O mundo está em constante evolução e é inegável que a influência das novas tecnologias vem transformando o comportamento humano.
Focar a atenção e não distrair facilmente está cada vez mais se tornando um desafio.
As pessoas estão ficando mais individualistas e dependentes de tecnologias.
Pense! Quantas horas por dia você gasta usando a internet? Consegue ficar um dia sem usar redes sociais?
Já percebeu como sua autoestima e produtividade são afetadas?
Ao mesmo tempo que novas tecnologias ajudam a aproximar os indivíduos, inclusive facilitando a vida de muitas pessoas nesse período atípico que enfrentamos, ela também faz com que relacionamentos se tornem superficiais.
Mesmo antes da pandemia, a comunicação interpessoal estava cada vez mais se transformando.
Quem sabe, passando por um momento difícil como esse que estamos vivendo, no qual não podemos estar perto e abraçar quem amamos, algumas pessoas comecem a valorizar mais o contato físico e as relações sociais.
Crianças que desde de muito pequenas são apresentadas as novas tecnologias e criam o hábito de serem superconectadas têm o desenvolvimento de suas habilidades sociais prejudicadas.
Muitos adultos estão recorrendo a aplicativos de paquera, o que acaba fazendo com que relacionamentos amorosos se tornem cada vez mais superficiais e descartáveis.
Estamos enfrentando dificuldade de manter conversas significativas, ser tolerantes e respeitar opiniões, pontos de vista e ideologias diferentes das nossas.
Usar novas tecnologias com sabedoria
Claro que as tecnologias disponíveis proporcionam muitos benefícios, facilitam o acesso a informação e encurtam distâncias.
Devemos refletir sobre nossas atitudes em relação ao avanço tecnológico. Saber usar a nosso favor, e minimizar os possíveis impactos negativos que podem surgir.
As informações devem ser filtradas e apuradas, para não acreditarmos e disseminarmos “fake news”.
Precisamos comunicar melhor, nos conectar de verdade e aprender uns com os outros.
Quando estiver na presença de outras pessoas tente se desconectar do mundo virtual, viva o momento, dê atenção a quem está a sua volta e aproveite as companhias.
Valorize a reciprocidade, mantenha conversas fluídas e não unilaterais. Lembre-se não é só a sua opinião que importa, você tem muito a aprender com quem pensa diferente. Entenda que cada pessoa é um ser único, com realidades e experiências próprias .
Tire proveito da evolução tecnológica e não permita que afete suas relações humanas. Só assim poderemos estar realmente juntos e conectados de verdade.
Pense nisso!
Um grande abraço!