Você costuma utilizar metáforas? Diz coisas, como:

– Estou em um beco sem saída

– Estou carregando o mundo nos ombros

– Minha cabeça parece que vai explodir

– A vida é um jogo

Metáforas são classificadas por Tony Robbins (2018), como “uma maneira rápida de dizer muita coisa”.

As metáforas são utilizadas para ajudar a descrever sentimentos, maneiras como as pessoas encaram situações. Elas são carregadas de convicções.

No livro Mensagens de um amigo (2018), Tony Robbins reforça que: ” quando você opta por uma metáfora para descrever sua vida ou situação, também opta pelas convicções que a projetam”. Por isso é importante compreender que se deve ter cuidado com a maneira como você  descreve  seu mundo, não só para os outros como para si mesmo.

A maneira como enxergamos a vida e utilizamos as metáforas fazem a diferença. Tony Robbins (2018), utiliza como exemplo o ator Martin Sheen e sua esposa, Janet.

Após passar por dificuldades e sofrer um infarto durante a filmagem de um filme, Martin mudou a maneira de encarar a vida. Deixou de temê-la e passou a considerar como um desafio fascinante, adotando assim uma nova metáfora ” A vida é um mistério”.

Para ajudá-lo a passar por esse momento, sua esposa, Janet utilizou uma metáfora, dizendo que o que ele estava passando era “apenas um filme”!  Com isso ela quis dizer que ele não morreria, que como nos filmes poderia escolher como iria terminar. Essa metáfora deu forças para o ator, que encarou melhor a situação pela qual estava passando e começou a se recuperar.

Depois de entendermos como a maneira de encarar o mundo faz a diferença em nossas vidas, te pergunto, como você descreve seu mundo?  Reflita!

Referência:

ROBBINS, Tony. Mensagens de um amigo: um guia rápido e simples para você assumir o comando da sua vida. 5ª ed – Best Seller, 2018.