família, comunidade organização em que trabalho)?

Tenho algum talento verdadeiro que, se disciplinado e aplicado pode atender à necessidade?

A oportunidade de atender à necessidade desperta minha paixão?

Minha consciência me leva a agir e me envolver?”

Alinhe mente, corpo, coração e espírito e conheça sua verdadeira natureza. Seja sincero consigo para encontrar, escutar e usar sua voz interior. E introduza a sabedoria presente nela na sua rotina, criando um hábito. Isso irá te ajudar a encontrar significado na sua vida.

E ao encontrar sua voz interior, não deixe de inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Pense nisso!

Para você que gostou desse artigo, indico também a leitura desse outro texto publicado anteriormente aqui no blog: 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Um grande abraço!

 

Referência: Covey, Stephen R. O 8º Hábito Da Eficácia à Grandeza. 5ª edição. Editora Alta Books, 2019.