Ao longo da vida, é normal nos questionarmos se vale a pena insistir nos nossos sonhos e como manter a persistência para alcançar os objetivos que traçamos para o futuro.

Afinal, é a persistência que transforma nossos desejos em realidade e, para que ela exista, nós precisamos de força de vontade para conquistar tudo o que queremos.

Mas, mesmo sabendo disso, muitas pessoas têm dificuldade de perseguir seus propósitos e acabam desistindo diante do primeiro obstáculo que se coloca em seus caminhos.

Os desafios sempre irão existir e são eles que definem quem obtém sucesso na vida e quem encara o fracasso.

Por isso, preparei este artigo para convidar você a refletir sobre sua capacidade de ser resiliente e a enxergar como manter a persistência é um ato importante para o alcance dos seus sonhos e objetivos. Confira!

Você se considera uma pessoa persistente?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de conhecer as principais dicas sobre como manter a persistência mesmo em dias difíceis.

Isso porque, segundo Hill (2018), a falta de persistência é uma das principais causas para nossas derrotas temporárias e uma fraqueza comum a grande parte das pessoas.

Mas a boa notícia é que o domínio dessa fraqueza só depende do nosso esforço e da intensidade do nosso desejo por alcançar nossos objetivos.

De acordo com o autor, o desejo é, inclusive, o ponto de partida para novas conquistas. Portanto, se ele for fraco, nossos resultados também serão.

No entanto, se tivermos um objetivo forte baseado em um desejo intenso, nossa persistência será alimentada por ele e teremos facilidade para vencer os obstáculos do caminho.

Então, pare para refletir por alguns minutos: você é realmente uma pessoa persistente? Até onde você continua lutando pelos seus sonhos?

Se você descobrir que a persistência não é uma força na sua vida agora, há formas de trabalhar esse lado para que ele gere melhores resultados no futuro.

A principal delas é por meio da cooperação encontrada em seu grupo de MasterMind. Afinal, as pessoas que estão em harmonia com o seu propósito são as mais preparadas para ajudá-lo no desenvolvimento da sua persistência.

A segunda grande dica é se afastar da “inércia mental” e cultivar o hábito de persistir a cada derrota.

Hill afirma que ninguém desfruta de nenhuma conquista sem passar por desafios que medem seus esforços para chegar onde quer.

Quem não passa no “teste da persistência”, fracassa. Ao contrário, quem consegue ser aprovado, não só alcança os próprios objetivos, como também ganha o conhecimento importante de que toda derrota traz em si uma vantagem que ajuda a vencer a próxima etapa.  

Como manter a persistência em uma trajetória de altos e baixos?

O autor destaca que os indivíduos que cultivam a persistência não interpretam as derrotas como algo mais que temporário, porque eles sabem exatamente onde querem chegar.

Portanto, eles continuam insistindo e buscando meios de atingir seus objetivos. Essa é a minoria que consegue alcançar o sucesso em tudo que faz.

Para exemplificar o que quer dizer, Hill conta, em seu livro Quem Pensa Enriquece: O Legado”, como suas próprias derrotas foram essenciais para que ele criasse o hábito de persistir.

Ao longo de sua vida, o autor mudou algumas vezes de emprego e de área de atuação, sempre se arriscando em busca de novas trajetórias que o levassem ao sucesso que tanto buscava.

Porém, a cada nova mudança, ele sempre se deparava com desafios que o levavam ao desânimo: problemas financeiros, crises econômicas e familiares que o incentivavam a desistir foram alguns deles.

Mas, a cada novo obstáculo e derrota, Hill se erguia e encarava uma nova oportunidade de fazer o seu trabalho valer a pena e gerar bons frutos para si mesmo e os que amava.

Com isso, ele aprendeu algumas lições essenciais, que listarei a seguir, como as causas que nos ajudam a desenvolver a persistência e a importância de afastar o medo da crítica.

O “inventário da persistência”

Segundo o autor, a persistência é um estado mental e, exatamente por isso, ela é baseada em causas definidas que nos levam a desenvolvê-la. São elas:

  • a definição de um objetivo forte, que direcione nossos caminhos e nos ajude a superar nossas dificuldades;
  • a intensidade do desejo que alimenta a persistência e nos leva a buscar o nosso propósito na vida;
  • a autoconfiança, que nos faz acreditar em nossa própria capacidade de seguir nossos planos;
  • a definição de planos que nos ajudem a enxergar onde queremos chegar e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos;
  • a obtenção de um conhecimento especializado, baseado em experiências e na observação, para tornar nossos planos mais sólidos;
  • a cooperação e simpatia de pessoas que estejam alinhadas ao nosso propósito e possam nos auxiliar no desenvolvimento da persistência;
  • a força de vontade para se concentrar nos planos definidos e no alcance do objetivo;
  • e, por fim, a construção do hábito da persistência, que nos permite aprender diariamente com as nossas experiências e afasta o medo do fracasso a cada obstáculo que aparece nos nossos caminhos.

A partir dessas causas, pare para refletir e fazer um inventário que determine o que você tem atualmente e o que lhe falta para se tornar uma pessoa persistente.

Esse simples passo pode levá-lo a uma jornada de autoconhecimento que o ajudará a encarar os maiores inimigos que se colocam entre você e o seu sucesso.

Entre eles estão a falta de um objetivo claro, a procrastinação, a falta de interesse em adquirir conhecimento especializado, a indecisão, a fraqueza do desejo, a disposição para desistir e, principalmente, o medo da crítica.

O medo da crítica

O medo da crítica é um dos seis medos básicos da humanidade e um dos principais obstáculos para a criação do hábito da persistência.

São muitas as pessoas que se deixam influenciar pela opinião alheia porque temem as críticas que podem ser feitas às suas escolhas.

Sendo assim, elas simplesmente preferem desistir a tentar algo novo porque podem ouvir, de parentes e amigos, que estão erradas ou que irão fracassar.

Porém, muito antes de escutar qualquer coisa de terceiros, nós mesmos nos questionamos sobre o que estamos fazendo e sobre o que as pessoas podem falar de nossos objetivos.

Nós mesmos criamos barreiras para nossos planos muito antes de eles saírem do papel. É por conta disso que Hill afirma que a maioria das ideias já nasce morta.

Por isso, antes mesmo de pensar em começar a traçar um novo objetivo, você deve eliminar o medo da crítica. Esse é o primeiro passo para criar o hábito de persistir.

Só a partir dele é possível vencer todos os obstáculos internos e externos que se colocarem entre você e a sua realização. E então, você está pronto para começar a agir e persistir?

Se você gostou das dicas sobre como manter a persistência para atingir seus objetivos, vai se interessar também pelo meu artigo sobre a importância da capacidade de decisão para o alcance do sucesso. Confira!

Referência:

HILL, Napoleon. Quem Pensa Enriquece: O Legado. Porto Alegre: CDG Edições e Publicações, 2018.