Ninguém gosta de ser criticado, não é mesmo?

Mas, vale a pena se privar de conquistar o que deseja por receio da opinião alheia?

O medo da crítica nos paralisa. Com medo de falharmos em nossos objetivos, acabamos frustrando expectativas. Ficamos inseguros e não conseguimos mostrar todo o potencial de que somos capazes, por receio de decepcionar.

Esse medo possui efeitos devastadores para a realização pessoal, principalmente porque ele destrói a iniciativa e desencoraja o uso da imaginação, nos acanha.

Você acaba muitas vezes deixando seus sonhos e objetivos de lado, por medo de fracassar e ser repreendido.

 

Muitas vezes sem perceber, pais e parentes próximos contribuem para a construção de complexos de inferioridade na mente de uma criança, prejudicando o desenvolvimento futuras habilidades.

Para Napoleon Hill (2018), os pais podem alcançar melhores resultados com seus filhos se seguirem o exemplo de bons lideres. Porque segundo ele: “Os empregadores que entendem a natureza humana tiram o melhor que existe nas pessoas não com críticas, mas com sugestão construtiva”.

 

Nesse artigo, pretendo te ajudar a reconhecer esse medo e a abstrair sugestões negativas .
Para você ter uma noção de como ele é nocivo, começo apresentando os principais sintomas do medo da crítica, de acordo com o que Napoleon Hill, em seu livro, “Quem pensa enriquece – o legado”:

1 – Acanhamento:  resulta em timidez e nervosismo.

2 – Falta de Atitude: expressa por má postura e memória ruim, além de falta de controle de voz.

3 – Fraquezas da personalidade: falta de firmeza nas decisões e de capacidade de expressar opiniões. Hábito de se esquivar em vez de enfrentar  assuntos diretamente.

4- Complexo de Inferioridade: hábito de expressar aprovação pessoal para encobrir o fato de sentir inferior.

5 – Extravagância: tentar se igualar a outros e acabar gastando mais do que pode.

6- Falta de Iniciativa: medo de expressar opiniões, falta de confiança, hesitação e incapacidade de abraçar novas oportunidades de crescimento.

7 – Falta de ambição:  hábito de aceitar derrotas, relutância em aceitar a culpa pelos erros, preguiça mental e física, falta de autoafirmação, se deixar influenciar  e ter lentidão para tomar decisões.

 

Reflita e não deixe que o medo da crítica te prejudique ao roubar sua iniciativa. Não permita que esse medo destrua sua imaginação e criatividade, acabe com sua autossuficiência, e limite sua individualidade.

Evite que sugestões desnecessárias te impeça de evoluir. Tente não focar no que os outros  irão pensar ou falar caso você aja de determinada maneira. Faça o que você acredita ser o melhor pra você. E se as críticas aparecerem, encare-as como oportunidade de aprendizado.

Você é capaz, não deixe que o medo de fracassar te impeça de alcançar seus objetivos!

 

Referência:

HILL, Napoleon. Quem pensa enriquece – o legado. CDG, 2018.