Você sente dificuldade em focar e executar tarefas importantes e obter resultados?

Nesse artigo vamos conhecer um método utilizado por Stephen R. Covey para ajudar equipes e organizações a aprimorarem de maneira significativa a capacidade de focar e executar suas principais prioridades.

Em seu livro, o 8º Hábito: da eficácia à grandeza , Covey  apresenta quatro disciplinas para execução:

1- “Concentrar-se no mais importante”: Muitos não entendem, mas acredite, estamos naturalmente prontos para nos concentrar, com excelência em apenas uma coisa por vez. Covey nos convida a refletir sobre alguns dados: “imaginemos que temos 80% de chances de alcançar qualquer objetivo dado com excelência. As pesquisas mostram que, se acrescentarmos um segundo objetivo a esse primeiro, as chances de atingir ambos cai para 64%.” O que significa que cada vez que adicionamos objetivos, a probabilidade de atingi-los diminui. Por isso é importante focar e se concentrar no que for fundamental.

2- Criar um placar convincente: Jogamos de maneira diferente quando acompanhamos o placar, nossa concentração e garra aumentam, buscamos improvisar e nos adaptar rapidamente aos desafios. Esse princípio se aplica também ao trabalho.  Covey afirma que se não conseguimos mensurar o sucesso com clareza, não conseguimos estar certos sobre qual é o verdadeiro objetivo. Ele ressalta que “sem mensurações, o mesmo objetivo é interpretado por centenas de pessoas diferentes de centenas de modos diferentes. Em consequência, os integrantes da equipe perdem o rumo dedicando-se a coisas que podem ser urgentes, mas são menos importantes. Trabalham em ritmo incerto. A motivação diminui.”

3 – “Traduzir objetivos vagos em ações específicas”: Uma coisa é ter uma estratégia declarada outra bem diferente é de fato transformá-la em ação real.  Para Covey, ” a primeira comunica, a segunda é a soma das ações cotidianas do pessoal.” Para que os objetivos sejam alcançados toda equipe deve saber exatamente o que fazer em relação a eles. Covey conclui dizendo: ” para praticar essa disciplina, nossa equipe tem que se tornar criativa, deve identificar comportamentos novos e melhores, necessários para alcançar objetivos propostos e traduzi-los em tarefas semanais e diárias em todos os níveis da organização.”

4 – Cobrança mútua de responsabilidades – contínua: Equipes  eficazes se reúnem com frequência, possuem uma boa comunicação, buscam soluções e alternativas para conseguir se apoiar mutuamente.  Reuniões com cobrança de responsabilidades são importantes para guiar e aumentar a concentração, fortalecendo assim a equipe. Covey enfatiza que “a menos que todos na equipe cobrem responsabilidades uns dos outros – o tempo todo-, o processo não funcionará.”

Pense nisso, aplique essas quatro disciplinas e faça acontecer!

Um grande abraço!

Referência:

COVEY, Stephen R. O 8º Hábito: Da Eficácia à Grandeza. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2005.