Você sabe o real significado de alienação?

Napoleon Hill ( 2019), define alienação  como o ato de se deixar influenciar e ser controlado por circunstâncias externas à própria mente.

Sendo os  jovens os mais propensos à alienação, ainda mais se possuem certos  hábitos como a preguiça, vaidade, medo, superstição, avareza, luxúria, raiva, ganância, vingança e procrastinação.

Desde novos somos influenciados por nossos responsáveis, seguimos seus exemplos e com isso deixamos de pensar racionalmente de maneira independente.

Muitos, ainda na escola, não sabem que oficio seguir e acabam sendo influenciados pelos pais, professores e outros adultos, que não incentivam as crianças a pensarem por si.

Hill (2019) destaca que o sistema escolar ensina as crianças sobre quase tudo, exceto como usar a mente para pensar de forma independente.

Somos levados a seguir, por exemplo, a mesma religião e posição política dos nossos responsáveis.  E ao subjugar as vontades das crianças, os pais acabam transformando seus filhos em alienados.

É possível se alienar em praticamente todos os assuntos, por exemplo: saúde, casamento, profissão e poupança.

E ao se alienar acabamos fracassando.  Sem iniciativa individual e metas definidas, as pessoas alienadas não conseguem adquirir nada de valor.

Em seu livro, “Mais espero que o Diabo”(2019), Napoleon Hill,  aponta as características de um típico alienado:

– Falta de propósito na vida (principal característica de um alienado)

– Evidente falta de autoconfiança

– Gasta exageradamente

– Tem muitas opiniões, mas nenhum conhecimento real sobre nada

– Possui uma mente limita e intolerante

– Não consegue conquistar nada por meio do pensamento e do esforço

– Tem pouca ou nenhuma imaginação

Resumidamente, quem é alienado se esforça para não pensar, enquanto outros trabalham para ter uma vida boa. O alienado prefere contar uma mentira antes de admitir sua ignorância sobre qualquer assunto. E se trabalhar para os outros, os elogiará na sua frente e criticará pelas costas.

Hill (2019) detalha também a características de que não é alienado:

– Está sempre engajado

– Tem um objetivo maior na vida

– Sabe exatamente o que quer

– É determinado

– Inspira os outros

– Reconhece seus erros

– Não tem medo de dizer que não sabe de alguma coisa

O não alienado possui como característica marcante ter uma mente totalmente própria e usá-la para todos os seus objetivos.

A maior diferença entre o alienado e o não alienado é simplesmente o fato de usar a própria mente e pensar por si.

Muitas vezes o medo de se opor não deixa que pensemos de forma independente.

Uma maneira de combater a alienação é deixar o medo e a falta de coragem de lado e se esforçar para pensar de maneira construtiva, com coragem, esperança e propósitos bem definidos.

Ainda segundo Napoleon Hill, pessoas que pensam de forma apurada não se alienam, por reconhecerem e assumirem o poder da própria mente, não permitem que nada nem ninguém as influenciem.

Não se permita ser uma pessoa alienada, pense por si e terá sucesso em todos os aspectos da sua vida.

HILL, Napoleon. Mais esperto que o Diabo. Porto Alegre: CDG, 2019.