Entre os diferentes estilos de liderança, nós sempre buscamos vivenciar aquele que mais se adéqua à nossa realidade e aos objetivos da organização.

Afinal, cada tipo de empresa e de negócio exige um modelo de orientação que leve seus colaboradores ao entendimento e execução perfeita de suas tarefas.

Mas nem sempre nós focamos em aprender com as características que pertencem a outros estilos e podem cooperar para mudanças positivas nos processos de trabalho de nossas equipes.

Por isso, reuni neste artigo os três estilos de liderança mais comuns nas organizações e a forma como você pode adaptar suas qualidades à realidade da empresa onde trabalha. Confira!

Os estilos de liderança presentes nas organizações

De acordo com Marques (2018), uma liderança adequada e satisfatória só pode ser colocada em prática quando o líder conhece o grupo com o qual trabalha e baseia suas ações e decisões no cotidiano dos que estão à sua volta.

Além de participar ativamente do início ao fim de cada processo, ele deve estar presente não só de maneira coletiva, mas também individualmente.

Só assim ele consegue gerar motivação e alinhar as expectativas à realidade para que todos caminhem em uma mesma direção, buscando um objetivo comum.

O autor enfatiza, ainda, outros dois fatores que influenciam na boa relação entre líderes e colaboradores: o respeito e a confiança.

Afinal, ambos são essenciais para a construção de uma relação saudável e empática.

Soma-se a essa conta, ainda, a habilidade que o líder tem de se adaptar às diferentes situações que exigem sua atenção e o pensamento estratégico para lidar com o inesperado.

Essas características, que são tão impressionantes na teoria, deveriam ser a base de qualquer liderança, mas nem sempre encontramos gestores que conseguem conciliá-las.

Por isso, existem diversos estilos de liderança que são facilmente encontrados dentro das organizações e não necessariamente correspondem ao que idealizamos quando pensamos em um perfil de líder.

Conheça, abaixo, os três mais comuns e entenda como lidar com cada um deles ou se adaptar a um modelo de liderança que melhor se encaixa na realidade da sua empresa.

1. Líder autoritário

Também conhecido como líder autocrático, esse estilo de gestor leva em consideração o cumprimento das tarefas e das normas da empresa, focando, essencialmente, nas etapas de execução.

Suas principais características estão voltadas para a preocupação com processos, a baixa habilidade para lidar com pessoas e desenvolvê-las, além da dificuldade de ouvir as sugestões dos colaboradores.

Não há, por exemplo, a consideração em relação às opiniões dos liderados e somente o líder se enxerga como apto a tomar decisões e definir como as atividades serão realizadas.

Dessa forma, como consequências, pode-se perceber a falta de participação e a insatisfação por parte dos colaboradores que convivem diretamente com esse estilo de liderança.

Marques enfatiza que esse tipo de líder leva seus elogios e críticas para o âmbito pessoal, deixando de considerar os fatores profissionais em boa parte dos casos.

Ao mesmo tempo, o autor destaca que esse modelo funciona muito bem para colaboradores que acabaram de chegar na empresa e precisam de orientação ou pessoas que não conseguem trabalhar sem o devido acompanhamento.

O perfil autocrático também é válido quando liderados têm a tendência de desafiar o gestor, deixando de cumprir com suas tarefas ou faltando com respeito no ambiente de trabalho.

2. Líder democrático

Ao contrário do líder autocrático, esse estilo de liderança preza pela participação de todos nas decisões que levarão ao alcance do objetivo final.

O modelo democrático busca pelo debate, pela troca de informações e definição de atividades de maneira coletiva, tendo o líder como o orientador do processo.

Dessa forma, os colaboradores sempre sabem o que fazer e se sentem mais motivados a realizar suas tarefas, uma vez que participam ativamente de todas as etapas.

A maior qualidade do líder democrático é a habilidade de dar feedbacks, buscando sempre o desenvolvimento contínuo de seus liderados dentro da empresa.

Junto à liderança democrática, vale ressaltar também características importantes como o autoconhecimento, a conexão com seus valores, o respeito às diversidades, o equilíbrio e seu objetivo de deixar um legado positivo para seus colaboradores.

“O modelo democrático busca pelo debate, pela troca de informações e definição de atividades de maneira coletiva, tendo o líder como o orientador do processo”.

3. Líder Liberal

Em um cenário de equipes mais desenvolvidas, podemos ver também a existência do líder liberal.

Esse estilo de liderança é o que dá mais liberdade para os colaboradores desenvolverem suas tarefas, deixando de lado o foco na supervisão ou no acompanhamento constante.

Marques destaca que esse modelo não se adéqua a todas as empresas, mas faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade para cooperar com ideias e sugestões inovadoras.

Com isso, a participação de todos aumenta ao longo do processo e faz com que o líder foque no progresso da equipe.

Normalmente, os líderes liberais são conhecidos por deixarem as coisas acontecerem sem se envolverem plenamente no trabalho em grupo.

Portanto, eles precisam ter mais atenção em relação ao que acontece à sua volta, buscando alinhar os perfis de seus liderados às metas que eles desejam alcançar.

As competências necessárias para uma boa liderança

Muito além dos estilos de liderança e suas características citadas acima, há outras habilidades e competências que estão diretamente ligadas aos bons resultados gerados pelos gestores.

Um líder que se preocupa com sua equipe carrega consigo valores éticos e morais que sustentam sua gestão e fazem com que todos os seus colaboradores confiem nele.

Seu trabalho é baseado no autocontrole, na coerência, na habilidade de se adaptar, agir preventivamente diante de situações inesperadas e gerir conflitos que podem atrapalhar o bom andamento da empresa.

As capacidades de dar feedbacks, de avaliar continuamente o desempenho dos colaboradores e de reconhecer méritos devem andar de braços dados com qualquer líder que deseja se destacar.

Além disso, um gestor de sucesso foca sempre também em seus resultados, na integração entre membros da equipe, na comunicação e na visão estratégica.

Pois só assim ele consegue ter resiliência para lidar com os problemas da organização, tomar decisões que sejam boas para todos e usar adequadamente a sua autoridade enquanto líder.

É importante ressaltar que a liderança, independentemente do estilo, não pode ser construída individualmente, partindo apenas de uma linha de pensamento.

Ela precisa ser o resultado da participação de todos, do compartilhamento de informações e conhecimento, e das mudanças que sempre serão necessárias para o desenvolvimento da equipe.

Gostou de ler sobre os três estilos de liderança mais comuns nas empresas? Então confira também o meu artigo que aborda o conceito de liderança situacional criado por Ken Blanchard!

Referência:

MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança. Goiânia: Editora IBC, 2018.