Baby Boomers, Geração X, Geração Y ou millennials, Geração Z, M ou Alfa. Você sabe de qual destas gerações você e quem você convive fazem parte?

Neste artigo irei te ajudar a identificar as diferentes gerações, o perfil de cada uma, suas características e o impacto no comportamento, motivações e necessidades de cada indivíduo.

Sociólogos acreditam que novas gerações estão surgindo a cada 10 a 15 anos.  E cada uma possui maneiras próprias de pensar e agir, por isso não podemos generalizar  comportamentos e características de pessoas que tenham vivido em épocas distintas.

Ser adolescente nos anos 2000, por exemplo, é muito diferente de ter sido adolescente nos 1950.

Convivemos diariamente com pessoas de diferentes faixas etárias, algumas fazem parte da nossa geração outras não.  Necessitamos de interação, e precisamos compreender as diferenças entre gerações e a conviver com elas, para podermos reforçar nossas relações interpessoais.

Usando como referência o livro Life coaching em uma abordagem de três inteligências, da autora Ritah Oliveira, iremos  analisar e tentar compreender os comportamentos, percepções e objetivos de cada geração:

Geração Baby Boomers

Nascidos entre 1946 e 1960.

Nessa época houve um significativo aumento populacional, a expressão baby Boom significa explosão de bebês. Nascidos nesse período pós guerra romperam com padrões e lutaram pela paz, são pessoas mais otimistas, focados, preferem qualidade à quantidade, não são facilmente influenciados, são firmes e maduros ao tomar decisões e prezam por estabilidade. 

Geração X

Fazem parte dessa Geração, quem nasceu entre 1960 e 1980.

Essa geração é composta por filhos da Geração Baby Boomers, e pais da Geração Y.  São indivíduos que  romperam como as gerações anteriores, e tiveram condições de pensar em qualidade de vida e em liberdade nas relações e no trabalho.  São pessoas que buscam seus direitos, desejam liberdade e prezam pela individualidade sem abrir mão da convivência em grupo. Nesse período, o desenvolvimento de tecnologias de comunicação contribuíram para ajudar essas pessoas a equilibrarem a vida pessoal e o trabalho. Porém algumas crises, como a onda de desemprego na década de 1980,  os influenciaram a serem superprotetores e céticos.

Geração Y

Período: 1980 – 2000

Conhecidos também como Geração Millennials ou  Geração  da Internet, são indivíduos multitarefa,  gostam de agilidade, constantemente conectados estão sempre a procura de novos desafios, são considerados distraídos, aparentam ser desatenciosos,  emocionalmente inseguros buscam por reconhecimento, tem muitas opiniões e elas costumam mudar. Diferente das outras gerações,cresceram com acesso a computadores, internet e uma educação moderna. Os Millennials são impacientes, possuem fortes valores morais e querem mudar o mundo  para melhor.

Geração Z

Essa nova geração não é formada pelos filhos da Geração Y.  Ela é composta por pessoas que valorizam a comunicação e que estão cada vez mais preocupadas com a conectividade com os demais indivíduos, para isso usufruem  constantemente  de dispositivos móveis.

Eles tem música, games, TV, jornal na palma da mão. Os meios de comunicação e entretenimento se convergem em um único aparelho, podendo ser acessados em tempo real, mesmo em deslocamento. Essa convergência interfere diretamente no comportamento de integrantes dessa geração, que tem acesso rápido e  muito fácil a informação. Porém é necessário saber filtrar e usar as informações de maneira inteligente. E importante destacar também que  a exposição a um grande número de atividades realizadas simultaneamente pode acabar gerando pessoas dispersas e ansiosas.

Quem faz parte da Geração Z não conheceu o mundo sem celular. O “Z” vêm de zapear, que é o que pessoas dessa geração sabem fazer de melhor, explorar diversos meios simultaneamente. Dizem que essa Geração é mais conectada e consumista do que a Geração Y.

Além das tradicionais gerações, Baby Boomers, Geração X,Y e Z, Oliveira (2013) aborda a existência de outras duas Gerações a M e a Alfa:

Geração M 

Período  –  Novíssimo

Formada por indivíduos cada vez mais interessados e mobilizados em criar conteúdos multimídia, em interagir de maneira rápida e múltipla. São multitarefa e estão em contrastante movimento, construindo questões de maneira independente, focando em conteúdo pessoal.

Geração Alfa (ou Alpha Generation) 

Suas características ainda não foram bem definidas. Fazem parte dessa geração pessoas que nasceram a partir de 2010, em um mundo conectado em rede. Podem ser filhos da Geração Y e da Z.

Depois de conhecermos um pouco sobre as características predominantes de cada geração, percebemos que se faz necessário a interação entre cada uma, para que haja um equilíbrio a partir da colaboração e contribuição de todos.

Aprendemos  uns com os outros  e devemos ensinar as gerações futuras. É importante tentar entender as motivações, comportamento e perfis das outras gerações, para evitar conflitos e poder extrair o melhor de cada pessoa que nos cercam.

Referência:

Oliveira, Ritah de kássia Marcesz. Life coaching em uma abordagem de três inteligências. 1 ed, Rio de Janeiro, Qualitymark editora, 2013.