Você consegue controlar seus desejos?

O autocontrole é  um princípio fundamental.  Segundo  Hill (2019), “a pessoa que não domina a si mesma jamais poderá ser líder de outras”.

Para adquirir o autocontrole é necessário dominar os desejos naturais, como o desejo por comida, por exemplo.

Desejo por sexo e desejo de expressar opiniões imprecisas também são naturais. Mas se você não tiver autodomínio sobre os desejos, eles podem se tornar vícios.

Comer de maneira inapropriada pode causar dores de cabeça, e pior ainda, doenças.  Por isso é importante se alimentar bem, ingerindo quantidades adequadas e fazendo combinações corretas de alimentos.

A falta de controle em relação ao sexo pode ser tão perigoso quanto o hábito de consumir bebidas e drogas. Napoleon Hill considera que “esses hábitos levam ao controle hipnótico mediante a alienação”.

Hill, acrescenta ainda que “o sexo deve ser entendido e dominado, transmutado em atividades construtivas.” Isso porque, se controlada, a emoção do sexo oferece benefícios.

E por fim, o que a expressão de opiniões imprecisas tem a ver com autodisciplina?

Esse é um dos hábitos mais destrutivos. Assim como o desejo por sexo, pode levar o indivíduo a sucumbir ao ritmo hipnótico, gerando alienação.

Exibir opiniões não solicitadas está relacionado a vaidade e ao egocentrismo. E geralmente quem insiste em falar muito dificilmente consegue aprender ouvindo os outros.

É comum presenciarmos pessoas tentando impor seus discursos.  A seção de comentários presentes em muitos sites de notícias e em redes sociais, são alguns exemplos.

Hill (2019), descreve os hábitos como sendo contagiosos. Pois segundo ele, todo hábito atrai um conjunto relacionado de outros hábitos.

E como falamos aqui, hábitos em excesso se tornam prejudiciais. Por isso é importante resistir as tentações, ter controle sobre os desejos, e isso você só consegue por meio da autodisciplina.

 

Referência:

HILL, Napoleon. Mais esperto que o Diabo. Porto Alegre: CDG, 2019.