Nos últimos meses escrevi três artigos relacionados e oriundos de experiências de grandes empresários em suas vidas profissionais, sobretudo na condução de seus negócios.

O que eles têm em comum? Um foi a falência. Outro, um incêndio destriu seus ativos e valores a receber. E, finalmente o último quadruplicou seu patrimônio.

As palavras corretas são: foco, determinação, humildade, resiliência, dedicação, planejamento e gestão dos resultados.

Não é sorte” ,”Do caos ao sucesso” e “Simplicidade, natureza e propósito ” são os títulos dos três artigos. Em tempo, vale a pena lê-los.

Todos tinham uma ideia de negócio e quando foram implementa-la se depararam com situações que estavam fora do controle, levando-os a muitas reflexões:

– Estava indo tudo bem?

– Por que isso aconteceu?

– Isso me pegou de surpresa?

Quando se incia um negócio deve se ter em mente as dificuldades, desafios , os sonhos e os objetivos. Por isso, é muito interessante montar um plano de negócio e acompanhar tudo que estiver descrito lá. E se necessário, reformula-lo, dando-lhe um rosto mais próximo da realidade testada/comprovada pelos fatos.

Esse acompanhamento poderá gerar algumas frustações , mas será essencial ao sucesso ou fracasso do negócio.

Veja bem! Se acompanhando temos problemas, ao contrário, podemos entregar os pontos.

A resiliência é também outra característica comum aos três. Quando ocorrem algumas inconsistências, saber lidar com as mesmas é fundamental a continuidades do projeto. Pois, temos condições de descobrir o porque das coisas e aprendermos com elas.

Outro ponto muito interessante é que eles descobriram que são os seus reais clientes, suas necessidades e expectativas, visando satisfazer as suas necessidades. Entende ? Isso levou a criar um mercado bem definido e facilitou as suas estratégias, que também foram validadas e reananalisadas , quando necessário. E, é sempre necessário. Com isso , puderam focar no que realmente interessava e os resultados foram ficando perenes. Cresceram muito e estão se tornando referências positivas em suas áreas de atuação.

Mas, nem tudo foi um mar de rosas. Tiveram os seus medos.

Napoleao Hill, ressalta que há vários medos. Vamos nos ater a alguns: medo da pobreza e medo da aceitação . As pessoas têm o medo da pobreza, que literalmente significa ficar pobre . O da aceitação do grupo é complicado. Pois, para vivermos em sociedade as vezes abrimos mão do que pensamos para sermos aceitos pelo grupo.

Os três venceram esses medos, pois, se comprometeram e até investiram muitas vezes seu patrimônio pessoal . Isso é o que importa. Dominaram seus medos e seguiram em frente. Devo ressaltar que todos tiveram insônia, angústia, medo, aflições , estresse e etc… Mas, conseguiram se colocar em um patamar, onde hoje administram tudo isso com muita tranquilidade.

Se você pretende inciar um negócio, procure alguém que já atue no mercado. E tente descobrir as dificuldades , os sofrimentos , as dores, as renúncias que tiveram de passar para ser o que são e estar onde estão. Isso, lhe ajudará a saltar etapas e o seu caminho a ser trilhado sera mais rápido e menos doloroso.

Pense nisso!

Um grande abraço, Wilson Cyrillo.