É comum vermos, hoje, uma grande dependência tecnológica se instalar na vida de pessoas que passam grande parte do dia conectadas à internet e a seus dispositivos móveis.

Isso não seria um fato ruim se, ao mesmo tempo em que conecta as pessoas e facilita seu trabalho, a tecnologia também não abrisse portas para a improdutividade e dificultasse a prática de outras atividades que também são essenciais para o nosso bem-estar.

Mas, mesmo lidando com o maior vício do século XXI a todo momento, nós temos o poder de mudar nossos hábitos e trazer o equilíbrio para as nossas rotinas.

Confira as seis dicas que separei, baseadas no livro “Comece pelo mais difícil”, para você evitar a dependência tecnológica no seu dia a dia e se tornar mais produtivo.

1. Mantenha um relacionamento saudável com a tecnologia

Tracy (2017) aponta que a tranquilidade, a lucidez e a eficácia só acontecem de forma plena em nossas vidas quando conseguimos nos distanciar da tecnologia com certa regularidade.

Isso não significa que precisamos ficar afastados o tempo todo, mas que necessitamos de um tempo conectados com nós mesmos e não apenas com nossos smartphones.

Para isso, ele utiliza o exemplo do gestor financeiro Bill Gross, que administrou mais de 600 bilhões de dólares em fundos de renda fixa e títulos da PIMCO.

Frequentemente, Bill reserva momentos do seu dia para se exercitar e meditar, dispensando a conexão com tecnologias e buscando seu próprio equilíbrio.

Nesses horários, ele criou o hábito de desligar seus dispositivos e se concentrar apenas no que era importante para ele naquele momento: o seu bem-estar.

Você pode se surpreender, mas, mesmo estando desconectado por algum tempo, o gestor financeiro nunca perdeu uma mensagem que fosse realmente relevante.

Com tantos avanços tecnológicos, criação de aplicativos, novas redes sociais e surgimento de softwares, fica cada vez mais difícil criar hábitos com os de Bill Gross.

Isso acontece porque as pessoas passaram a dar mais importância para seus dispositivos que a outras pequenas atividades que também são importantes para o cotidiano.

Quando ficamos conectados por muito tempo, nos viciamos e criamos uma dependência tecnológica, deixando de ter um relacionamento saudável com o meio virtual.

O ideal é saber balancear sempre. Mesmo que toda a sua vida esteja em um smartphone ou notebook, tente voltar a sua atenção para si mesmo e os outros à sua volta de vez em quando.

Isso fará com que você se sinta mais calmo, atento e produtivo em sua rotina de trabalho ou estudos.

2. Evite que a dependência tecnológica tome boa parte do seu tempo

A dependência tecnológica faz parte do dia a dia de muitos indivíduos que não conseguem se desconectar de suas obrigações, sejam elas profissionais ou pessoais.

Afinal, é nos smartphones que chegam a todo momento notificações sobre novos e-mails, novidades nas redes sociais e informações de última hora.

Com isso, a dependência tecnológica acaba tomando boa parte do tempo das pessoas, gerando estresse, afetando suas personalidades e até a saúde.

Para ajudar a resolver parte do problema, Tracy apresenta o Princípio 80/20, aplicando-o ao problema do recebimento constante de e-mails.

Ele sugere que 80% das mensagens sejam apagadas e as inscrições em newsletters, que não tenham importância, sejam canceladas.

Dos 20% que restarem, ele afirma que 16% podem ser checados e respondidos mais tarde, enquanto apenas 4% necessitam de resposta imediata.

Dessa forma, você não precisa parar uma atividade para ler mensagens que, na verdade, são distrações ou podem ser solucionadas posteriormente.

Parece uma tarefa difícil, mas evitará que você se torne um escravo dos seus e-mails e também de outras ferramentas que está acostumado a utilizar no dia a dia.

Uma outra forma de recuperar boa parte do seu tempo é dividindo suas tarefas em blocos de trabalho, que serão seus compromissos ao longo do expediente.

Para que isso funcione, conte com o suporte de aplicativos que o ajudem a listar e gerenciar as atividades. A tecnologia pode ser sua amiga nesse momento, basta ter controle sobre ela (e não o contrário).

3. Entenda que estar desconectado não é o mesmo que estar desinformado

Quando desconectam seus dispositivos por um momento, muitas pessoas criam preocupações relacionadas à desinformação e ao medo de não serem encontradas caso aconteça alguma emergência.

