O que te motiva?
E porque é tão importante se sentir motivado?
Para te ajudar a responder a essas perguntas vamos analisar brevemente o significado de “motivação”.
A motivação é uma atitude interna, na qual o ponto de partida é o próprio indivíduo.
Mario Sergio Cortella (2016), destaca que a motivação é um estado interior, o que a diferencia, por exemplo, do estímulo.
Para conhecer a fonte da sua motivação, Cortella sugere que você se questione sobre quais as são suas razões para fazer o que você faz.
Quando alguém está motivado às atitudes que toma partem de si próprio.
Você pode até tentar impulsionar ou estimular alguém a fazer algo, mas a tarefa designada será mais bem desempenhada se a pessoa em questão estiver realmente motivada.
Motivação em tempos difíceis
Existem momentos, como este que estamos passando, em que a vida toma rumos inesperados. Quem diria que estaríamos vivenciando uma pandemia? Estamos tendo de mudar nossas rotinas e nos adaptar a novos hábitos.
Junto com a crise sanitária estamos enfrentando também uma crise econômica.
Com tudo o que estamos vivendo, é compreensível que você questione como encontrar motivação para continuar a busca por melhores resultados.
Encontrar motivação em tempos difíceis não é tarefa fácil, mas é necessário. Lidar com períodos de dificuldades e mudanças faz parte do nosso aprendizado.
Sobre lidar com alternâncias, Cortella (2016) enfatiza que “não é agradável ter restrição, nunca o é, mas aprender a lidar com isso faz parte da formação da carreira de alguém. Assim como quando sofremos algum percalço na saúde e precisamos aprender a fazer dieta, a nos privar de comer alguns alimentos que nos dão satisfação. É preciso encontrar caminhos e compreender que são períodos.”
Sem dúvida, passar por momentos de turbulência é perturbador e manter a calma não é fácil, mas é necessário ter em mente que a circunstância não é definitiva.
É preciso agir de alguma maneira até que a circunstância mude. Não se retraia a ponto de ficar depressivo.
Talvez o que te motive nesse momento seja a necessidade, entenda também que a situação que estamos vivendo no momento não é permanente. Vivemos constantes mudanças e devemos ser capazes de nos reerguer.
Por mais difícil que esteja sua situação, persista, tente algo novo.
Se tiver condições, aproveite essa circunstância para aperfeiçoar competências e promover mudanças: leia, se mantenha atualizado, se reinvente, procure fazer cursos a distância, inclusive há boas opções gratuitas.
Cada pessoa vive uma realidade diferente e infelizmente nem todos tem a as mesmas oportunidades, temos de nos ajudar para encontrar forças para nos levantarmos e podermos sair bem desse ciclo.
É preciso coragem para se motivar e inspirar outras pessoas a também se motivarem. Tenha noção de que tudo é passageiro, se cuide e não desanime, dias melhores virão.
Referência:
Cortella, Mario Sergio. Por que fazemos o que fazemos? : aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. – 1 . ed. – São Paulo : Planeta, 2016