Você já ouviu falar sobre sabotadores da mente?

Todas as pessoas possuem sabotadores, eles são inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações cotidianas da vida.

Nesse artigo pretendo apresentar os principais sabotadores internos para que você consiga identificar quais deles são mais fortes e ativos em você.

Em seu livro “Inteligência positiva” (2012), Shirzad Chamine define sabotadores como sendo “um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você”.

Chamine (2012) explica que os sabotadores estão relacionados às funções cerebrais voltadas para a sobrevivência, sendo desenvolvidos principalmente na nossa infância e que permanecem de forma mais sutil em nossas mentes na idade adulta.

Agora que você entendeu que sabotadores são inimigos internos e um fenômeno universal. Você deve estar se perguntando, mas afinal quem são esses sabotadores?

Para você ter uma ideia de como eles funcionam, Chamine (2012) descreve os dez tipos de sabotadores mais comuns:

1 – O Crítico: Ele é o considerado o principal sabotador devido ao potencial destrutivo que carrega e por afetar todo mundo.. Faz com que você encontre defeitos em si mesmo e nos outros, causando estresse, ansiedade, decepção, culpa e vergonha. A sua voz  ganha força por comumente ser é confundida com a voz da razão.  Ele se justifica com a mentira de ser necessário para evitar que sejamos preguiçosos e sem ambição.

2 – O Insistente: Possui  demasiadamente a necessidade de perfeição, organização e ordem. Gera ansiedade, frustração e deixa as pessoas nervosas. A mentira que ele prega é que o perfeccionismo é algo sempre bom e que você não paga um preço tão alto por ele.

3 – O Prestativo: Te obriga a tentar conquistar a afeição e aceitação  ao constantemente ajudar, elogiar e agradar  outras pessoas. Com isso você acaba deixando suas próprias necessidades de lado, fazendo com que se ressinta dos outros, que acabam se tornando dependentes de você.

4 – O Hiper – Realizador:  Para ter validação e respeito você se torna dependente de desempenho e realizações constantes. Faz com que foque em obter sucesso exterior em vez do interior. Costuma levar ao vício em trabalho, e a perca de contato com necessidades emocionais e de  relacionamento mais profundas.

5 – A Vítima: Faz você se sentir temperamental e emotivo a fim de chamar atenção e ganhar afeto. Pode resultar em uma tendência a se martirizar. Como consequência você desperdiça sua energia emocional e mental, e faz com que os outros se sintam impotentes, frustados ou culpados por não conseguirem te fazer feliz por muito tempo. Para fugir desse sabotador você precisa entender que a vitimização não é a melhor maneira de atrair cuidado e atenção para si mesmo.

6 – O Hiper- Racional: Coloca a racionalidade acima de tudo, inclusive nos relacionamentos. Te deixa impaciente com as emoções alheias. Você acaba sendo visto como frio, distante ou arrogante. Ele limita sua flexibilidade e profundidade em relacionamentos, no trabalho e em sua vida pessoal.

7 – O Hipervigilante:  Faz você sentir continuamente ansiedade intensa em relação a todos os perigos que te cercam e a tudo o que poderia dar errado. Como você acaba ficando sempre em estado de alerta isso resulta em grande quantidade de estresse que leva você os outros a exaustão.

8 – O Inquieto: Busca constantemente emoções maiores ou se mantêm sempre ocupado. Ele não permite que você se sinta em paz e tenha alegria com sua atividade atual. Pensando de maneira equivocada que ao se manter ocupado está vivendo intensamente, você acaba se sobrecarregando e perdendo o foco no que realmente importa. Outras pessoas sentem dificuldade em acompanhar quem é guiado pelo Inquieto, costumam se sentir distantes dele ou dela.

9 – O Controlador: Ele funciona movido a uma necessidade de estar no comando. E gera impaciência e ansiedade quando não é possível ter o controle sobre situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. A mentira que ele prega é que o Controlador é necessário para extrair os melhores resultados das pessoas ao seu redor. Mas na verdade ele  impede que os outros exercitem e desenvolvam sua capacidade plena.

10 – O Esquivo: Ele se concentra extremamente no que é prazeroso e positivo, evitando conflitos e tarefas difíceis e desagradáveis. Leva você a procrastinar e fugir de conflitos. Resultando assim em explosões devido a conflitos sufocados que foram deixados de lado. A mentira dele é que você está sendo positivo, e não evitando seus problemas.

Esses sabotadores são responsáveis pelas sensações de desmotivação e de fracasso experimentadas na vida profissional e pessoal. Por isso é importante detectá-los na sua rotina e combatê-los.

Para ser bem-sucedido é importante buscar sempre o equilíbrio.

Referência:

CHAMINE, Shirzad. Inteligência positiva – Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu. Rio de Janeiro. Fontanar, 2012