Adotar algumas lições sobre estratégia no cotidiano de uma empresa é uma responsabilidade essencial que líderes devem ter quando querem ver seus produtos ou serviços ganharem destaque no mercado.

Afinal, tudo começa internamente e a organização depende do envolvimento de todos os setores para se desenvolver, aumentar suas vendas e alcançar seus objetivos.

Por isso, dentre as muitas lições sobre estratégia que rodeiam o mundo empresarial, destaquei, neste artigo, três que são essenciais para gestores que desejam crescer junto ao negócio e suas equipes. Confira!

Lições sobre estratégia que não podem faltar em nosso cotidiano

O gerenciamento de uma empresa sempre exige que estejamos atentos ao alcance dos objetivos traçados e à execução eficaz das estratégias planejadas.

Mas, para que isso aconteça, precisamos aperfeiçoar continuamente as nossas ações e dar uma atenção especial aos fatores que interferem em cada passo da caminhada em direção ao sucesso.

Por isso, Tiggelaar (2015) listou em seu livro três lições sobre estratégia para aplicarmos em nosso cotidiano: a relação próxima com o cliente, a coerência e a experimentação.

São lições que parecem muito básicas à primeira vista, mas que fazem toda a diferença para o desenvolvimento de um bom trabalho em equipe. Vamos conhecê-las?

1. Só o cliente é capaz de determinar se a estratégia está correta

A primeira das lições sobre estratégia que vamos abordar aqui é a importância do papel do cliente na definição e avaliação das ações que executamos em uma empresa.

Tiggelaar nos mostra uma questão muito relevante sobre a relação com o cliente: nós sabemos que o negócio deve focar nele e em suas necessidades, mas nem sempre conseguimos colocar esse primeiro passo em prática.

O autor explica que muitos líderes de grandes empresas não têm o hábito de falar diretamente com seu público e entender quais são seus problemas.

Para exemplificar, ele conta a história de John de Mol, fundador, da Endemol, que se envolve diretamente na escolha da programação de sua emissora.

Ele se coloca no lugar de seus telespectadores para definir o que vai ao ar ou não, apelando sempre para a empatia.

Estar atento aos detalhes, como John de Mol faz, pode parecer difícil à princípio. Porém, ao se colocar no lugar do seu cliente, chega-se muito mais perto de entregar a solução ideal para ele.

Por isso, coloque seu público em destaque e utilize seus esforços para enxergar com os olhos dele, trabalhando, principalmente, com feedbacks.

Essa é a única forma de entender se a sua estratégia está correta e planejar ações que estejam direcionadas para o sucesso da empresa.

2. O planejamento de estratégias precisa de coerência

A definição de uma estratégia envolve a visão de futuro de uma empresa, seus objetivos e todos os setores responsáveis por fazê-la funcionar.

Não é à toa que Tiggelaar nos orienta, então, a ter coerência quando planejamos as estratégias que irão direcionar nossos esforços.

Veja bem, não adianta criar metas e planejar ações que não estejam de acordo com todas as atividades que a organização desenvolve.

Por isso, todos os líderes têm a responsabilidade de avaliar de que forma cada processo interno se relaciona à sua estratégia e ajuda a alcançar os objetivos traçados.

Dentre as lições sobre estratégia listadas aqui, essa é extremamente importante para que o seu negócio comece a caminhar em direção ao sucesso por meio dos esforços internos.

3. A experimentação também é importante para a estratégia

Por fim, chegamos à última das três lições sobre estratégia apresentadas por Tiggelaar: a experimentação.

Você definiu uma estratégia a ser realizada e um caminho a ser percorrido em direção aos seus objetivos. Mas isso não significa, necessariamente, que as coisas irão sair exatamente de acordo com o que foi planejado.

Portanto, a experimentação também é uma etapa válida para quem deseja alcançar o sucesso em sua empresa.

Isso não significa que você deve fugir da sua estratégia, mas permitir que a sua equipe inove por meio dela.

O autor apresenta o Google como exemplo: para criar novos produtos e serviços, essa grande organização permite que seus colaboradores reservem 20% do seu tempo para assuntos que consideram interessantes.

Dessa forma, eles conseguem se sentir mais livres, colocar a criatividade para jogo e criar novidades que nem seus líderes imaginariam.

Tiggelaar aponta ainda outros benefícios da experimentação, como o aumento na satisfação com o trabalho e o envolvimento dos colaboradores quando são convidados a participar de uma nova experiência.

Trata-se de abrir portas para que a equipe ajude a empresa a crescer sem fugir das delimitações do caminho a ser percorrido.

Todas essas três lições sobre estratégia que aprendemos com Tiggelaar são essenciais para entendermos o propósito de uma organização e as melhores formas de alcançarmos nossos objetivos.

Nenhuma delas é uma obrigatoriedade, mas, quando as aplicamos da forma correta em nosso cotidiano, cria-se um ambiente mais propenso ao desenvolvimento e ao sucesso.

Se você gostou das três lições sobre estratégia apresentadas por Tiggelaar, também irá se interessar pelo meu artigo sobre a importância de manter o foco para obtermos sucesso em nossas atividades. Confira!

Referência:

TIGGELAAR, Ben. MBA In One Day. São Paulo: SBCOACHING Publishing, 2015.