Você já parou para pensar que:
Tudo é um processo?
Carreira é um processo?
A primeira reflexão a ser feita é a seguinte: você entrega abaixo da meta, a meta ou acima da meta?
Se for abaixo: CUIDADO
Se for a meta: menos ruim
Se for acima da meta: está indo muito bem
Pense!
Se houver um corte. Quem a empresa dispensará? Responda!
Muitas vezes somos surpreendidos com profissionais que pensam que acelerar a sua carreira é sinônimo de crescimento profissional imediato. Porém, nem sempre será assim.
Há profissionais que em função de networking aceleraram, contudo, as vezes passam por muitas dificuldades, ligadas ao fato de não estarem preparados para o cargo, para assumir responsabilidades e apresentar resultados, ou seja entregar metas.
Atualmente, devido o home office, ficou um pouco mais clara as exigências por parte da empresa e novas competências a serem exigidas do colaborador, para promoção.
Com isso entende-se que o conceito de COMPETÊNCIAS se ampliou, estendendo-se para: CONHECIMENTO, HABILIDADES, ATITUDES e RESULTADOS.
Pense bem, o contato com os colegas acabou; a bengala do chefe não existe mais; o cafezinho passou para a cozinha de sua casa e, finalmente, restou só você , você e você.
Você terá de investir parte de seu tempo em adquirir novos conhecimentos, que por sua vez gerarão novas habilidades, que criarão novas atitudes, e essa mudança terá que gerar resultados, pois, é isso que a empresa irá cobrar.
Não esqueça você será acompanhado e avaliada remotamente. E, os seus resultados com certeza serão os aspectos objetivos de sua avaliação. Porque questões de treinamentos, cursos e etc… serão considerados subjetivos. Pense nisso!
Outro detalhe muito interessante, que merece atenção, é o fato de que a sua casa de repente foi transformada em sua estação de trabalho. E, você terá que fazer um acordo com a sua família, pois, você está em casa, mas não disponível. Você terá que deixar bem claro isso, para estabelecer limites necessários.
Nesse processo, sua visão de futuro será fundamental para a estruturação de seu plano de encarreiramento em qualquer organização.
Procure conversar com o seu superior hierárquico, sempre procurando receber feedbacks sobre o seu desempenho. Ressaltando os pontos passíveis de melhorias. Entregue sempre o melhor de si através de seus resultados.
Não se acomode entregando somente a meta! Procure sempre superá-las, dessa forma você sempre estará em destaque por seu desempenho e resultados.
Estude os processos de sua organização e se apresente como um solucionador de problemas. Proponha soluções e as implemente. Fique antenado com os números globais de sua organização, pois, quando houver um reunião geral, você poderá surpreender pelo conhecimento que você tem de sua empresa.
Lembre-se que encarreiramento é um processo progressivo e pode ser um pouco lento. Nesse processo especialização e evolução são primordiais , por exemplo, um MBA, fluência em língua estrangeira, curso superior, e demais cursos poderão impulsionar seu crescimento em sua empresa.
Fique atento e esteja sempre preparado! As oportunidades aparecem e vão embora em um piscar de olhos. Não perca o trem da história!
Pense nisso!
Um forte abraço, Wilson Cyrillo!