Na maioria das vezes quando falhamos tendemos a tentar justificar nossos erros. Procuramos culpar a situação, circunstâncias e até mesmo outras pessoas.

Não é tão fácil sair do papel de vítima e admitir a responsabilidade pelo erro cometido, mas é importante aprender a reconhecer e identificar as causas para assim poder eliminar o que provavelmente pode estar te atrapalhando a conquistar seus objetivos.

Por isso, preparei esse artigo especialmente para você identificar comportamentos que podem estar atrapalhando o desenvolvimento do seu potencial.

Autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre o que acontece de positivo e negativo na sua vida.

Por mais que tenhamos fé, não podemos atribuir à situação que nossa vida se encontra, puramente à vontade de Deus. Na verdade sua vida está do jeito que está porque VOCÊ quer que ela esteja assim.

Por não termos conhecimento sobre a importância de reconhecer e admitir os próprios erros, acabamos  jogando a responsabilidade para outras pessoas ou circunstâncias.

Por exemplo,  o  fato de o país não estar economicamente em uma boa fase não pode ser usado para justificar tudo o que acontece de ruim na sua carreira. Ao invés de dizer que perdeu o emprego por causa da crise, avalie o que de fato aconteceu e o que você pode fazer de diferente para melhorar.

A falta da autorresponsabilidade faz com as pessoas se acostumem a usar bengalas para se justificar. Já, por exemplo, um líder que reconhece a própria responsabilidade não fica apontando culpados, admite que se a equipe não produz o que deveria é sua a obrigação de treinar, gerenciar e cobrar resultados.

 

AS SEIS LEIS DA AUTORRESPONSABILIDADE

Em seu livro “O poder da ação”, o autor Paulo Vieira destaca seis leis que facilitam e contribuem para a conquista da autorresponsabilidade.

Abaixo, entenderemos exatamente como as seis leis podem ajudar a desenvolver a autorresponsabilidade . Acompanhe!

1. Se for criticar os outros, cale-se  

Geralmente quando avaliamos o desempenho de uma pessoa é comum darmos feedbacks negativos.

Muitas vezes quando uma pessoa ouve uma crítica, ela recebe com um impacto negativo e isso se reflete na sua postura.

Um bom líder deve se preocupar com a maneira mais adequada  de transmitir um feedback para seu funcionário afim de não desmotiva-lo, e o incentivar  a se esforçar para melhorar o desempenho.

Se você só crítica a pessoa, você a desestimula. Mas se você foca no problema, analisa as possíveis causas e conversa com a pessoa sobre as consequências de seus atos, a crítica fica mais suave e a pessoa acaba se reposicionando, fazendo com que realmente o processo fique mais fácil de ser conduzido.

Concluímos então que é importante ter o cuidado para não criticar a pessoa, mas sim dar um feedback de um processo, se dispondo a apoiá-la para juntos conseguir identificar as falhas e conseguir produzir algo melhor.

2.Se for reclamar, dê sugestão.   

Dentro de uma mesma empresa há quem só sabe reclamar e quem  independente de ter as mesmas condições de trabalho, não reclama e produz.

A reclamação pode gerar um estereótipo, estigmatizar a pessoa, que fica conhecida como alguém que só sabe reclamar .

Não reclame, as circunstâncias podem estar ruins hoje e boas amanhã.  Você precisa se adaptar, se reinventar e  assumir a sua responsabilidade.

3. Se for buscar culpados, busque solução.

Há quem pense que por ter  justificativa pra tudo não precisa apresentar resultados. Isso é um grande e prejudicial equívoco, é preciso abandonar as bengalas  e chamar a responsabilidade para si. Só assim você vai conseguir alcançar o crescimento pessoal e profissional.

4. Se for se fazer de vítima, faça-se de vencedor.

Muitos profissionais desejam receber atenção e para isso optam por se fazer de vítimas.  Esse processo de vitimização  vêm da nossa infância. Geralmente os pais  largam tudo o que estão fazendo para cuidar da criança que está doente, a  cercando de carinho e atenção, e quando ela melhora voltam pra rotina normal.

Já adultos,  quando estamos passando por uma situação difícil, as pessoas da empresa são até solidárias conosco durante um certo tempo, só que elas querem que  voltemos o quanto antes ao normal para realizarmos nossas atividades como deveriam ser feitas.  Quem gosta de se vitimizar  fica sempre na expectativa de chamar a atenção para receber  carinho e compaixão das pessoas.

Não seja vítima, seja protagonista do seu futuro! Se cometer algum erro, assuma.  Aprenda com seus erros e evite que eles aconteçam novamente. Com isso você vai conseguir evoluir e se aproximar cada vez mais dos seus objetivos.

5. Se for justificar seus erros, aprenda com eles.

Todo mundo está propenso a errar, afinal todo mundo falha em algum momento.

É importante admitir que errou, entender o que ocasionou o erro e o que pode ser feito para evitar que aconteça novamente.

Tente não justificar,  é importante reconhecer e aprender com os erros.  Descobrir o que esta acontecendo de  errado e evitar que essas práticas aconteçam novamente irá te ajudar a redirecionar o seu foco e conquistar seus objetivos.

6- Se for para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

Não podemos criticar e julgar as pessoas simplesmente por alguma coisa que tenha acontecido.

Deve se julgar os processos e não as pessoas. Tente não levar para o lado pessoal e analise o processo,  assim você vai conseguir perceber o que de fato pode ser melhorado.

Lembre-se: não perca tempo reclamando das circunstâncias dê sugestões. Não tente buscar culpados, apresente soluções.  Ao invés de se fazer de vítima , faça-se de vencedor. Tente não justificar seus erros, mas sim aprender com eles. E se for julgar alguém, julgue a atitude e não a pessoa.

Se você conseguir internalizar essas  seis leis da autorresponsabilidade. Você passará a ser visto como alguém justo; um bom líder; uma pessoa focada em resultados, não focado em problemas e sim em soluções. E conseguirá atrair pessoas quem queiram cooperar para te ajudar a alavancar, fazendo com que seus resultados sejam positivos.

Se você gostou de saber como a autorresponsabilidade pode te ajudar a conquistar seus objetivos, vai se interessar também pelo meu artigo sobre  derrotas temporárias: como transformar fracassos em aprendizados . Confira!

Referência:

VIEIRA, Paulo. O Poder Da Ação: Faça Sua Vida Sair Do Papel. São paulo: Editora Gente, 2015