Quais são suas competências e como você as desenvolve?
Para te ajudar a responder essa pergunta, primeiro vamos analisar o conceito de competência.
Competência é o resultado da junção entre conhecimento, habilidade e atitude.
Continue acompanhando esse artigo que você irá descobrir como identificar e potencializar suas competências.
Para ficar mais fácil de entender farei uma analogia com a figura do gavião.
Essa ave possui instintos aguçados e diferentes estratégias de caça. Localiza as presas a grandes distâncias, é focada e precisa.
O Gavião é territorialista e adquire conhecimento para saber o que fazer, e identificar quais métodos de caça são mais adequados. Possui habilidades que fazem com que ele consiga imaginar aonde pode aplicar o que aprendeu. E por fim, tem atitude, para colocar tudo que sabe em prática.
Aprendendo com o gavião
Aves de rapina possuem competências natas que os capacitam para a caça. Porém, apesar disso, para que suas competências sejam completamente desenvolvidas é necessário curiosidade, iniciativa, persistência, experiência e prática.
Na luta pela sobrevivência o gavião deve aprender a identificar quais presas são melhores e adequadas para sua espécie. Para isso, ele deve buscar conhecimento, observando e se arriscando, sem deixar de aprender com os erros. Com a experiência e conhecimento adquirido consegue pensar em como aprimorar suas técnicas de caça.
Mas, só o conhecimento não é suficiente, é preciso ter habilidade para saber aonde exatamente aplicar o que se sabe e ter atitude para colocar em prática. Ou seja é necessário ter competência para ser bem-sucedido.
Pense! O que aconteceria se você alimentasse um gavião?
Ele acabaria se acomodando, e como consequência aos poucos seus instintos ficariam adormecidos e sua capacidade de caça atrofiada. Podendo até mesmo esquecer as competências adquiridas ao longo do tempo.
Por isso não se deve alimentar o gavião. Deixe que ele faça o seu melhor: lutar para sobreviver!
E o mesmo cenário se aplica a nós, seres humanos, se não colocarmos em prática nossas competências elas não se desenvolvem e se perdem.
Não podemos nos acomodar, afinal nem sempre teremos quem nos alimente.
Por isso é importante ser uma pessoa independente e principalmente desenvolver competências. Adquirir conhecimento, estar disposto a sempre aprimorar habilidades e ter atitude.
Quando saímos da zona de conforto e decidimos arriscar, ficamos propensos a falhar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os fracassos são benéficos. Eles nos ensinam e colaboram para o nosso desenvolvimento.
Falando em aprender com os “fracassos”, recomendo a leitura desse outro artigo aqui do blog: Derrotas temporárias
Não tenha medo, arrisque e desenvolva competências através do conhecimento, habilidades e atitudes!
Pense nisso!
Para finalizar, assistam o vídeo e reflitam!
Se você gostou não se esqueça de dar um like no vídeo e deixar seu comentário. Para acompanhar e assistir outros vídeos se inscreva no me canal do YouTube: wilson cyrillo
Não deixe de me acompanhar também no Instagram: @wilsoncyrillo. Siga minha página!
Um grande abraço!