Independente de onde você esteja na sua carreira, haverá desafios que você precisará lidar no local de trabalho.
Como a dificuldade de separar assuntos pessoais e de trabalho. Principalmente quando algo abala nosso psicológico e emocional.
Para nos ajudar a entender o desafio organizacional contemporâneo, no livro “O 8º hábito – Da Eficácia à Grandeza”, o autor, Stephen R. Covey, apresenta o conceito de “abalos sísmicos globais”, que segundo ele, caracterizam a “nova Era do Trabalhador do Conhecimento”.
Covey lista sete “abalos sísmicos”:
- “A globalização dos mercados e das tecnologias”: novas tecnologias extinguindo fronteiras;
- “O surgimento da conectividade universal“: O fluxo da informação pode, pela primeira vez, se separar do fluxo das coisas.
- “A democratização das informações/expectativas”: Informações se espalham em tempo real, sem serem editadas. Com isso, conduzem a vontade social e as expectativas, tendo impacto até na política e afetando a todos.
- “Um aumento exponencial da concorrência”: O poder da concorrência e da livre empresa estão forçando organizações a constantemente buscarem serem mais eficientes e elevarem a qualidade. Nos dias de hoje é imprescindível estar em sintonia com a “classe mundial”.
- “A transferência da criação de riqueza do capital financeiro para o capital intelectual e social”: O capital humano está sendo mais valorizado, com o conhecimento agregando cada vez mais valor aos produtos.
- “Liberdade de ação”: Estamos cada vez mais conscientes em relação as alternativas e opções disponíveis. Há um crescente número de profissionais que estão optando por ser tornar autônomos. Há também uma propensão a se desvincular de rótulos pré-estabelecidos .
- “Turbilhão permanente”: As pessoas precisam entender o que orienta suas decisões.
Não podemos nos perder na agitação constante de um ambiente que está mudando em uma velocidade cada vez mais difícil de acompanhar. Precisamos nos orientar e conseguir separar assuntos pessoais de trabalho, para conseguirmos juntos superar qualquer desafio que possa surgir.
Como mencionei no início desse texto, desafios sempre irão nos acompanhar em nossas carreiras. E o que te diferencia dos demais e faz com que você se destaque, é a maneira como você lida com eles.
Entenda que não só as pessoas estão mudando, estruturas empresarias e atividades econômicas também estão tentando acompanhar as novas tecnologias e as muitas possibilidades que surgem com elas.
Precisamos priorizar o diálogo, sermos flexíveis, compreensíveis e resilientes.
Pense nisso!
Um grande abraço!
Referência: Covey, Stephen R. O 8º Hábito Da Eficácia à Grandeza. 5ª edição. Editora Alta Books, 2019