Como se candidatar a um emprego e causar uma boa impressão nos gestores da empresa na qual você deseja trabalhar?

Em um mercado em crise, essa é uma pergunta bastante relevante para todos aqueles que não querem apenas “um cargo”, mas que têm como objetivo o próprio desenvolvimento profissional e podem agregar valor a grandes organizações.

Seja para o primeiro emprego ou para uma mudança na sua carreira, as três dicas que listei abaixo são o diferencial que você procura para se destacar. Confira!

1. Saiba como se candidatar a um emprego

A primeira dica sobre como se candidatar a um emprego, descrita por Hill (2018) em Quem Pensa Enriquece: O Legado”, está relacionada à forma como você chega até o seu futuro empregador.

Com a internet, as empresas mudaram totalmente a maneira como iniciam seus processos seletivos e recrutam novos colaboradores.

Sendo assim, muitos leitores podem pensar que as orientações dadas pelo autor são ultrapassadas ou óbvias demais.

Mas, o que muitos não sabem é que essas informações são fruto de muitos anos de experiência e destinada a profissionais que realmente desejam se destacar no mercado de trabalho.

Portanto, se você quer ter um futuro brilhante e cheio de sucesso, é só pegar o papel e a caneta para anotar algumas das formas mais eficazes de se candidatar a um emprego!  

Agências de emprego

Como enfatiza o autor, a busca por uma agência de emprego é uma decisão séria e que exige um cuidado especial.

Ao entrar em contato com uma, verifique se ela gera resultados satisfatórios para quem a contrata e se ela realmente pode atender ao seu objetivo, oferecendo vagas que estejam alinhadas ao nível e à posição que você procura.

Anúncios em jornais e revistas

Por mais que não seja uma prática muito comum hoje em dia, os anúncios, se bem elaborados e publicados em veículos adequados, podem aproximá-lo da posição que você deseja.

Se for essa a sua escolha, você deve estar preparado para investir tempo e dinheiro nessa opção, uma vez que a publicidade não exige apenas um anúncio bem redigido e atrativo, mas também uma aparição recorrente para que ela chegue até o público e gere os resultados esperados.

Cartas pessoais de candidatura

Essa abordagem, segundo Hill, pode ser muito bem-sucedida se você souber aplicá-la bem em seus planos.

Uma carta pessoal de candidatura deve acompanhar e complementar seu currículo de forma a mostrar como a sua experiência e suas qualificações podem ser um diferencial para a vaga ofertada.

Por isso, normalmente, esse modelo de candidatura é aconselhado para quem busca por uma carreira específica e sabe exatamente onde quer chegar.

Candidatar-se pessoalmente

Por que não solicitar uma entrevista e se candidatar pessoalmente para o cargo que você almeja?

Ao se colocar frente a frente com o seu futuro empregador, você mostra com ainda mais força que sabe onde deseja chegar e o que pode oferecer para o desenvolvimento daquela empresa.

Porém, é importante lembrar que você deve se manter confiante e causar uma boa impressão ao longo de toda a entrevista. Do contrário, os gestores podem pensar que você está ali apenas para fazê-los perder tempo.

Candidatura por indicação

Esta é uma prática muito comum e inteligente caso você tenha conhecidos que possam oferecer uma indicação para a empresa em que deseja trabalhar.

Se um colaborador ou uma pessoa próxima ao gestor da organização puder falar sobre suas experiências e qualidades, você terá uma vantagem em relação a outros candidatos.

2. Prepare o seu currículo com atenção

A preparação de um currículo deve ser feita com muito cuidado e, como enfatiza Hill, em alguns casos pode exigir, inclusive, a consultoria de um especialista na área.

Afinal, o currículo é a primeira impressão que o empregador tem a seu respeito e ele pode abrir uma vantagem muito grande para a sua entrevista.

Abaixo, listamos algumas das informações que o autor destaca como primordiais para a elaboração de um currículo que realmente faça você se destacar. Veja:

  • Educação: sem exageros e com objetividade, informe qual é o seu nível de escolaridade e suas especializações.
  • Experiência: se você já possui uma experiência na área, é importante que você a descreva e disponibilize o contato de ex-empregadores que podem confirmar a informação.
  • Referências: o seu histórico em outras empresas e em escolas diz muito sobre você. Portanto, Hill aconselha a anexar cartas de gestores e ex-professores que sejam de sua confiança e consigam transmitir as suas qualidades.
  • Fotografia: mesmo não sendo uma prática comum atualmente, uma fotografia profissional pode causar uma boa impressão nos empregadores.
  • Solicitação de uma posição específica: candidate-se à vaga que você deseja e não apenas a “um emprego”.
  • Qualificações para o cargo: informe todas as qualificações que você tem para ocupar o cargo que deseja. Esses são os diferenciais que podem fazer com que você se destaque mais que os outros.
  • Candidatura para um trabalho em caráter experimental: essa opção pode parecer muito radical à princípio, mas como afirma Hill: “se você tem certeza de suas qualificações, um teste é tudo que precisa”.
  • Conhecimento da empresa: antes de enviar seu currículo, reserve um tempo para pesquisar sobre a empresa e conhecê-la melhor. Isso mostrará que você realmente tem interesse naquele cargo e afinidade com os valores da organização.

Lembre-se: o currículo é a sua primeira forma de apresentação para a empresa. Sendo assim, além de conter as informações listadas acima, ele também deve ter uma aparência que reflita a sua organização e responsabilidade.

3. Conquiste o cargo que você deseja

Para conquistar a posição que você deseja em uma empresa, Hill afirma que, antes de tudo, é preciso decidir exatamente qual é o emprego almejado e para qual organização se deseja trabalhar.

Esses são os primeiros passos para fazer, inclusive, uma análise de seu perfil profissional, levando em consideração os seus talentos e capacidades, e estudar o que a empresa pode oferecer para o seu desenvolvimento.

É esse planejamento inicial que fará com que você foque no que tem a oferecer e não só na existência ou não de uma vaga.

Ao elaborar o seu plano de candidatura e colocá-lo no papel, você deve apresentá-lo à pessoa certa, que conseguirá enxergar seus valores, ideias e qualidades.

Mesmo que não exista uma vaga aberta naquele exato momento, você terá uma vantagem quando a oportunidade adequada aparecer.

Ou seja, os caminhos podem e devem ser abertos por você. Basta manter a autoconfiança, a concentração em seus objetivos e a determinação para alcançar o seu propósito.

Gostou das minhas dicas sobre como se candidatar a um emprego? Então confira também o meu artigo sobre a importância da elaboração de um plano de carreira para o seu sucesso profissional!

Referência:

HILL, Napoleon. Quem Pensa Enriquece: O Legado. Porto Alegre: CDG Edições e Publicações, 2018.