Metáforas são comuns em nossas vidas, elas são uma forma rápida de dizer algo. Usamos nas mais variadas situações, para descrever como sentimos e encaramos o mundo.

Anthony Robbins fala sobre metáforas no seu livro “mensagens de um amigo”. Ele cita como exemplo, duas percepções diferentes.

Robbins compara duas metáforas: “a vida é uma luta” e “a vida é uma praia”. Ele analisa essas duas maneiras de encarar o mundo.

O autor afirma que  se você pensa que a vida é uma luta, “provavelmente acredita que as pessoas estão sempre lutando umas com as outras”. Enquanto quem afirma que a vida é uma praia, “pode acreditar que as pessoas são capazes de se divertir juntas”.

Anthony Robbins explica que “por trás de cada metáfora há um sistema de convicções. Quando você opta por uma metáfora para descrever sua vida ou situação, também opta pelas convicções que a projetam”. Por isso ele alerta que devemos ser cuidadosos com a forma como descrevemos nosso mundo, tanto para nós mesmos como para os outros.

Avalie as metáforas que costuma utilizar e mude a forma como encara as situações do cotidiano. Pense nisso!

Um grande abraço!

 

Referência: ROBBINS, Tony. Mensagens de um amigo, um guia rápido e simples para você assumir o comando da sua vida. Editora Best Seller Ltda, 1996.