Antigamente empresas buscavam profissionais especialistas de alto nível em determinadas áreas. Pessoas que se aprofundavam em determinados assuntos. Hoje pessoas com habilidades diversificadas são mais atrativas para o mercado, principalmente levando em consideração o atual cenário econômico.

Mario Sérgio Cortella fala sobre as mudanças no mercado de trabalho nas últimas décadas. Ele aponta que houve mudanças significativas na maneira como empregados em empresas se relacionam. Antigamente o profissional depositava sua esperança na empresa, hoje é preciso traçar seu próprio caminho. Por isso é importante não se limitar e buscar novos conhecimentos, estar sempre se atualizando.

Cotella afirma que hoje em dia em importante deixar de ser “mono”, para ser “estéreo”: “aquele que é monoglota, monocultural,  monofásico, tem em última instância, uma monotomia de capacidade que é extremamente limitante”. Ele destaca que antigamente ser assim era considerado uma vantagem no mercado de trabalho. Quem se caracterizavam como “mono” era considerado especialista de alto nível. Ou seja, um profissional que que alcançou um grande desenvolvimento em uma só área de conhecimento.

Atualmente esse tipo de profissional se tornou desnecessário, pois a pluralidade se tornou mais interessante. As empresas buscam pessoas preparadas para lidar com diversas situações e dispostas a fazer sempre mais e melhor. Quem tem maior capital intelectual acaba tendo mais oportunidades, porém é importante não se acomodar, estar em constante atualização e aperfeiçoamento.

Pense nisso!

Referência: CORTELLA, Mario Sergio. MANDELLI, Pedro. Vida e carreira: equilíbrio possível?