Mas isso é algo que pode ser contornado. Tracy afirma que muitos indivíduos que se desligam das notícias conseguem permanecer informados sobre os assuntos mais importantes.

O mesmo acontece quando alguém precisa entrar em contato devido a uma emergência ou acontecimento inesperado.

Em vez de deixar todos os canais abertos para que qualquer pessoa fale com você, tente criar barreiras para que apenas consigam ligar ou mandar mensagem em situações especiais.

Você pode segmentar seus canais de comunicação para que nada além de casos urgentes cheguem até você ao longo do seu período de trabalho.  

Assim, você consegue ser produtivo, não se distrai com facilidade e nem desenvolve preocupações relacionadas a seus familiares e amigos.

4. Aumente a sua produtividade no dia a dia

Durante o expediente no trabalho, nem sempre conseguimos fazer nossas atividades renderem da forma como gostaríamos.

Em meio a essa improdutividade, que muitas vezes é gerada por distrações, acabamos tendo dificuldade em manter o foco e gerar bons resultados.

Por isso, Tracy nos dá algumas dicas básicas sobre como evitar a dependência tecnológica e aumentar a produtividade em nossa rotina.

Primeiramente, ele nos aconselha a criar períodos de silêncio ao longo das atividades que realizamos, desconectando o computador em um momento pela manhã e em outro pela tarde.

Você verá que nada acontecerá ao longo desses momentos, a não ser a sua conexão com outras coisas que também podem ser importantes na sua vida.

A segunda dica nos incentiva a desconectar nossos dispositivos ao longo de um dia inteiro da semana.

Nenhuma das duas propostas parecem fáceis, mas quando chegamos ao fim da dependência tecnológica, nossos pensamentos parecem estar mais tranquilos e lúcidos.

Além disso, quando consegue energizar a sua mente com momentos de descanso, você resolve suas tarefas mais importantes e difíceis com mais eficácia.

“Em meio à improdutividade, que muitas vezes é gerada por distrações, acabamos tendo dificuldade em manter o foco e gerar bons resultados”.

5. Controle os seus meios de comunicação

Quando estiver em seu período de trabalho, o foco deve estar voltado para a realização de suas atividades, sem distrações que atrapalhem o seu desempenho.

Para que isso aconteça, é preciso que você controle seus meios de comunicação, evitando que novas mensagens ou notícias sejam o motivo da sua improdutividade.

Por isso, Tracy aconselha que, ao iniciar uma atividade importante, você feche programas ou sites que sejam desnecessários e deixe abertos apenas os canais de comunicação que são extremamente necessários para o seu trabalho.

Da mesma forma, é válido desconectar as notificações dos seus aplicativos, porque elas podem tirar a sua atenção, fazendo com que você procure seu telefone a todo instante.

Mas lembre-se: tudo que for ajudá-lo na realização de suas tarefas pode e deve estar conectado.

6. Coloque a tecnologia a seu favor

Por fim, chegamos à dica de ouro: com o controle da tecnologia, você consegue fazê-la trabalhar para você, substituindo a dependência por aprendizado e crescimento.

Todos os dias surgem novidades no mundo virtual que visam nos conectar com pessoas e facilitar nossas vidas.

A proposta é que você aprenda a dominar essas ferramentas, determinando o que deve impactar na sua vida e o que não pode se tornar um novo vício.

Tracy afirma que as tecnologias podem ser fontes de emoções positivas e estimular a nossa produtividade, desde que saibamos como utilizá-las corretamente.

Mesmo que seja um caminho frustrante em alguns momentos, procure se manter motivado por meio das conexões que a rede cria e das novidades que ela proporciona.

O autor nos aconselha, inclusive, a compartilhar com nossos amigos nossos objetivos e conquistas por meio das redes sociais, nos desafiando a progredir cada vez mais.

Manter-se conectado não é ruim, desde que você saiba controlar e viver outras experiências além das que o meio virtual proporciona.

Então que tal seguir essas dicas e começar a sua trajetória em busca de uma vida mais equilibrada?

Tenho certeza que a sua motivação pessoal para alcançar seus objetivos aumentará pouco a pouco no dia a dia, assim como o seu foco e a sua produtividade.  

Se você gostou das seis dicas para evitar a dependência tecnológica, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e familiares nas redes sociais!

 

Referência:

TRACY, Brian. Comece pelo mais difícil: 21 ótimas maneiras de superar a preguiça e se tornar altamente eficiente e produtivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.