Você sabia que existem prisões no cérebro humano?

O renomado psiquiatra e autor de best-sellers, Augusto Cury, defende que “no cérebro humano há mais cárceres do que nas cidades mais violentas da terra”.

Em seu livro “Prisioneiros da mente”, ele nos instiga a refletir sobre quais são nossos “cárceres mentais”, para então conseguirmos gerir da melhor maneira nossas emoções.

O psiquiatra que é referência em gestão da emoção, apresenta o conceito de “cárcere da mente” para nos ajudar a entender as dificuldades emocionais que acometem grande parte da população mundial.

O fato é que apesar de não percebermos, o acumulo de pensamentos nos fazem emocionalmente escravos e nos limitam.

Segundo Cury (2018), nossas memórias são automaticamente registradas e cada pensamento e emoção são arquivados de maneira inconsciente e involuntária, tornando-se permanentes.

Com absolutamente todos os tipos de pensamentos sendo registrados permanentemente sem autorização, consequentemente muito lixo mental pode ser acumulado, incluindo traumas que acabam nos sabotando, por exemplo, através da autopunição e autocobrança.

O acumulo de “lixo mental” minam nossas emoções, podem nos deixar depressivos e ansiosos. Uma expressão interessante utilizada pelo autor é: “vampiros da mente”.

O psiquiatra afirma: “temos vampiros em nossa mente que fazem sangrar a nossa emoção”.  Ele utiliza essa figura de linguagem para destacar os pensamentos perturbadores que nos aprisionam e afetam nossas emoções, fazendo com que nos tornemos miseráveis emocionalmente.

Ressalta também, que muitas vezes nossos medos nos tornam ilógicos e “vampirizam o que temos de melhor”.

Augusto Cury afirma que nunca conheceu alguém completamente livre, pois no cérebro humano há uma grande quantidade de presídios. Por isso é importante se questionar sobre quais são os suas prisões mentais e conseguir identificar e verbalizar esses cárceres.

Para te ajudar nesse processo indico a leitura destes artigos aqui do blog:

Os 6 medos básicos da humanidade

10 sabotadores da mente: descubra quem são e como combater

Para completar este assunto não deixe de assistir essa série de vídeos que postei no meu canal no Youtube e estou disponibilizando aqui para vocês:

Você pode conferir também esse outro texto interessante, que certamente irá te ajudar a lidar melhor com os pensamentos e emoções: crenças limitantes: saiba como redimensiona-las.

O autoconhecimento é extremamente importante para que você consiga lidar com seus conflitos emocionais e se reinventar sempre que preciso. Seja resiliente, não ignore suas perdas e trabalhe suas frustrações.

Uma pessoa emocionalmente saudável se torna bem-sucedida em todos as áreas da vida.

Não negligencie sua saúde mental, você é capaz de muito mais do que imagina!

 

Referência: Cury, Augusto. Prisioneiros da mente: Os cárceres mentais. HarperCollins, 2018.